quarta-feira, 6 de novembro de 2019

* * * * Convocatória . 5ª Caminhada da Época 2019 / 2020 * * * * _______"No Oeste pela Ribaldeira e Quinta do Rossio:______ ____ Entre Histórias e Memórias" . Dia 13 de Novembro_____


As organizadoras Torreenses têm o prazer de convidar os nossos prezados amigos Caminhadeiros para a 5ª caminhada da época 2019/2020.. Mais uma viagem pelo Oeste e, desta vez a pisar terras cujas referências remontam à 2ª metade do Séc XIII, quando D. Afonso III doou a Quinta da Ribaldeira à sua mulher D. Beatriz de Castela.
A Ribaldeira outrora JULGADO (extinto em 1885) que chegou a possuir um pelourinho, uma casa da Câmara e um Hospital, será a aldeia da nossa concentração, mais concretamente na Quinta do Rossio (antigamente Rocio), que data do ano 1718 (Coordenadas 39,043550,-9,192596)
A História irá perseguir-nos durante o percurso (com índice de dificuldade média e cerca de 9kms) mas teremos igualmente oportunidade de viver presente e futuro bem ativos e planeados, quer na Quinta do Rossio, transformada em Turismo Rural,
 quer na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, em Runa  
(Coordenadas 39,051441,-9,208624), nossa visita cultural, que, com 30 anos de vida e, para além da vertente  Ensino Profissional contempla a produção de vinho (em quarenta hectares de vinha própria), uma vacaria, um picadeiro, laboratórios e um Hotel canino com Clínica Veterinária.
Durante este nosso encontro saloio e para que não seja nosso objetivo apenas saciar os vossos estômagos famintos, após tanto esforço físico, tentaremos alimentar a vossa Curiosidade com Animação vária no espaço onde tomaremos as refeições.
E mais não nos será permitido desvendar …!
P.S. : Será conveniente o uso de colete refletor, galochas e bastões.

Programa

09h00 - Concentração na Quinta do Rossio, onde podem estacionar os carros.
               Há café no Centro da Ribaldeira, para tomar o pequeno almoço.
09h30 – Início da caminhada
13h00 -15h00 – Almoço na Quinta do Rossio com direito a Apontamentos históricos e Arte.
15h30 – 16h30 – Visita à Escola Agrícola de Runa (Escola Profissional Agrícola  
                            Fernando Barros Leal) 
17h00 – Lanche na Quinta do Rossio com direito a Apontamentos Musicais e Arte  

Saudações Caminhadeiras

Júlia Costa, Clara Maia e Cidália Marta

Atenção: As inscrições terminam às 20Horas do dia 10 de Novembro.

Aviso Importante: O seguro de acidentes pessoais é da responsabilidade de cada participante

23 comentários:

Rogerio disse...

Ola meninas organizadoras,ainda não é desta que vou caminhar,pro almoço ainda não sei,depende do meu estado saude.mesmo conhecendo bem a zona, teria muito gosto. Bijinhos
Roger

DoCeu disse...

Directamente das terras do Preste João, inscrevem-se as manas

Anónimo disse...

Pra não ficar atrás das manas
Inscrevo-me da Argentina
Devo chegar de pantanas
Mas podia lá perder "as minina"

Manuel Reis

António Palma disse...

Venham essas Histórias e Memórias....
Lá estarei!!

António Fernando Bernardino disse...

EU TB VOU COM A MINHA DAMA!

Gilberto Santos disse...

Contem comigo.

Fortunato de Sousa disse...

Mais 5 participações na 5ª caminhada da época:
A organizadora Cidália, A Estela, a Kinita, O Manel Garcia e o Fortunato de Sousa.
Saudações Caminhadeiras em passada Ribaldeirense,
Fortunato de Sousa

LM disse...

Caríssimas organizadoras, contem com mais duas inscrições: Angelina e eu.
Saudações.
LM

António Dores Alves disse...

Contem comigo.
Abraços.

Clara Maia disse...

Também as quatro meninas de Torres Vedras querem ir!
Até dia 13.
Saudações Caminhadeiras

Lucio Libanio disse...

E vão mais 2. Saudações ribaldacaminhadeiras.

ana leao disse...

E vai mais uma
Bjs
Até quarta

Iglesias disse...

tambem vou ia la faltar, jose luis iglesias, abraço

Maria do Céu disse...

Desta vez so vou eu. Bjs Maria do Céu.

Acilina disse...

Eu estou a contar ir.

CEF disse...

Diretamente do principado de Rana lá estarei 4ª feira.
Abraços e Beijinhos
eu

Luis Santos disse...

Caras Organizadoras!

Contem connosco sff para mais uma jornada caminhadeira!
Beijinhos e abraços!

Luis Santos e Zelia Santos

octavio disse...

Para as meninas de Torres organizadoras…

Tal como combinámos na Golegã, cá estou eu a inscrever mais quatro para a jornada caminhadeira da Ribaldeira.
OF

carlos penedo disse...

Podem as caríssimas organizadoras contar com a presença da Graça Sena e do Carlos Penedo para esta caminhada da Ribaldaria, perdão, da Ribaldeira.
Haja saúde e coza o forno que o S.Martinho está a bater à porta.
Abraços a todos.
CPenedo

Barbosa disse...

Depois de confirmar que Ribaldeira nada tem a ver com Ri(a)baldaria, inscrevo-me com toda a convicção.

virgili o vargas disse...

caríssimas organizadoras, por favor contem com mais dois comensais!

muito obrigado e saudações com saudades

vv

Maria de Passos disse...

Eu e o Samuel estaremos presentes.
Desculpem a hora mas só agora me apercebi que terminava às 20h00.
Espero não ser multada por isso.
Ilda Maria Poças

Lucio Libanio disse...

Olá. Nós não iremos à Escola, desta vez. Inté.