sexta-feira, 31 de maio de 2013

18ª Caminhada da Época 2012 / 2013 - Trilhos da Lagoa - Dia 29 de Maio



Álbuns de Fotos:
Carlos Evangelista
Dores Alves
Miguel Cardoso
Luis Martins
Data do Encontro: 29/05/2013
Local: Lagoa de Albufeira
Percurso: Trilhos da Agoa - 09, 500 kms - 02: 20 Horas
Caminhantes: (37) Angelina Martins; Antonieta Faria; António Bernardino; António Palma; António Silva; Carlos  Evangelista; Carlos Nunes; Carlos Penedo; Dores Alves; Fernanda Silva; Filomena Pedroso; Fortunato Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; Graça Penedo; Greta Statter; Guilherme Statter; João Costa; João Duarte; Jorge Veiga; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luís Penedo; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Margarida Graça; Maria do Céu; Miguel Cardoso; Nela Costa; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Rogério Matias; Teresa Palma; Virgílio Vargas; Vitor Gonçalves; Zé da Clara;
Só ao Almoço: António Pires e Chico Pires
Organizador: Fortunato de Sousa / Luís Fernandes / Vitor Gonçalves
Almoço: Restaurante ‘O Lagoeiro’ (Tel: 212.681.929)
Próxima Caminhada: 12/06/2013 – (Fátima Libânio / Lúcio Libânio)
 Reportagem:
Com temperaturas abaixo da média para a época do ano, fomos desta vez até à Lagoa de Albufeira, para concluirmos a antepenúltima caminhada da época. Situada na orla ocidental da península de Setúbal, a Lagoa é formada por dois corpos lagunares: a Lagoa Pequena, mais interior e menos profunda e a Lagoa Grande, com profundidades que chegam a atingir os 15 metros. Para além da beleza natural que este cenário de campo e mar nos oferece, há ainda que contar, com as condições excelentes que as águas da Lagoa permitem aos praticantes de ‘Kitesurf’. O colorido e a exibição exímia destes desportistas, é um valor acrescentado aos visitantes deste local.
Cá por mim, fiquei com a sensação de que alguns caminhadeiros e caminhadeiras presentes, ainda equacionaram a troca do bastão pela asa colorida dos ‘kiteskurfistas’. Ai o PDI, o PDI, sempre a dificultar novas e tentadoras experiências.
Por razões mais que justificadas, não compareceram à caminhada a Luísa Gonçalves e o Manuel Reis. A Greta e o Guilherme, também não iniciaram o percurso integrados no grosso do pelotão, vindo mais tarde a juntar-se ao grupo.
Os primeiros kms foram percorridos nas areias finas da praia, de modo a aquecer a massa muscular e respirar o ar puro do mar, enquanto o Sol começava a raiar entre as nuvens. O restante percurso, teve lugar dentro da aldeia e ao longo da Lagoa Grande, com o grupo um tanto ou quanto disperso, fruto da diferença de ritmo de andamento dos participantes. Também mais uma vez, tivemos a companhia de um amigo ‘cãominhadeiro’ durante toda a caminhada, situação esta muitas vezes repetida ao longo da nossa já longa actividade caminhadeira.
O almoço teve lugar no restaurante ‘O Lagoeiro’, com uma Caldeirada muito bem confeccionada e bem composta de peixes frescos e de boa qualidade. Aqui já tivemos a companhia dos manos António e Chico Pires, que embora não tivessem caminhado, não quiseram deixar de compartilhar o resto do programa com os seu amigos Caminhadeiros.
Seguiu-se a visita cultural, desta vez ao ‘Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena’. Uma breve apresentação deste local paradisíaco esteve a cargo do Sr. Conceição, vigilante do ICNB. Uma visita guiada ao longo dos percursos muito bem delineados deste espaço, confirmaram a presença de muitas espécies de aves e de vegetação que compõem a biodiversidade deste habitat natural.
O restaurante ‘O Lagoeiro’, voltou a ser o local escolhido pelos organizadores para o tradicional momento da tomada do chá de final de dia. A comemoração dos aniversários da Angelina e do António Silva, e o nascimento do 1º neto do casal Luísa e Victor Gonçalves, foram o motivo para que todos tivessemos cantado os ‘parabens a você’, com um flute de espumante bem erguido na mão.
Para finalizar, saudamos o regresso da Antonieta e da Margarida ao ambiente caminhadeiro, assim como em nome de todo o grupo, as nossas boas vindas à Filomena Pedroso, que pela 1ª vez teve oportunidade de vivenciar esta interessante experiência.
Saudações Caminhadeiras em passada ‘ensardinhada’ à boa maneira de Peniche,

Fortunato de Sousa

3 comentários:

Unknown disse...

Pouco me resta acrescentar à resumida, mas bela reportagem do Caminhadeiro-mor F.S., a não ser dar os meus parabéns aos respectivos organizadores deste evento, não esquecendo claro, o belo prato gastronómico escolhido "Caldeirada", o qual estava 5 estrelas.
Igualmente dar mais uma vez os meus parabéns aos aniversariantes e aos novos avós (V. G.+Luísa).

Saudações Caminhadeiras e a pensar já na sardinhada.

*escrito de acordo com antiga ortografia

Miguel Cardoso

FotosCaminhadeiros disse...

Estou completamente de acordo com o Miguel, até porque referir que a caminhada cumpriu o seu objectivo ou que o almoço estava de se lhe tirar o chapéu ou que o passeio para ver os passarinhos foi interessante, são lugares quase comuns. Agora o que eu quero referir é que deste dia me ficaram duas coisas que tenho de repetir para melhor curtir: uma visita ao lugar (restaurante inclusive) para me 'encher' de mexilhão (que adoro) e voltar ao observatório com muita calma para fazer 'amizade' com a sua fauna e poder tirar uns bonecos que não deslustrem a ninguém.
Um abraço para todos
LM

António Dores Alves disse...

Uma bela caminhada (fria por fora, mas quente por dentro) esta que nos foi proporcionada pelos caminhadeiros-mor. A caldeirada, prato escolhido pela maioria para nos aquecer estava fabulosa e o passeio cultural muito aprazivel.
Como diz o Martins, o local merece repetição.
Obrigado aos organizadores.
Abraços