quinta-feira, 7 de junho de 2012

2ª Caminhada Extraordinária 2011/2012 ROTA DA CEREJA, Fundão (Cova da Beira) Dias 01, 02 e 03 de Junho de 2012

Estadia: Fundão (Hotel Alambique de Ouro)
Percursos: 1º - Dia 02 - 12,000 Kms; 03H10M
                   2º - Dia 03 –  3,800 Kms; 01H00M
Constituição do GRUPO “Os Caminhadeiros”:
Este evento foi levado a efeito com a presença de 53 Caminhadeiros, em que tivemos duas formas de transporte. Um grupo de 39 Caminhadeiros, optou pelo transporte do tipo excurcionista, num Auto Bus da Empresa Barraqueiro, tendo os restantes 14, ido em transportes próprios.
Caminhadeiros: Dia 02 – Rui Afonso, Irene Afonso, Pedro Albuquerque, Isabel Albuquerque, José Clara, António Clemente, Luísa Clemente, João Costa, Nela Costa, Teresa Duarte, Carlos Evangelista, Tina Evangelista, Luís Fernandes, Lina Fernandes, Octávio Firme, Carmen Firme, Manuel Floxo, Manuel Garcia, Estela Garcia, Vitor Gonçalves, Luísa Gonçalves, Rui Graça, Margarida Graça, António Henriques, Isabel Henriques, Tomaz Jorge, Hélia Jorge, Armando Lourenço, Lizete Lourenço, Luís Martins, Rogério Matias, Alice Miranda, António Palma, Antonieta Faria, Manuel Pedro, Maria do Céu Pedro, Carlos Penedo, Luís Penedo, Graça Penedo, Manuel Reis, Helena Reis, Filipe Ribeiro, Carlos Sales, Bina Sales, Gilberto Santos, Teresa Santos, Fortunato Sousa, Kinita Sousa e Odete Vicente. (Total: 49)
Não responderam a esta Chamada: (falta de treino e aquecimento, recuperação, etc)
Lurdes Clara, João Duarte, Angelina Martins e Alda Ribeiro.
Caminhadeiros: Dia 03 – Rui Afonso, Irene Afonso, Pedro Albuquerque, Isabel Albuquerque, José Clara, Lurdes Clara, António Clemente, Luísa Clemente, João Costa, Nela Costa, João Duarte, Teresa Duarte, Carlos Evangelista, Tina Evangelista, Luís Fernandes, Lina Fernandes, Octávio Firme, Carmen Firme, Manuel Floxo, Manuel Garcia, Estela Garcia, Vitor Gonçalves, Luísa Gonçalves, António Henriques, Isabel Henriques, Tomaz Jorge, Hélia Jorge, Armando Lourenço, Lizete Lourenço, Luís Martins, Rogério Matias, Alice Miranda, António Palma, Antonieta Faria, Manuel Pedro, Maria do Céu Pedro, Carlos Penedo, Luís Penedo, Graça Penedo, Manuel Reis, Helena Reis, Filipe Ribeiro, Carlos Sales, Bina Sales, Gilberto Santos, Teresa Santos, Fortunato Sousa, Kinita Sousa e Odete Vicente. (Total: 49)
Não responderam a esta Chamada: (falta de treino e recuperação).
Angelina Martins e Alda Ribeiro, assim como o Rui Graça e a Margarida Graça, que tiveram que deixar o nosso convívio para poderem estar presentes num outro evento de muita importância também, o jantar de finalista do filho, parabéns à Família Graça.
Organizadores: Carlos Sales e Bina Sales.
Grande Colaboração: Luís Fernandes e o seu GPS, sem os quais não seria possível termos um resultado, tão conseguido, nos percursos efectuados, (Obrigado Luís).
Refeições dos Caminhadeiros:
Jantar de dia 01 e Almoço de dia 02 de Junho: Restaurante “O Pierrot” (Fundão)
Jantar de dia 02 e Almoço de dia 03 de Junho: Restaurante “O Cerejal” (Alpedrinha).
Próxima Caminhada: 13/06/2012 (Organiza: Fortunato Sousa e Vitor Gonçalves).
Fundo de Reserva: Como não foram dadas nenhumas condições para que algo fosse alterado, queremos informar que as condições comunicadas na última reportagem, se irão manter.

