terça-feira, 28 de novembro de 2017

* * * * 1ª Caminhada Extraordinária da Época 2017 / 2018 * * * * ______ 10º Aniversário do Grupo "Os Caminhadeiros"______ _________Vimeiro . Dias 25 e 26 de Novembro __________




Álbuns de Fotografias 
Ceu Fialho
Luis Martins
Acilina Couto
Dores Alves
Ilda Poças
Carlos Evangelista
Data do Evento: 25 de Novembro
Local: Praia do Porto Novo (Vimeiro)
Percurso: Trilhos da Praia do Porto Novo
Caminhantes: (62) Acilina Caneco; Ana Bela Fernandes; Ana Cristina Umbelino; Ana Leão; António Clemente; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Céu Fialho; Cidália Marta; Clara Maia; Cristina Archer; Dores Alves; Estela Garcia; Fátima Libânio; Fortunato Sousa; Francisco Pires; Gilberto Santos; Graça Sena; Hélia Jorge; Ilda Poças; Irene Afonso; João Duarte; João Figueiredo; João Vargas; Josefa Carrasco; Kinita de Sousa;Lídia Albuquerque; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Lurdes Barbosa; Lurdes Clara; Manuel Barbosa; Manuel Flôxo; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Graça; Margarida Lopes; Margarida Serôdio; Maria do Céu; Maria do Céu Fialho; Maria da Luz Fialho; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Rogério Matias; Rosa Silva; Rui Afonso; Rui Graça; Samuel Coias; São Corga; Teresa Palma; Teresa Santos; Tina Evangelista; Virgílio Vargas; Vítor Gonçalves; Zé Clara.
Só ao Almoço e Jantar: (11) Amilcar Queiróz; António Miranda; António Palma; António Pires; Fernando Couto; Gabriela Bentes; Helena Gago; Helena Meleiro; Juan Ambrósio; Teresa Alves; Tomáz Passanha;
Só ao Jantar: (1) Angelina Martins
Só na Sessão de Comemoração: Luís Santos; Zélia Santos.
Organizadores: Ana Cristina Umbelino; Fortunato de Sousa / Luís Fernandes / Margarida Lopes / Vítor Gonçalves.
Local do Evento: Hotel Golf Mar (Vimeiro)
Próxima Caminhada: 13/12/2017 (Organiza: Carlos Penedo / Josefa Carrasco / Rogério Matias)
Reportagem:
Há 10 anos eram 7 maduros, acabadinhos de se reformar da IBM, que decidiram juntar-se para caminhar de quinze em quinze dias. Caminhavam e deleitavam-se com altas comezainas em pequenas tascas que iam descobrindo por este Portugal fora.
            Na senda do Zeca, do "traz outro amigo também", a pouco e pouco outros se foram juntando a este grupo que a todos acolhe de coração aberto. Hoje já passaram por aqui mais de 200 pessoas.
            Os Caminhadeiros têm uma organização que muitas empresas invejariam e que fazem de cada encontro um momento memorável.
            O Vimeiro foi o local escolhido para a comemoração dos 10 anos do grupo.
O dia está bom para caminhar. Somos 75 ao todo mas nem todos caminham.
Entre rescaldos de gripe e dobradiças enferrujadas temos algumas baixas.
            A média etária do grupo deve rondar os 65 no cartão de cidadão e uns 20 no corpo, na mente e na alma.
            Os caminhadeiros vão chegando ao Parque do Porto Novo. Abraços efusivos da alegria do reencontro, o pessoal vai-se equipando cada com o seu próprio estilo, uns medalhados qual general, outros com bandeirinhas, boinas, chapéus de fita, gorros,
Com a dificuldade do costume, o Comandante Vitor Gonçalves dá as instruções por megafone e tenta alinhar o pessoal para a fotografia da praxe, é que este pessoal é irrequieto e tem sangue na guelra. Ao fim de algum tempo lá se consegue e iniciamos a nossa caminhada.
            O percurso desta vez é curto, cerca de 7 km, mas com algum declive que atenuamos com os bastões. Como sempre uns acham fácil de mais outros ofegam ao cimo da colina.
            De vez em quando uma chuvinha de molha tolos que não desencoraja este pessoal. Como diz o hino dos Caminhadeiros " faça chuva ou faça Sol pouco interessa" e as hortas que vamos vendo no caminho precisam ser regadas. Há os mais prevenidos, com guarda-chuvas e capas ate aos pés, e há os mais afoitos que caminham de t-shirt e cabeça a descoberto.
            No caminho vamos alternando os companheiros, ora agora mais à frente ora agora mais atrás, vamos conversando, aqui de viagens, alí do último livro do António Damásio.
            Depois da caminhada temos um almoço buffet no Hotel Golf Mar onde estamos hospedados.
Esta invenção do buffett é tramada, dá sempre aso a excessos com a desculpa do "só vou tirar um bocadinho de cada coisa".
"Oh pessoal comam pouco que o jantar é que é a serio" avisa o comandante Vitor. Vai la vai, comemos agora e comemos depois. Ai ai, onde já vão as calorias gastas na caminhada...
Mas não faz mal, os amigos Floxo e Carlos Penedo têm o remédio para todos os males e excessos: as suas aguardentes de bagaço, alfarroba e figo, fabrico caseiro dos próprios, dissolvem todas as gorduras e matam qualquer micróbio.
Verdade, verdadinha e se não acreditam olhem só para o Flôxo que sendo o mais senior e já octogenário mantem-se fino e rijo. É caso para dizer que  foi envelhecido em cascos de carvalho.
O androceu junta-se como abelhas à volta do mel. Há quem não se atreva a beber, cheiram apenas  aproveitando o efeito clorofórmio.
            Às 17h30 começa a grande cerimónia de comemoração dos 10 anos, com o discurso sempre efusivo, genuíno e emocionado do Comandante Balão.
