sexta-feira, 24 de março de 2023

* * * * * * * *13ª Caminhada da Época 2022 / 2023 * * * * * * * * __________ “De novo no Parque da Bela Vista” __________ * * * * * * * * * * * * * * * Lisboa, 22 Março * * * * * * * * * * * * * *

 

Álbum de Fotos:
Ilda Poças
Luz Fialho
Data do Encontro:
22/03/2023
Local do encontro: Parque da Bela Vista, Lisboa
Percurso: Parque da Bela Vista
Distância: 8 Km.
Participantes: (40): Acilina Caneco, Adelaide Canova, Ana Bela Fernandes, António Palma, Carlos Penedo, Carmen Firme, Cristina Umbelino, Dores Alves, Estela Garcia, Fernando Bernardino, Francisco Seabra, Gilberto Santos, Graça Raposo, Graça Sena, Guilherme de Sousa, Ilda Poças, João Duarte, José da Clara, José Maria Alberto, José Raposo, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Luísa Gonçalves, Lurdes Clara, Lurdes Barbosa, Manuel Barbosa, Manuel Garcia, Manuel Pedro, Margarida Lopes, Maria da Luz Fialho, Maria do Céu Esteves, Octávio Firme, Pedro Albuquerque, Raúl Almeida, Rogério Matias,  Rosário Mendes, Socorro Bernardino, Teresa Santos, Vítor Gonçalves, Zé Luís Iglesias
Organização: Luis Fernandes e Raul Almeida
Almoço: Restaurante O Retiro (Campo Amoreiras)
Próxima caminhada: 05/04/23 organiza Luisa e Vitor Gonçalves (Avós e Netos)
Reportagem:
No dia 22/3/23 à entrada do Parque da Bela Vista, (local do Rock in Rio) compareceram todos os inscritos com exceção da Teresa Palma, por doença. Esperamos que tenha uma boa recuperação.
Agradecemos a todos os presentes, por terem aceite o apelo de chegar mais cedo. Conseguimos iniciar a caminhada às 09:34 em direção às Olaias. Chegados aos Serviços Médicos da Câmara Municipal de Lisboa iniciamos o regresso voltando a passar pela ponte pedonal sobre as linhas de caminhos de ferro que ligam Entrecampos a Santa Apolónia.
Pouco depois, paramos no local das merendas para repor energias. Este local, agora de desativado está mal conservado em contraste com todo o parque.
As vistas eram muito agradáveis e desafogadas.
Para não arriscar, terminamos a caminhada às 11:50 atingindo mais de 7Km com a média habitual de 3,32Km/h. De salientar que não houve desistências nem batotas.

O Restaurante o Retiro, no Campo das Amoreiras (Charneca), às 12:15 já tinha as mesas e os 40 lugares preparados à nossa espera. Fomos muito bem atendidos pelo Sr. Artur e pela Micaela que simpática e rapidamente nos começaram a servir de acordo com os pedidos anteriormente efetuados (Cozido à portuguesa, Lagartinhos no carvão, Dourada no carvão). A comida estava boa e em quantidade apreciável, terminando com respetivo xiripiti do nosso amigo Carlos Penedo.

Concentrados os Caminhadeiros no Coreto do jardim, avançamos para a visita cultural na Quinta dos Marqueses de Alegrete, construída nos inícios do século XVIII como solar de veraneio por Manuel Teles da Silva, 1º Marquês de Alegrete e 1º Conde de Vilar Maior.
Tivemos sorte com o guia Ricardo Máximo que fez jus ao nome, porque demonstrou profundo conhecimento não só sobre a Quinta como também de História. A explicações foram vivas e interessantes, pese embora o facto de alguns, habituados à sesta, não conseguirem segurar as pestanas mais próximas das sobrancelhas, conforme reportagem fotográfica. Sentimos a falta do Bernardino para fazer perguntas interessantes. A Luz Fialho mostrou que já conhecia boa parte do que nos contaram. Também na Quinta, casa de campo dos fidalgos Fernando Teles da Silva e outros terminados em Silva, pudemos apreciar a vista para o Parque das Nações e margem sul do Tejo.

Depois de ver a cozinha, a sala de jantar, sala de ante-jogos e sala de Jogos aceitamos o conselho do guia e fomos visitar a bonita Igreja Paroquial de S. Bartolomeu da Charneca (Séc. 17 - construção do imóvel, sobre uma capela dedicada ao Espírito Santo).

Assim chegamos de novo ao Retiro onde a Micaela nos serviu o chazinho com umas belas fatias de bolos caseiros que já estavam na mesa à nossa espera.
Terminou o nosso dia enriquecidos com cultura, exercício físico e o terapêutico convívio com os amigos Caminhadeiros.

Obrigado e até à próxima.
Saudações caminhadeiras

Abraço
Raul

2 comentários:

Lurdes Barbosa disse...

Obrigada Raul, por nos proporcionares mais uma bela caminhada e um dia muito bem passado! Beijinhos, Lurdes Barbosa

manel disse...

Bela jornada, Raul. Muito obrigado