sábado, 11 de novembro de 2017

* * * * * * * * 5ª Caminhada da Época 2017 / 2018 * * * * * * * * _________Junto e no Tejo . Dia 08 de Novembro_________



Álbuns de Fotografias:
Local: Alhandra / Vila Franca de Xira / Rio Tejo
Percurso: Ciclovia Alhandra – V. F. Xira
Distância: 4 km + 4 km
Duração: 1h + 1h
Caminhantes: (40) Acilina Couto; Ana Cristina Umbelino; Ana Leão; Angelina Martins; António Clemente; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Céu Esteves; Cidália Marta; Clara Maia; Dores Alves; Estela Garcia; Fátima Libânio; Fortunato Sousa; Graça Sena; João Duarte; José Clara; Júlia Costa; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Lurdes Clara; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Lopes; Maria do Céu Fialho; Maria da Luz Fialho; Octávio Firme; Pedro Antunes; Quinita de Sousa; Rogério Matias; Teresa Palma; Virgílio Vargas; Vítor Gonçalves, Zé Clara.
Organizadores: Luísa e Vítor Gonçalves
Almoço: Piquenique, a bordo do varino “Liberdade”
Próxima Caminhada: 25/11/2017 (10º aniversário d’ “Os Caminhadeiros”)
Reportagem: Com maior ou menor facilidade, convergiram os Caminhadeiros inscritos para o local do encontro, na zona ribeirinha de Alhandra. Havia quem se queixasse das coordenadas GPS disponibilizadas, mas provavelmente seriam apenas bocas da reacção.
Os pitéus confeccionados para a hora do almoço foram carregados a bordo da carrinha fornecida pela empresa Gonçalves e Companhia, que as iria levar ao cais de Vila Franca.
Aliviados da carga, demos, sem mais delongas, início à primeira metade da caminhada. Foi a mesma sempre feita em passada rápida, que o piso era plano e as contingências da maré não permitiam atrasos. Tal não impediu que se apreciasse o percurso, sempre à beira-rio, sob um magnífico sol.
Quase ao mesmo tempo que chegávamos ao fim, atracava no cais de Vila Franca de Xira o varino “Liberdade”, já com o organizador (e as vitualhas!) a bordo.
Ali mesmo ao lado, o moderno edifício da Biblioteca Municipal de Vila Franca (“Fábrica de Palavras”) ofereceu o apoio logístico ideal para um último cafezinho e outras necessidades.
Com grande entusiasmo, embarcou e instalou-se a comitiva. E mal tínhamos começado a deslizar pelo Tejo “na direcção de Cascais”, iniciou-se a animação cultural – o Vítor Gonçalves distribuiu balões pelos circunstantes, pedindo que os enchessem e neles escrevessem algumas palavras, ao gosto de cada um. Não demorou muito até que o “Liberdade” ficasse com uma decoração multicolor extra, realçada pelas legendas dos insufláveis.
As mais de duas horas do trajecto – feito junto da margem direita, pelo “canal direito” - foram ocupadas de muitas e desvairadas maneiras – pôr a conversa em dia, fazer (muitas) fotos, ou simplesmente aproveitar para apanhar um solzinho.
Momento alto foi o brinde feito à primeira actividade águaminhadeira d’ “Os Caminhadeiros”, com champanhe fornecido pela organização.
Ao fim da manhã atracámos na marina do Parque das Nações e foi então altura para uma autêntica passerelle de petiscos, por sobre as mesas do “Liberdade”.
Findo o repasto, os mais viciados ainda foram “a terra” para o café do costume.
Se a viagem descendente tinha permitido desfrutar do bom tempo que se fazia sentir, o regresso, feito contra o vento, obrigou a outras precauções. Cada qual se recauchutou da maneira que achou melhor, sobrepondo em gorros e casacos todas as camadas de que dispunha.
Embora, por este facto, mais tolhidos de movimentos, não deixaram, por isso, os embarcados, de apreciar a paisagem e a passarada do estuário do Tejo. Desta vez íamos pelo “canal central”, mais próximo da margem esquerda.
De papinho cheio, desembarcaram os Caminhadeiros, mai-las suas malas térmicas e cestos de piquenique, agora vazios. De novo as acomodaram na dita carrinha, e, depois de posarem para a fotografia da praxe, atacaram a caminhada, em sentido inverso ao da manhã.
O programa da jornada acabou de se cumprir no café “Bóia”, no cais de Alhandra. Aí bebemos o chá do costume e, com um pouco de atraso, cantámos os parabéns ao João Duarte.
Terminada a logística da rearrumação das bagagens, dispersaram os Caminhadeiros, já a pensar nas próximas comemorações do 10º aniversário do grupo.
 Saudações caminhadeiras, em passada fluvial,

Maria do Céu Fialho

3 comentários:

LM disse...

Não esperemos que esta última caminhada, com o seu algo de inovador em relação àquilo a que já conhecíamos, se torne habitual. A nova receita poderia ser: para não cansar tanto parte-se a caminhada ao meio – metade de manhã e a outra metade à tarde; o almoço fica na mesma a meio do dia com subsequente componente cultural. E continua-se a fechar o dia com o ‘Chá’.
É sem dúvida uma boa tentativa para adaptação aos novos tempos e às novas caminhadas que irão surgindo, ao contrário das nossas forças que vão lentamente diminuindo. Mas que não será repetida com frequência, dados os aproveitamentos secundários do esquema.
Falando agora a sério: foi um belo dia de caminhada (fora do comum mas sempre foram 8 km) em que as paisagens foram muito diferentes daquelas a que já nos habituámos, em que o almoço foi sentado, de pé e até deitado, em que a componente cultural foi a admiração da natureza mas em que, como de costume, nos sentimos todos bem, felizes por podermos conviver uns com os outros e desejando que assim continue por muitos e bons anos. Que a seguir a estes primeiros 10 haja mais!
Obrigados aos organizadores e a todos os companheiros que a partir de 23 de Fevereiro de 2011 fomos conhecendo e aprendendo a apreciar a sua companhia.
Angelina e LM

mreis disse...

Parabéns aos Gonçalves organizadores por esta bela aguaminhada original e com a logística toda no sitio (e eram vários sítios).
Com o uplift pessoal de quando é picnic eu almoçar que nem um abade! Obrigado a todos e todas que por obras valerosas me vão da lei da fome libertando.

DoCeu disse...

Pois eu vou(-me) repetir: foi mais um dia "muito bem passado" e completamente diferente do habitual.
E a (complicada) logística, que correu tão bem?! Este é um grande grupo!
Obrigado aos organizadores, aos acompanhadores (e aos alimentadores...)!