sexta-feira, 29 de setembro de 2023

* * * * * * * * * 2ª Caminhada da Época 2023 / 2024 * * * * * * * * _____ "Ao longo da Vala Real e pelos trilhos de Santiago" ____ * * * * * * * * * * * * * Azambuja, 27 de Setembro * * * * * * * * * *

 


Álbuns de Fotos:
Data do encontro: 27/09/2023
Local do encontro:
Percurso: 10,5 Km 3h
Caminhantes (40): Acilina Caneco; Angelina Martins; António Palma; Luís Fernandes; Lina Fernandes; Ana Bela Fernandes; Carlos Evangelista; João Duarte; Teresa Palma; Maria do Céu; Carlos Penedo; Graça Sena; Vitor Gonçalves; Luisa Gonçalves; Dores Alves; Fátima Libanio; Lúcio Libanio; Ilda Poças; João Figueiredo; José Alberto; José Clara; Lurdes Clara; Lurdes Barbosa; Manuel Barbosa; Luz Fialho; Cristina Umbelino; Margarida Lopes; Júlia Costa; Clara Maia; Fernando Bernardino; Socorro Bernardino; Raul Almeida; José Luís Iglesias; Rosário Mendes; Samuel Coias; Virgílio Vargas; Odete Vicente; Guilherme Sousa; Carmen Firme; Octávio Firme;
Não Caminhantes: Helena Meleiro; Luís Martins
Só Caminhou: António Palma
Só ao Almoço: Estela Garcia; Manuel Garcia; Luísa Clemente; António Clemente
Almoço: Oficina dos Sabores
Próxima caminhada: (11 de outubro) Algés. Organiza : Acilina Caneco
Reportagem:

Como sempre, à hora prevista já se encontravam todos os caminhadeiros inscritos para mais uma jornada caminhadeira com uma manhã radiosa que prometia algum calor.

Esta caminhada, como não podia deixar de ser, começou com uma sentida homenagem ao nosso amigo e Caminhadeiro Mor, Fortunato Balão de Sousa, que recentemente nos deixou fisicamente, mas que continuará para sempre na memória e todos os que tiveram o privilégio de com ele conviver. A singela homenagem terminou com um minuto de silêncio seguido de uma espontânea ovação. Descansa em paz, amigo Fortunato!

Seguidamente o organizador fez uma breve exposição do que iria ser o percurso e o resto das atividades previstas e, à hora marcada, demos inicio à caminhada pela lezíria ribatejana; um percurso fácil, mas com um final com muito calor.
Seguimos para o bem merecido almoço que, mais uma vez teve lugar na Oficina dos Sabores.
Lá , já nos esperava o casal Clemente (Luísa e A. José) e a nossa amiga Lena Meleiro, que vinda do Porto de comboio não quis deixar de estar presente. Com um pouco de atraso chegaram finalmente a Estela e o Manel Garcia e demos início ao almoço. Antes porém o organizador deu as boas vindas e uma saudação especial ao Manel e ao António José que, por razões de saúde, não nos puderam acompanhar na caminhada. Ficamos todos a torcer para que esta fase menos boa seja ultrapassada com sucesso.
Terminado o almoço – com a qualidade que o nosso amigo Jaime Canteiro sempre nos proporciona, seguiu-se a foto de grupo e lá partimos para Vale do Paraíso onde nos aguardavam o Nuno Nobre e a Carina Pereira, historiadores da Câmara de Azambuja e responsáveis pelo Centro de Interpretação de Colombo, que dividido o grupo em dois, nos acompanharam numa viagem ao período mais brilhante da História de Portugal e à linda capela fundada pelas comendadeiras de Santos. Pelas muitas perguntas e o debate subsequente podemos concluir do interesse desta visita.

Já tarde adiantada regressámos ao ‘local do crime’ para o tradicional chá e bolinhos, acompanhados do Nuno e da Carina a quem muito agradecemos a viagem a um período controverso mas muito importante da nossa História que nos deram a sua visão das muitas questões que se nos apresentam, tantos séculos passados, e com diferentes descrições dos factos feitas pelos cronistas castelhanos e portugueses.
Assim terminou mais uma jornada caminhadeira que esperamos tenha sido do vosso agrado. Uma certeza fica: para a próxima tentaremos fazer melhor!

Os agradecimentos pela vossa presença

Carmen e Octávio

4 comentários:

Maria do Céu disse...

Muito obrigada pela caminhada e todo o resto. E foi bom ver amigos que quiseram estar presentes no almoço.
Finalmente tivemos 1 caminhada de 10.5km. Temos de nos mexer e não deixar o caruncho entrar.
Mexam-se pela vossa saúde. Bjinhos

M.Luz disse...

Mais uma jornada em que o companheirismo deste grupo se manifestou das mais variadas formas!
Obrigada aos organizadores e a todos os que nela participaram!

Desejo-vos uma boa caminhada no dia 11 (eu andarei a caminhar por terras africanas)

Raul Almeida disse...

Mais um agradável convívio graças â boa organização. Obrigado.

virgili o vargas disse...

eu também gostei da caminhada , que executei na totalidade, do almoço e na tarde Cultural. o convívio foi excelente!

no entanto, pelas 23:00 o coração voltou a manifestar-se, com mais um enfarte, o qual acabou por ser controlado com vasodilatação e bastante repouso.

o cardiologista atirou-se ao ar quando lhe contei que tinha feito uma caminhada de 11kms. chamou-me irresponsável e achou que os caminhadeiros eram malucos. e ditou-me que eu devia caminhar no máximo 5-6kms.

em face disto, vou passar a caminhar apenas parte de cada caminhada. isto nos casos em que tal for possível e adequado.

acho importante que haja mais rigor na indicação da distância a percorrer.

e pronto! para já estou bem e estou a organizar uma caminhada para 6 de dezembro que terá uma distância de 6 kms.

abraço para todos
vv