Reportagem:
Os Caminhadeiros voltaram a encontrar-se numa caminhada extraordinária no Fundão, Cova da Beira, espaço este, já sobejamente conhecido de quase todos nós.
Vamos tentar fazer uma reportagem que se aproxime o mais possível da realidade, pois teremos que fazer algumas considerações e análises, porque este evento foi demasiado preenchido com muitas surpresas e não queremos que nos escape nenhuma delas.
O autocarro da empresa Barraqueiro, conduzido pelo Sr. António Videira, uma simpatia e sempre colaborante, fez a recolha dos 39 Caminhadeiros, nos quatro locais habituais, Tires (5), Mirafflores (8), Benfica (14) e Encarnação (12), sendo que os horários foram quase cumpridos, havendo a registar algum atraso por culpa, da eterna e sempre inconstante, 2ª circular. A hora da partida da última recolha deu-se às 18H15M.
Depois de uma conversa da Margarida Graça, num comentário à convocatória, começou por ser ponderada a hipótese de irmos jantar, quando chegássemos ao Fundão. Foi feito um levantamento no autocarro e dos 39 passageiros, por incrível que pareça, 32 deles decidiram que queriam ir jantar com a Margarida e o Rui Graça, assim como o Tomaz e a Hélia Jorge. Um telefonema feito durante a viagem, para o Restaurante Pierrot e a D. Paula, proprietária do mesmo, disse que nos poderia fornecer o jantar, composto por Entradas, Sopa, Carne de Porco à Alentejana, Sobremesa e Café. Como o Sr. Videira também decidiu jantar connosco, lá fomos para o Restaurante Pierrot, às 21H35M, onde para nossa surpresa, já estavam nas sobremesas e cafés o Rui e a Irene Afonso, o Octávio e a Carmen Firme, o António e a Luísa Clemente e o Fílipe e a Alda Ribeiro.
Pois muito bem, boa noite e até amanhã, que se faz tarde, já é quase meia-noite.
1ª Caminhada: Serra da Gardunha–Alcongosta: Convocatória feita para as 09H00M à porta do Hotel e quase que não se deu por algum atraso. Tomámos rumo em direcção a N 40º 7’ 56,89” e W 7º 30’ 43,84”, após cumprido um percurso de cerca de 5,2 Kms, lá estavamos no local da partida, para o percurso de 12 Kms que iriamos enfrentar.
O grau de dificuldade, médio baixo, só foi validado no final da caminhada e depois de ser feita a média, porque após os primeiros 4 Kms, tivemos algumas manifestações de que  muita gente não iria fazer os 8 Kms que faltavam, mas a paisagem e os trajectos a descer ou planos, que foram surgindo, alteraram muitos dos semblantes mais cépticos.
Ao cruzarmos Alcongosta, tentámos localizar o artesão cesteiro, onde tinhamos estado em 2010, mas como o GPS não estava por perto, usei o célebre GPS de Janela, neste caso o de Portão e lá fomos ter com o artesão Sr. António, onde foram adquiridos, alguns objectos por si produzidos.
Agradeço, desde já, ao pessoal do Departamento de Imagem, os quais vos irão deliciar com maravilhosas paisagens, das quais tivemos o previlégio de as desfrutar ao vivo.
Tenho que referir a estreia efectiva de 2 novos  Caminhadeiros, a Estela Garcia e o Luís Penedo.
Completado que estava o percurso de 12 Kms, chegámos ao local onde o Sr. Videira nos iria recolher para fazermos o retorno ao hotel e aí procedermos à limpeza rápida dos nossos corpos, para irmos almoçar ao Restaurante “O Pierrot”. Tinhamos uma ementa  variada e com os pedidos feitos na véspera, no final do jantar da chegada.
No decurso do almoço, a Bina fez a distribuição de fios e colares, claro que foram, como já é hábito, só para as damas, então eu tinha algo para oferecer aos moçoilos, mas para comprovar que somos diferentes, disse: Não é só para eles, será também para elas.
Entreguei uns porta-chaves, com a Torre Eifel, mas na realidade, não sei se os objectos, desta minha oferta, foram adquiridos em saldo ou em qualquer leilão de salvados de alguma Companhia de Seguros, pois alguns já vinham com defeito, do tipo Caminhadeiro, com pernas partidas.
A Graça Penedo ofereceu uma taça para fruta, em porcelana com cerejas pintadas à mão  por si, para para ser sorteada, coube em sorte ao nº 35 da Caminhadeira Alice Miranda. 
Parte Cultural: Para podermos tirar algum partido e usufruir das piscinas, apenas fiz referência à Loja de Artesanato Local “HUA XIA”, onde algumas das senhoras e cavalheiros, poderiam adquirir dos mais variados produtos, os quais não é muito fácil a sua aquisição, quase que arrisco dizer, que talvez nem na China os conseguiriam.
A piscinagem já era, logo que estavamos quase a acabar a digestão e nos preparávamos para a colocação do traje próprio para a actividade, então não é que começou a chover. 
Jantar e Sessão Noturna: Fomos ao Restaurante “O Cerejal”, com a ementa acordada em contactos feitos durante a semana transacta, entradas de enchidos, sopa, Bacalhau à Minhota, sobremesa e café. No final do jantar e como, previamente acordado com os proprietários do Restaurante, Sr. José Manuel e D. Luísa, iríamos ocupar um espaço da sala, o qual nos tinha sido concedido, para podermos fazer a apresentação a todos os Caminhadeiros, e não só, de alguns valores que existem neste grupo, os quais, não os queremos guardar e iremos fazer com que sejam devidamente divulgados.
