segunda-feira, 27 de novembro de 2023

* * * * * * * * 6ª Caminhada da Época 2023/2024 * * * * * * * * * ______________ Aniversário Explosivo ______________ * * * * * * * * * * Barcarena, 22 de Novembro 2023 * * * * * * * * *

 



Álbuns de Fotos:
Data do Encontro: 22 de Novembro de 2023
Local: Freguesia de Barcarena
Caminhantes (34): Acilina Caneco, Ana Bela Fernandes, António Palma, António Pedro, Carlos Evangelista, Clara Maia, Cristina Umbelino, Dores Alves, Gilberto Santos, Guilherme Sousa, Ilda Poças, João Duarte, João Figueiredo, José Clara, José Luís Iglésias, José Maria Alberto, Júlia Costa, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Luísa Gonçalves, Lurdes Barbosa, Manuel Barbosa, Margarida Lopes, Maria da Luz Fialho, Maria do Céu, Maria do Céu Fialho, Pedro Osório, Preciosa Bernardo, Raúl Almeida, Rosário Mendes, Samuel Coias, Teresa Palma Duarte, Teresa Santos, Vítor Gonçalves.
Só Almoço: Manuel Pedro.
Próxima caminhada organiza: Virgílio Vargas dia 6 de dezembro 2023
Reportagem:
Ligeiramente atrasados, demos início à nossa caminhada de 9km, com características meio rurais, meio urbanas, pois desenrolou-se entre campos da freguesia, passando por zonas urbanas à volta de Leceia e da Fábrica da Pólvora de Barcarena.

De regresso à Fábrica, a nossa amiga Júlia tropeçou num batente de ferro do portão de entrada e caiu desamparada. Foi prontamente socorrida pelo 112, que por precaução a levou ao Hospital S. Francisco Xavier, para exames médicos e suturação da ferida.

À nossa amiga desejamos rápidas melhoras, e lamentamos que não tenha estado connosco no resto do programa, bem como a nossa amiga Clara Maia, que a acompanhou ao hospital.

Seguiu-se o almoço do Restaurante “Pólvora Negra, Cantina Atlântica”, agradável e servido com simpatia.
Durante o almoço, o nosso companheiro António Palma mimou-nos a todos com a oferta de um pin/íman alusivo ao aniversário, e pessoalmente a mim – a escriba -, com um quadro de sua autoria alusivo à ascensão ao Kilimanjaro, que a caminhadeira M. do Céu – ainda a escriba - se propõe fazer em breve (olha a responsabilidade se não conseguir a façanha).

A visita às instalações da Fábrica e a sua história contada de maneira cativante pela Sra. Lisete foi do agrado geral.

Retornados ao restaurante para o tradicional chá, foi então que a caminhada, anunciada no título como explosiva, mas até aí pacata e silenciosa, explodiu de facto na forma de três garrafas de espumante a detonar finalmente a prometida explosão.

Depois, foi cortar o bolo, beber o espumante, cantar os parabéns e o hino dos Caminhadeiros e sobretudo celebrar o 16º aniversário da fundação em alegre cavaqueira (se me é permitida a imagem).

Rumo aos de 17 anos de caminhadas, com saúde, paz e alegria.

Os meus agradecimentos à Fábrica da Pólvora, pela visita guiada, e ao Sr. Antero, pela paciência em me aturar.

A todos os caminhadeiros, obrigada pela companhia.

MC

5 comentários:

DoCeu disse...

Nós é que agradecemos à escriba a sua (incansável) companhia, bem como a já conhecida capacidade de organização, que, quase em cima da hora, nos proporcionou uma jornada tão agradável.
E agora vou ser careta: se há Caminhadeiros / as a quem as visitas guiadas não interessam, vão lá para fora, conviver uns com os outros!
Agora ficar lá dentro bichanando (?!) a meia voz, não tomando atenção nem deixando tomar, acho duma indelicadeza que nem vou adjectivar.
E de tirar o som aos telemóveis, também não viria mal a ninguém.
Disse

M.Luz disse...

Obrigada, Céu (Esteves, para não haver confusão)!
Para quem não tenha ouvido, pelo esforço permanente de apoiar todos os grupinhos em que o pelotão inicial se dividiu, recebeu o merecido apelido de "salta-pocinhas qualificado"!

Foi uma óptima caminhada, um almoço simpático e uma visita muito interessante à F.P.F.A.
Depois de ter dado voltas e mais voltas tentando decifrar a sigla, fui encontrá-la num dos vários documentos que consultei - Fábrica de Pólvora Físicas e Artifícios (baptismo dado pelo Estado Novo).

Até Montemor!

Raul Almeida disse...

Muito obrigada à organizadora. Gostei muito. Parabéns ao grupo pelo aniversario.
Tive pena da Clara e da Júlia porque me tinham ditam que estavam ansiosas para Visitar a Fábrica da Polvora.
Beijinhos.

Vit.Gonçalves disse...

Venho a comentar para apresentar os meus 5 obrigados:
- À Céu, que do nada inventou uma agradável "Jornada Caminhadeira" que cumpriu completamente o fim para o qual foi criada.
- Ao Tó Palma que nos presenteou com um PIN.
- À Clara Maia que da "Jornada Caminhadeira" só viu o portão de entrada da F.P.F.A., uma vez que antes do almoço seguiu para o São Francisco Xavier com a lesionada Júlia, que felizmente já recuperou, .
- Ao Luís Fernandes que teve todo o trabalho na publicação desta reportagem.
- A todos os que estiveram presentes na comemoração de mais um aniversário de "Os Caminhadeiros"

Saudações Caminhadeiras

CEF disse...

Viva o 27 de Novembro
Parabéns a quem teve a iniciativa, e a todos que têm contribuído para aqui termos chegado.
Abraço
eu