sábado, 16 de setembro de 2023

* * * * * * * * * 1ª Caminhada da Época 2023 / 2024 * * * * * * * * ___________ “Junto ao Mar no Adeus ao Verão” _________ * * * * * * * * * * * * * Santa Cruz, 13 de Setembro * * * * * * * * * *




Álbuns de Fotos:
Ilda Poças
Data do Encontro: 13/9/2023
Local do Encontro: Santa Cruz - Torres Vedras
Percurso: Feito maioritariamente em percurso urbano com algumas incursões em caminhos de terra ou areia, mas considerado fácil.
Distância: 8 kms
Participantes: (40) Acilina Caneco, Ana Fernandes, Angelina Martins, António Bernardino, António Palma, Carlos Evangelista, Carlos Penedo, Carmen Firme, Céu Esteves, Céu Fialho, Clara Maia, Estela Garcia, Fernanda Quintino,  Gilberto Santos, Graça Sena, Guilherme Sousa, Ilda Poças, José Iglésias, Júlia Costa, Lina Fernandes, Luis Fernandes, Luís Martins, Luísa Clemente, Luísa Gonçalves, Lurdes Barbosa, Luz Fialho, Manuel Barbosa, Manuel Garcia, Margarida Lopes, Octávio Firme, Odete Vicente, Pedro Osório, Rogério Matias, Rosário Mendes, Samuel Coias, Socorro Bernardino, Teresa Santos, Tomás Martins, Virgílio Vargas e Vítor Gonçalves
Não caminharam: 3 - Angelina, Luís e Tomás Martins 
Organização: Luísa e Vítor Gonçalves 
Almoço: Restaurante Plaj
Visita Cultural: A Azenha
Próxima Caminhada: Aveiras de Cima (Casal Firme)
Reportagem: 

Em 1º lugar quero agradecer à Cristina Umbelino e ao Luís Martins a preciosa ajuda por eles prestada.

Às 9.00H já alguns caminhadeiros se cumprimentavam sob um céu completamente nublado no local da concentração.
Pelas 9.45H, como organizador da caminhada, descrevi a sequência de eventos que se seguiriam e a Céu Esteves  falou sobre as dificuldades que lhe foram postas quer pela C. M. de Sintra quer pela gestão da Mata de Belas para a organização da próxima caminhada em 27 de Setembro.
Perante esta dificuldade, o casal caminhadeiro Carmen e Octávio “chegou-se à frente” e vai organizar a referida caminhada na zona de Aveiras de Cima.
Houve ainda ocasião para o Tó Palma oferecer aos Caminhdeiros-Mor o PIN comemorativo desta 1ª Caminhada da época 2023/2024.

Depois de separadas as mochilas que iriam ser transportadas pelo Drone até ao local do almoço, foi dada pelas 10.00H aos 37 caminhadeiros a ordem de partida. Tivemos o primeiro banho de “paisagem”, perto do Alto da Vela, já com o sol a brilhar sem a intromissão das nuvens.
A Praia Formosa e o respetivo Miradouro foram apreciados com o aparente agrado de todos, que seguiram para o centro da vila de Santa Cruz, para a vista sobre a Praia do Centro e depois em direção à Rotunda dos Anzóis, Vale de Janelas, Miradouro da Vigia e pela Avenida Atlântico até ao restaurante Plaj, situado na areia a poucos metros das ondas do Oceano Atlântico, onde depois de recuperadas as mochilas, previamente transportadas pelo Drone, foi o piloto deste, Luís Martins, agora em modo “ambulância”, incumbido de transportar uma caminhadeira até ao restaurante. Aqui, o Pedro Vasa e o chefe de mesa Jorge serviram aos agora 40 convivas e não 38, como por lapso meu tinha sido transmitido ao pessoal do restaurante, o almoço, onde o destaque vai naturalmente para a Cataplana de Peixe, muito elogiada por vários caminhadeiros.
Durante o almoço, tivemos oportunidade de entregar um Bastão de Bronze à Caminhadeira Ilda Poças pelos 250 Kms já caminhados e um Troféu Especial atribuído na caminhada de encerramento de 2022/2023 ao Caminhadeiro António Palma.
 Seguiu-se um passeio pela praia a caminho da Azenha de Santa Cruz, para visita da mesma, onde se encontram sempre objetos e situações que nos fazem recordar o passado.
A viagem no Comboio Turístico, foi mais um agradável momento de entretenimento com a mesma a prolongar-se pela falésia da Praia das Amoeiras, pelo Aeródromo, pela Praia da Vigia e regresso ao ponto de partida, a Rua da Azenha.
Para chegar ao café Santy Parque, local designado para a última tarefa do dia, atravessámos o Pátio da Azenha, a Rotunda do Parque e aí estavam os 39 caminhadeiros, faltou o Rogério, prontos para a árdua tarefa de fazer desaparecer os bolos e os chás que nos foram servidos.
Entusiasmados pelo convívio, só 1H depois, e por motivos pessoais, alguém tinha que se ir embora e precisava duma mochila que ainda não tinha sido desalfandegada do Drone, o que fez com que o piloto levasse todo o grupo para os carros e para o regresso a casa.

Terminou assim esta 1ª jornada caminhadeira, com desejos de nos revermos no próximo dia 27/9 em Aveiras de Cima.


Vítor Gonçalves

5 comentários:

Lurdes Barbosa disse...

Bela caminhada e um dia bem passado em otima companhia. Parabéns e obrigada aos organizadores!

M.Luz disse...

Recomeçar as nossas caminhadas é sempre um prazer, especialmente quando o S. Pedro premeia o empenho dos organizadores, brindando-nos com um dia maravilhoso!
Obrigada, Luísa e Vítor!

Acilina disse...

Foi um dia muito bem passado! Toda a gente bem disposta, bom convívio, boas gargalhadas, conversa em dia depois destas grandes férias, um bom almoço, bom lanche, belas paisagens e um dia explêndido!!! Que mais poderíamos querer? Obrigada aos organizadores!

DoCeu disse...

A coxinha - que, apesar de tudo, apreciou a agradável jornada - agradece encarecidamente o apoio do motorista do drone e dos pacientes acompanhantes (CEF e Palma), que não largaram pé do emplastro. E já agora obrigado também a quem mexeu os cordelinhos da logística, para que pudesse ser "um dia bem passado".

Maria do Céu disse...

Foi 1 bom regresso às caminhadas. Obrigada aos organizadores.
Bjinhos e obrigada