A Maria do Céu fez entrega de um brinde, claro que uma vez mais só para as damas, era uma caixa que tinha no seu interior uma flor para as Flores Caminhadeiras.
Findo o jantar, deu-se início à preparação do espaço, de acordo com as necessidades, para o espectáculo de Caminhadeiros para Caminhadeiros.
Apesar de haver uma agenda para este espectáculo, fomos forçados a alterações de última hora, onde foi anulada a tão esperada sessão de Tango, com a promessa de que os artistas não poderiam descurar o treino e respectiva preparação, afim de os podermos ter em acção durante este evento caminhadeiro, em terras da Cova da Beira.
Foi dada a indicação de que iria ter início o espectáculo, para termos as tão conhecidas e afamadas sessões de FADO e CAVAQUINHO.
Começou a sessão de Fado, com uma alocução, sobre a História do Fado, do nosso Guitarrista por excelência, Luís Penedo. O Fado foi interpretado pelo Fortunato de Sousa, Nela Costa e Graça Penedo. A seguir, foi a caminhadeira Quinita agradecer as lembranças recebidas ao almoço e ao jantar, lendo com mestria e arte um poema de sua autoria.
Creio que havia mais candidatos, mas o tempo voava e então passámos à sessão dos Cavaquinhos com a participação dos catedráticos Rui Afonso, Irene Afonso, António Henriques, os quais foram acompanhados pelo, ainda Junior, Manuel Reis e o iniciado Carlos Sales. Este teve apenas estreia para o cavaquinho que apresentou, dado que já tinha tido a sua estreia, como tocador, em terras  de Viana do Castelo.
Esta sessão terminou de forma abrupta, porque o nosso amigo Videira não poderia estar em serviço activo, após as 24 Horas e lá viemos de regressso ao Alambique de Ouro.
2ª Caminhada: Serra da Gardunha – Quinta de São Macário: Como no dia anterior, às 09H00M foi feita a concentração dos 49 Caminhadeiros à porta do Hotel. Tomámos rumo em direcção a N 40º 7’ 18,93” e W 7º 27’ 26,21”, levados pelo Sr. Videira depois de percorridos 12,3 Kms. lá estavamos prontos para enfrentar uma caminhada com um percurso circular de 3,8 Kms. de grau de dificuldade médio/baixo, que foi efectuado em 50 minutos, o que prova a grande preparação física deste grupo, que continua a crescer.
Fizemos a caminhada por entre o cerejal, onde as cerejas nos iam aguçando o apetite.
Terminada a caminhada fomos ao encontro da nossa anfitriã, Ana Martins, que fez a demonstração do trabalho necessário para ser colocado no mercado o produto, depois de colhido e selecionado.
Conforme tinha prometido à Ana Martins, colaborei na comercialização dos produtos à disposição dos interessados e foram transferidos do Cerejal para o Autocarro, a módica quantia de 212 Kg de cerejas e 26 garrafas de Licor de Cereja.   
Entretanto, de volta ao hotel e após alguns mergulhos na piscina, duches rápidos e já com o check-out feito, carregar o Autocarro com todos os haveres, lá fomos em direcção ao Restaurante “O Cerejal“ em Alpedrinha para entrarmos na recta final, deste nosso evento caminhadeiro, por terras da Cova da Beira.
Antes da partida recebi uma chamada do Gil Furtado, desejando um resto de boa estadia e um bom regresso a casa.
Último Repasto dos Caminhadeiros neste evento no Fundão:   ´
A ementa, previamente acordada, com entradas de queijo e pastéis de bacalhau, também chamados bolinhos de bacalhau ou ainda pastéis de duas colheres, sopa de legumes, um prato típico da região, lombo de porco com molho de cerejas, várias sobremesas e café.
Mais um sorteio a ser realizado, de um brinde oferecido pelo António Palma e que coube em sorte ao nº 4, do Caminhadeiro António Clemente, o qual fez tudo para tentar deixar o prémio para trás, que era um urinol portátil.
Terminado o almoço e como era chegada a hora das despedidas, mais uma surpresa, foi feita uma exímia desmonstração de Tango, pelos nossos Caminhadeiros, Alice Miranda, Lina Fernandes, Odete Vicente e o Macho Latino, não Argentino, Luís Fernandes. A sessão de baile terminou com uma sevilhana soberbamente interpretada pela ‘guapíssima’ Carmen e seu primo António Clemente.
Alguém disse que esta acção foi encurtada por termos ainda pela nossa frente alguns Kms., mas creio que o problema principal, foi que o Luís estava só com aquele soberbo trio de executantes da arte de Bem Dançar a Toda a Sala.
Os organizadores agradecem a colaboração do Carlos Evangelista, em toda a sua acção na logistica do transporte e ao Luís Fernandes, pela boa gestão financeira levada a efeito em que não me apercebi de qualquer rumor de contestação. 
A caravana de 39 Caminhadeiros em Autocarro e os 12 em transporte próprio, partiu de regresso a casa, tendo a viagem de autocarro sido feita com uma aula intensiva de Cavaquinho, dada pelo Professor António Henriques.
Foram feitas as despedidas e com um até breve, até ao Santo António.
Bina e Carlos  Sales    

