domingo, 14 de outubro de 2018

* * * * * * * * 3ª Caminhada da Época 2018 / 2019 * * * * * * * * ______________"Caminhos na Lezíria" ______________ ____ Azambuja - Quinta do Alqueidão - Dia 10 de Outubro ___




Álbuns de Fotografias:
Luis Martins
Raul Almeida
Dores Alves
António Palma
Data do Evento: 10 de Outubro de 2018
Local: Quinta do Alqueidão-Azambuja
Percurso: Distância: 12 kms
Caminhantes (38): Acilina;  Amilcar Queiroz;  Angelina Martins; António Bernardino; António Palma; Carlos Evangelista; Carmen Firme; Cristina Santos; Dores Alves; Estela Garcia; Fátima Libânio; Fortunato de Sousa; Gilberto Santos; Graça Sena; Hélia  Jorge; Isabelina; João Figueiredo; Josefa Carrasco: Leonardo;  Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luis Fernandes;  Luisa Clemente; Manuel Barbosa; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Serôdio; Maria do Céu Esteves; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Raul Almeida; Rogério Matias; Rui Graça;  Socorro; Teresa Viras; Vitor Gonçalves.
Não Caminharam (4): António Clemente; Cidália Marta; Kinita de Sousa e Luis Martins.
Organizador: António Palma.
Local do Almoço: Restaurante da Quinta do Alqueidão.
Próxima Caminhada: Dias 19, 20 e 21 de Outubro (Organizam: Acilina Caneco, Manuel Barbosa e Vítor Gonçalves)
Reportagem:
Na fresca manhã desta caminhada, reuniram-se na Quinta do Alqueidão 42 elementos deste nosso querido grupo, prontinhos para a festa. Após ficarmos cientes dos detalhes do percurso pelo António Palma caminhadeiro, galante, de trato cuidado, criativo e louco por aviões. Apresentou-se com 2 sacos donde iriam aparecer algumas surpresas. Dele todos recebemos aviões pequeninos em pano, próprios para enfeitar os nossos bustos. Ainda antes da partida, pelas 9 horas, foi pedido a todos, pelo Fortunato, que futuramente quem quiser caminhar deverá inscrever-se na mesma através de comentário,  atempadamente.
Enquanto o grupo fez a caminhada, cinco de nós em recuperação de maleitas, ficámos conversando, vendo fotos lindas de encher os olhos e o nosso coração, vimos muitas, produzidas pelo nosso fotógrafo Luis Martins. A Kinita e a Cidália, só se aventuraram a dar a volta à quinta, que se encontra por fora, pelo menos, um pouco degradada e sem acessos limpos, pouco convidativa . Não fora o bom repasto, a simpatia, os petiscos, que por acaso foram entradas e o facto do grupo estar completamente à vontade sem ninguém nos incomodar, e haver um campo de vôo no qual, quem ficou teve opurtunidade de assistir ao desfile de uns três ultra-ligeiros, giros e que deu aso a vermos futuramente, mais fotos lindas, pois o fotógrafo não perde pitada com a sua objetiva.
Ao meio-dia começaram a entrar na quinta, com sorrisos de orelha a orelha, e na boca as palavras, lindo e fácil. Pelas 13h iniciou-se o verdadeiro repasto com bacalhau assado desfiado e bem temperado acompanhado com um bom magusto. Como a Graça Sena não podia comer esse prato, foi substituido por carne estufada e batatas cozidas. A meio do almoço o inexcedível organizador, pediu que todos vissem se havia um determinado sinal no seu aviãozinho, quem o tivesse ganhava a surpresa/prenda, que será um baptismo de vôo em ultraleve com o António Palma em data a combinar. 
E... … os sortudos foram: Mª. Do Céu Esteves e Fátima Libânio, Luis Fernandes e Manuel Garcia.
Satisfizeram-se os mais e os menos gulosos, com torta de laranja, brigadeiro, fruta e queijo. Depois do café , o organizador ofereceu os digestivos ( bom abafado e aguardente envelhecida em casco de carvalho).
Obrigada, sr. José Matos, sr. Manuel e ajudante até sempre. E , ala, que se faz tarde, às 16horas temos a visita guiada ao Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo. Visita engraçada com guias Celestina e Ana Paula, sempre bem dispostas, que na adega  nos serviram vinho branco Bridão do Cartaxo. 
Terminada a visita, dirigimo-nos desordenadamente á Pastelaria Martinica onde tomámos o chá acompanhado de sandes, bolos sortidos e à fatia. Muito agradável, bom mesmo. Mais uma vez aqui o apoio do António foi indispensável.
Terminado o lanche chazado, seguiu cada um de nós aos seu destinos alegres e felizes por mais um dia de caminhada muito bem passado.
Com saudações Caminhadeiras, a atirar para o vôo,

Kinita

5 comentários:

DoCeu disse...

Oh Palma, quanto pedes por me arranjares um aviãozinho?!
Mesmo só de pano, sem voo incluído.
Fico à espera.
Saudações tropicais

mreis disse...

Oh Fortunato, põe-te a pau que a Kinita está a fazer melhores reportagens que tu. A gente 'ensina-as' e depois fazem melhor que nós!(:
Pedido para levar a sério aquele do cuidado com as inscrições atempadas. Só quem organiza sabe quão importante é saber quantos vão, para organizar o almoço, a visita cultural, o chazinho e não estar até à ultima hora a telefonar para os vários sitios a alterar o numero de presenças. E depois há quem se queixe que a comida não é suficiente... E por falar em comida, o magusto a acompanhar o bacalhau foi para mim uma agradável surpresa.
E até fizemos 12 kms sem reclamações! Organizações Palma, tudo na boa e com calma!

António Dores Alves disse...

Os 12 quilómetros até se fizeram muito bem.. Caminhada muito agradável e restante programa também.
Obrigado Palma.
Abraços

António Palma disse...

Os aviõezinhos, mandei fazer "quase por medida", ou seja...contei os caminhantes homens (avião azul com fita azul) e as senhoras (avião azul com fita cor de rosa).
Com as desistências e as inscrições tardias, quase que me iam faltando aviões! No final "contas feitas", só eu fiquei sem avião!. Bom...
Já pedi a quem mos fez se podia fazer mais dois ou três... Disse-me que tinha três (mas vermelhos) que me dava.
É todo o stock!...Exclusivo para a Caminhada...
Comigo é assim (ah!ah!).
Mas, lá diz o povo " todos os diabos têm sorte", por isso arranjo-te um....VERMELHO!!

DoCeu disse...

Tudo bem, oh Palma, não discrimino o vermelho!
És um querido, obg
Beijinhos