            Conta um pouco a história dos Caminhadeiros. A criação do blog, do hino, com letra da autoria do próprio e música da marcha alfacinha „Lá vai Lisboa“, a criação do caminhadeiro solidário, os uniformes os prémios, ... a díficil decisão de suspender a entrada de novos elementos para o grupo. "O grupo não seria o mesmo sem a riqueza que cada um dos elementos trouxe ao longo destes 10 anos" afirma. E pede uma salva de palmas para o saudoso caminhadeiro Carlos Sales.
            O Carlos Evangelista é o próximo orador. Depois de revelar que está completamente "apanhadinho" pelo grupo apresenta o seu magnífico trabalho, paineis com a evolução do grupo ano a ano, ao longo dos 10 anos. Dos 7 aos mais de 200, todas as fotos em espirais, as entradas ano a ano, num trabalho que tem tanto de exaustivo como de belo.
            A  Acilina, a Odete e a Cidalia preparam-se para fazer uma demonstração de zumba e pedem que as acompanhemos. E o pessoal não se faz rogado, salta dos seus lugares e lá se vai sacudindo e tentando a custo seguir as colegas e uma aula à nossa frente.
            O Luis e a Lina Martins presenteiam-nos com uma excelente súmula das "Aldeias, Vilas e Locais que visitámos e ficarão na nossa memória". 10 anos de passeios maravilhosamente documentados pelas artes fotográficas do Luis Martins.
            E agora, Silêncio que se vai cantar o fado! A Graça Sena já está em cena a cantar-nos um fado da sua autoria adaptado do fado Zé Cacilheiro. Vem de xaile e rosa ao peito, pois claro, e é acompanhada à guitarra pelo Rui  Afonso.
            Seguem-se momentos de poesia acompanhados com a guitarra do Rui.
            A Cidália e a Odete, que já deixaram as vestes do zumba e estão vestidas a rigor dizem um poema da sua autoria em homenagem aos Caminhadeiros.
            A Ilda Poças traz-nos 3 poesias e um cheirinho a África com imagem e batuques como pano de fundo.           
            Continuando no toque multicultural, o Octávio Firme traz-nos Frederico Garcia Lorca.
            É a vez do Rui mostrar  o seu solo de guitarra e repetir o fantástico "Verdes Anos" do Carlos Paredes.
            E agora um momento um pouco mais esóterico. A astróloga, numerologista e poetisa Kinita de Sousa vem nos falar do futuro dos Caminhadeiros. Kinita de Sousa começa por referir que este grupo tem a influência de Sagitário, do número 2, e do Porco, o seu signo chinês. Para os menos familiarizados com estes temas vai adiantando que podemos ficar descansados e que se prevê um futuro auspicioso para este grupo e que mais 10 anos de sucesso virão.
Kinita termina com uma exposição absolutamente brilhante e detalhada do maior drama feminino de todos os tempos, um trauma de infância, que poderíamos intitular de "O problema da posição" ou "o dever de não sentar". Consegue com esta explicação uma gargalhada sonora e unânime mas é caso para dizer: não se brinca com coisas sérias.
            Mais um momento musical com a Irene a cantar, "nas horas", o "Fado das Horas" acompanhada à guitarra pelo Rui e pelo Lucio Libanio.
            "Anos irrepetíveis" é a apresentação seguinte, uma súmula com humor dos principais acontecimentos dos últimos 10 anos, um trabalho da autoria do Rogério e da Fátima e Lucio Libanio.
            O António Palma com a sua habitual criatividade cria o momento seguinte, um troféu dos 10 anos dos Caminhadeiros que é entregue aos Organizadores Mor, ou os nossos 3 mosqueteiros, Vitor, Balão e Luis. Também lhes são oferecidas canecas com o mesmo logo e umas t-shirts a incitar à dieta.
O Comandante Vítor faz o discurso de encerramento, agradecendo a preciosa colaboração da Ana Cristina Umbelino e da Margarida Lopes na organização deste evento e a todos os que durante estes 10 anos de actividade, se destacaram por obras valorosas prestadas ao grupo Os Caminhadeiros.
            A sessão acaba em apoteose com o grupo de cantares alentejanos da prata da casa e seguimos para o cocktail no bar .
            O jantar de gala, faz-se ao som do saxofone de Ricardo Branco num reportório e execução irrepreensíveis.
              De referir que ao jantar a Maria do Céu Esteves ofereceu a cada Caminhadeira um anjinho feito com material reciclado, para colocar na árvore de Natal.
            O Fernando Couto e a Acilina abrem as hostilidades iniciando o baile o que leva o Saxofonista a sair do seu lugar e encorajá-los. Depois a pouco e pouco, um pouco por todo o lado os pares rodopiam.           
            No final e para agitar as àguas o Ricardo Branco dá-nos uma versão em saxe do "El Passito" o que põe a malta ao rubro.
            No final da actuação as "Meninas do Oeste" rodeiam o saxofonista numa excitação que nos lembra as fãs dos Beatles.
            A festa termina com o cantar os parabéns numa versão alentejana muito própria, o cantar do  hino, o bolo de aniversário, o brindar com champagne e um agradecimento mais do que merecido aos nossos Organizadores Mor.
            Apetece lembrar a frase da canção do Rui Veloso:
            "Muito mais é o que nos une que aquilo que nos separa"
            Com este espírito e este talento ficamos com a certeza que a astróloga Kinita tinha razão, os próximos 10 anos serão tão bons ou melhor que os que já passámos!
Saudações Caminhadeiras em passada de sucesso esfuziante,