7 comentários:

Fortunato de Sousa disse...

Mais um sucesso caminhadeiro, desta vez sob a batuta experiente do casal Bina e Carlos Sales. Eles que há 2 anos já tinham levado o grupo à serra da Gardunha, mas com uma enorme diferença no nº de participantes. Em 2010 estiveram 20 caminhadeiros no Fundão, enquanto que desta vez participaram 49 pessoas no Sábado e 51 no Domingo. Se continuarmos a crescer desta maneira, daqui a 2 anos o casal Sales talvez tenha que reservar o hotel Alambique de Ouro só para os Caminhadeiros.
Excelente a reportagem escrita, complementada com as lindas imagens recolhidas pelos repórteres fotográficos. Parabens ao Luís Martins, grande poeta da imagem, que encontrou aqui na serra da Gardunha inspiração suficiente para nos confirmar que a fotografia é uma arte que não está ao alcance de todos.
Saudações Caminhadeiras,
Fortunato de Sousa

Kinita disse...

Excelente reportagem destes dois caminhadeiros. E muito trabalhinho, apreensão e nervosismo,para ver tudo correr bem. E correu, ó folião. Foi ótimo.
Já somos muitos, mas mesmo assim sentimos falta de quem não foi, ouviram-se sobre isto vários comentários. Agora, os que estivemos presentes viemos de "papinho bem recheadinho" e revivendo tudo pelas reportagens é a "cereja no topo do bolo". Obrigada a todos por tudo.
Kinita

Carlos Sales disse...

Olá Caminhadeiros, o esquecimento é imperdoável, em qualquer caso ou situação, mas acrescido de pesada pena, quando de um caso ímpar.
Teremos que incluir na reportagem a presença do antigo prior de Alpedrinha, Padre Atanásio, agora com a bonita idade de 87 anos, o qual na presença do padre Valter, que o veio substituir, abençoou o casal Luísa e Vitor Gonçalves, que completavam neste dia os seus 33 anos de matrimónio.
Parabéns ao Casal de Noivos.
Carlos Sales

Margarida disse...

