segunda-feira, 18 de novembro de 2019

* * * * * * * * 5ª Caminhada da Época 2019 / 2020 * * * * * * * * _______"No Oeste pela Ribaldeira e Quinta do Rossio:______ ____Entre Histórias e Memórias" . Dia 13 de Novembro_____




Álbuns de Fotos
Acilina
Luís Martins
Dores Alves
Maria da Luz
Data do Encontro: 13/11/2019
Local do Encontro: Ribaldeira – Quinta do Rossio
Percurso “No Oeste pela Ribaldeira e Quinta do Rossio: Entre Histórias e Memórias”
Distância: 10 km – 3h
Participantes: Acilina, Ana Cristina, Ana Leão, Angelina Martins, António Bernardino, António Dores Alves, António Palma, Carlos Penedo, Carmen Firme, Cidália Marta, Clara Maia, Estela Garcia, Fátima Libânio, Fortunato de Sousa, Gilberto Santos, Graça Sena, Ilda Poças, José Luis Iglésias, Júlia Costa, Kinita de Sousa, Lúcio Libânio, Luis Martins, Luis Santos, Luisa Clemente, Manuel Barbosa, Manuel Garcia, Manuel Reis, Margarida Lopes, Maria da Luz Fialho, Maria do Céu, Octávio Firme, Samuel, Socorro Bernardino, e Zélia Santos.
Convidados: Ana Fernandes, Carminda Silvestre, Leonor Ramos, Natália Silva e Otilia Lourenço.
Só almoço: António José Clemente; Carlos Evangelista; Virgilio Vargas, Helena Meleiro, Rogério Matias e a convidada Carminda Silvestre.
Organizadoras: Júlia Costa, Clara Maia e Cidália Marta
Próxima caminhada: 27/11/2019 em Lisboa (organiza Raul de Almeida)
Reportagem:
Após os carros estacionados no interior da Quinta do Rossio, o cafézinho matinal no Café da Ribaldeira, feitas as apresentações dos convidados para esta caminhada e as boas vindas dos proprietários da Quinta -- Francisco Costa de Sousa e Cristina Máximo – o grupo partiu, às 9,30h em ponto, debaixo de um céu cinzento, a adivinhar chuva, rumo à aldeia da Caixaria, com uma Igreja pintada de fresco que serviu de moldura para a foto de grupo.
A chuva miudinha e a lama, natural nesta época nos terrenos oestinos, não atemorizaram os Caminhadeiros, ora vestindo ora despindo as capas de chuva quando o sol timidamente despontava, que, em passo lento, levaram a bom fim os 10 kms percorridos, rumo ao local de partida -- a Quinta do Rossio.
Aqui, às 13,00h, após roupa e calçado mudado os que caminharam e os apenas comensais, foram-se acomodando nas mesas bem decoradas onde se destacava o miminho para cada um – a miniatura do pastel de feijão embrulhada em papel celofane vermelho como lembrança deste dia.
Enquanto se aguardava pelo repasto, completamente a cargo dos proprietários da Quinta e o estômago se entretinha com as deliciosas entradas, o espírito foi alegrado com:

1-- ARTE
Uma exposição de 6 aguarelas ( formato A/4) da artista plástica – Filipa Soares , licenciada em Pintura pela ESAD (Escola Superior de Arte e Design) das Caldas da Rainha, que fez acompanhar o trabalho, a nós dedicado, com um texto, lido pela caminhadeira Graça Sena, e outras telas de formato grande da autoria de Dália Chambel.

2-- HISTÓRIA
A cargo da Investigadora na área da História Regional e Local, Mestre em História Moderna, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Maria Natália da Silva – e Pedro Diniz, aluno de Mestrado em História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Alimentados estômago e mente, às 15,30h, rumámos à Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, com 30 anos de vida, onde a Professora Marisa Marques nos aguardava juntamente com outras professoras e alunas que disponibilizaram a visita à Vinha, Picadeiro (com direito a uma aula ao vivo), Laboratórios, Estufa e Clínica Veterinária. Tempo ainda para uma prova de vinho produzido pelos alunos, em contexto de aula, apreciado por alguns dos caminhadeiros presentes.
Às 17,00, hora habitual do lanche, de novo na Quinta do Rossio, agora para uma curta visita aos aposentos de Turismo Rural, enquanto sandes, bolos e chás variados nos aguardavam, desta vez acompanhados pelas vozes de alguns caminhadeiros cantadores com versos em versão alentejana, dedicados aos proprietários e seu amor.
A  pouco e pouco a sala foi ficando mais vazia e a despedida se foi dando até à próxima caminhada.
Um agradecimento muito especial aos proprietários – Francisco Costa de Sousa e Cristina Máximo, à professora  – Marisa Marques, aos Investigadores --Maria Natália da Silva e Pedro Diniz e às Artistas Plásticas – Filipa Soares e Dália Chambel.

Saudações Caminhadeiras

Cidália Marta, Clara Maia e Júlia Costa

4 comentários:

M.Luz disse...

Estão de parabéns as organizadoras, pois cumpriu-se mais uma bela jornada, em que nem a chuva conseguiu minorar a beleza dos campos cheios de vinhedos com as suas maravilhosas cores outonais!

António Dores Alves disse...

Obrigado às organizadoras por este dia bem passado.

mreis disse...

O Oeste, por nós já tão calcorreado, continua a ter surpresas que desta vez 'as minina' se encarregaram de nos mostrar, e bem! A chuva benfazeja (digam obrigado ao são pedro!, as cores outonais, até a lama, são sempre diferentes e espero que já estejam a preparar a próxima.
Parabéns e obrigado
mreis

CEF disse...

A Oeste nada de novo.
Verdadeiro ou falso?
O polígrafo foi ver,e verificou que é falso.
'As mininas' mostraram como bem fazer sem rodeios e ambiente acolhedor.
Parabéns
eu