Helia Jorge

12 comentários:

António Dores Alves disse...

Depois desta excelente e concisa reportagem da Hélia, quem não lá esteve é como se lá tivesse estado.
Comemoração à altura dos pergaminhos caminhadeiros quer em variedade quer em qualidade.
Parabéns aos organizadores e a todos os intervenientes neste evento que nos foi muito querido.
Obrigado aos caminhadeiros Fernandes, Fortunato e Victor por uma década de dedicação a esta nobre causa.
Abraços.

DoCeu disse...

Extraordinária reportagem, que documenta bem os bons momentos vividos no Vimeiro. Venham mais dez!
Obrigado Hélia, obrigado Mores e meninas do oeste - as comemorações estiveram à altura do grupo!
Beijos e até dia 13

Maria do Céu disse...

Parabéns aos organizadores pelo excelente programa da comemoração dos 10 anos de caminhadas. Venham mais 10, para continuar e depois pedimos mais 10.
Os anjinhos foram feitos pelo CAO da Cercioeiras e foram dados com todo o prazer.
A reportagem da Hélia está um mimo.

Bjs e obrigada

Maria do Céu disse...

E faltou referir o trabalho fantástico do Carlos Evangelista.
E como ele diz assim que lhe metem o "bichinho" aquela cabeça não pára. Obrigada.

HELIA disse...

Ceu, o trabalho do Carlos Evangelista está referido!

Acilina disse...

Magnífica organização!
Magnífica reportagem!
Magnífico fim de semana!
Magnífico grupo!

Maria do Céu disse...

Sim Helia, o meu comentário foi porque eu não o referi no meu comentário inicial. Mea culpa!! De resto a tua reportagem é top.

mreis disse...

Foi tudo bom, a placa de contestatário está suspensa.
Mas...não me deixaram falar. E que é eu queria dizer?
Obrigado Victor, Luís e sobretudo Fortunato por estes dez anos de convívio saudável.

Lurdes Barbosa disse...

Faço minhas as palavras da Hélia! Não há mais nada a dizer...e venham mais dez!!!
Parabéns e Obrigada à Hélia pela Espetacular reportagem!
Parabéns e Obrigada aos organizadores Balão, Luis Fernandes e Vitor, pelo excelente fim-de-semana que nos proporcionaram!
Parabéns e Obrigada a todos os fotografos pela excelente reportagem fotografica!
Parabéns e Obrigada a todos os intervenientes na grande cerimónia de comemoração dos 10 anos!
Obrigada a todo o grupo, pelo otimo aconhimento com que sempre me recebem nas caminhadas extraordinárias! Beijinho Grande a todos!..;)...FELIZ NATAL e OTIMO ANO 2018!

Rogerio disse...

Parabéns srs Organizadores e colaboradores pelo excelente fim de semana que nos proporcionaram. Excelente programa, excelente gastronomia, excelente local (não fosse eu do Oeste) foi de facto um grande convívio, de partilha e de confraternização. Só tive pena duma coisa, foi não ter oportunidade de dançar com todas dançarinas mas as solicitações foram mais que muitas, prometo que em breve vai acontecer.

Obrigado a todos
Vive o melhor de ti
Namaste
Rogerio

Maria do Céu disse...

E como não tenho "tomado as gotas" lá me esqueci de referir e agradecer os docinhos ofertados pelo Gilberto e Teresa. E como vieram de tão longe (embora de avião) melhor souberam. Bjs e obrigada.

Gabriela Bentes disse...

Foi um fim de semana à altura deste fantástico grupo. 
A Hélia e a sua excelente reportagem disse tudo, parabéns minha amiga. 
O meu obrigada aos Mores pela dedicação e entusiasmo ao longo destes 10 anos.

Vocês são incansáveis! 

Todos os que contribuíram para a festa estão de parabéns.

Foi bom estar de volta depois desta ausência forçada 

Bem hajam!