Olá!
Excelente decisão a de 32 pessoas com "muita paciência" que decidiram juntar-se a nós ao jantar. Bem Hajam!! LOOOL
Adorámos a companhia (como sempre), a caminhada, a paisagem fabulosa, as cores da serra com castanheiros e CEREJEIRAS :)
Fazemos nossas as palavras da Kinita e do Fortunato relativamente aos ausentes e às fotografias já publicadas.
Mas... soube a pouco! Foi por uma boa causa (a festa do nosso filho mais novo). A família Graça estava feliz e o puto giríssimo, de fato e gravata ;)
Obrigada Carlos e Bina!
Ainda voltando às cerejas (não há maneira de me calar) houve duas "almas caridosas" que passaram lá por casa com um caixa retirada dos duzentos e tal quilos que o autocarro transportou de regresso a Lisboa (gratos à Tina e ao Carlos).
Abraço,
Margarida

LM disse...

O facto de se estar a tornar 'corriqueiro' o constatar as belíssimas organizações das caminhadas - normais e extraordinárias - não quer dizer que não se deva agradecer e aplaudur essas mesmas organizações. O facto de nalguns comentários nada se dizer sobre isso, só pode significar que nada houve de negativo a mencionar. E quando se refere algo menos bem feito ou preparado, só será verdade em comparação com a tentativa de atingir a perfeição. Desde que há cerca de ano e meio passámos a fazer parte deste grupo, nunca mais conseguimos esquecê-lo e nas suas actividades participar (excepto em dois casos de força maior). As nossas existências adquiriram um outro colorido e outra 'vida': a caminhada é um marco em que, uma semana antes nos estávamos a preparar para ela e nela sempre a pensar; na semana a seguir estamos a saboreá-la, esperando as respectivas reportagens, vendo-as e revendo-as, lendo-as e relendo-as. Participar nas caminhadas é um acto desportivo, salutar, mas, sobretudo, um acto de humanidade em que o que interessa é o convívio e não o que, eventualmente, possa não ser perfeito. É também um acto de sensibilidade, em que todos olhamos uns para os outros, vendo apenas os seres humanos que convivem ao nosso lado, com os seus problemas, as suas alegrias, mas, sobretudo, com o grande prazer de conviver num grupo em que toda a gente procura agradar e satisfazer os outros.
Quanto à presente caminhada tenho o dever de agradecer aos organizadores que tudo fizeram para que tudo corresse bem, às e aos que se lembraram de presentear os restantes com lembranças. E às reportagens fotográficas (sou suspeito, eu sei, mas não levem a mal) que são cada vez mais interessantes e completas, embora se note a falta do Gil. Tem as suas razões para não as fazer e temos de as respeitar. E, para mim e para a Angelina, cremos que a verdadeira grandeza deste grupo está no respeiro que existe e que liga cada um dos caminhadeiros.
Abraços e beijos.
Angelina e Luis

Maria do Céu disse...

Os meus parabéns à Bina e ao Carlos pela organização desta caminhada.
Parabéns também para os fotógrafos de serviço que fizeram uma bela reportagem das caminhadas.
É verdade que o grupo cresceu muito, mas tal como de outas vezes houve caminhadeias/os que se deslocaram só para fazer uma caminhada, e por motivos pessoais ou profissionais tiveram de regressar mais cedo, o que prova que a companhia é boa e recomenda-se.
Bjs para todos. Céu.

Gil A F Furtado disse...

Caminhadeiras e Caminhadeiros,

Isto, sim, é uma verdadeira reportagem! Não estive lá, mas é como se tivesse estado, principalmente porque nem falta a descrição das ementas, pormenor que muito me agradou. Mas o que mais gostei foi de ver o beijo cinéfilo da Bina e do Carlos Sales, numa bela fotografia do Tomaz Pessanha, caminhadeiro-fotógrafo que julgo ainda não conhecer.

Muitos parabéns aos organizadores mas também a todos os que lá estiveram.

Abraços caminhadeiros do

Gil Furtado