segunda-feira, 9 de abril de 2018

* * * * * * * * 13ª Caminhada da Época 2017 / 2018 * * * * * * * * Avós e Netos de Mão Dada a Caminhar no Jamor . Dia 4 de Abril




Álbuns de Fotografias:
Céu Fialho
Dores Alves
Luz Fialho
Luis Martins
Data do Evento: 04 de Abril
Local: Parque Desportivo do Jamor
Percurso: “Avós e Netos de Mão Dada a Caminhar no Jamor”
Distância: 07 kms
Avós Caminhantes: (28) Ana Leão; Andreia Jota; Carlos Penedo; Cidália Marta; Dores Alves; Elsa Garcia; Estela Garcia; Fortunato Sousa; Gilberto Santos; Hélia Jorge, Isabelina Jorge; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Gonçalves; Lurdes Barbosa; Manuel Barbosa; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Lopes; Maria do Céu; Maria do Céu Fialho; Maria da Luz Fialho; Maria Neves; Rosário Brazão; Sara Morais Pinto; Vítor Gonçalves;
Netos Caminhantes (28): António Santos; Benjy Gonçalves; Bia Barbosa; Bianca Moura; Daniel Santos; Diogo Barbosa; Caetana Garcia; Diogo Mateus; Domingas Garcia; Gonçalo Henriques; Jacinta Garcia; Joana; Joana Sousa; Manuel Fernandes; Manuel Gonçalves; Manuel Henriques; Martin Fernandes; Martin Santos; Matias Gonçalves; Miguel Reis; Pedro Sousa; Rita Nicolau; Santiago Cordeiro; Sara Mateus; Sofia Reis; Teresinha Garcia; Tiago Nicolau; Tomás Martins;
Só ao Almoço: (2) Angelina Martins; Graça Sena;
Organizadores: Fortunato de Sousa / Kinita de Sousa
Local do Almoço: Restaurante “A Canoagem”
Próxima Caminhada: 1ª Caminhada Extraordinária (Arcos de Valdevez)
Reportagem:
Mais uma vez realizamos a caminhada de avós e netos no Parque Desportivo do Jamor. Este é o local que podemos definir como “Tudo em Um”, já que aqui estão reunidos os requisitos necessários e adequados para caminhar, almoçar e praticar actividades desportivas polivalentes e adaptadas aos avós e aos netos. Muito importante ainda, são as condições de segurança, pois dentro do parque não circulam veículos motorizados.
Ainda antes das 9 horas da manhã começaram a chegar os participantes inscritos, seniores e júniores. Cumprimentos habituais e a pirralhada a apalpar terreno, à procura de parceiros e parceiras para a jornada caminhadeira do dia. Os avós, esses, sempre muito vigilantes e preocupados com o comportamento dos netos.
Já com a presença de todos os participantes inscritos, seguiu-se o momento da formatura habitual, com o organizador a debitar informação sobre o programa do dia e, de seguida, vieram as fotografias de grupo. Uma primeira com os avós e netos misturados e, depois, outra fotografia só com os netos.
Deu-se de seguida início à caminhada, onde um grupo de lebres jovens, supervisionadas pelo lebrão avô Gilberto, iam marcando um ritmo acelerado lá à frente. Cá mais atrás, o organizador ia tentando que o grupo se mantivesse unido, mas não foi fácil. A solução foi encontrada, através de várias paragens intercalares para reagrupamento da malta.
Percorridos mais ou menos 7 quilómetros, sem vento nem chuva que nos incomodasse, terminámos o percurso sem sinais de cansaço ou fadiga.
Seguiu-se o almoço no local habitual, basicammente com a mesma ementa dos anos anteriores, mas desta vez com um serviço de maior qualidade. Pelo menos foi esta a ideia com que ficou o organizador do evento.
Às 3 da tarde deu-se início ao programa mais aliciante do dia, que era a prática de canoagem e mini kart em pista de terra batida. O mini golf desta vez não estava operacional, por estarem a decorrer obras de manutenção neste espaço agradável, localizado entre as pistas de canoagem.
E aqui como de costume, os avós iam partilhando com os netos o entusiamo destas aventuras emocionantes, cuja prática se adequa em perfeição a todos os escalões etários.
A prova do sucesso e do agrado desta parte do programa ficou bem marcada, já que a pedido de vários juniores,  teve o organizador que pedir aos responsáveis pelo aluguer dos karts, que nos concedesse mais um tempinho extra. A boa vontade e simpatia do Nuno Azevedo, evitou reclamações e desagrado  por parte da pirralhada.
E foi assim, que, sem avós e netos acidentados e lesionados, regressámos à  esplanada do restaurante onde almoçámos, para que nos fosse servido o lanche com que haviamos de completar o programa do dia.
Terminada a merenda, fomos pouco a pouco abandonando as instalações do Parque Desportivo do Jamor, com a sensação de que o objectivo foi cumprido e, que para o ano, se Deus quiser cá estaremos de novo para mais uma jornada caminhadeira intergeracional.
Saudações Caminhadeiras em passada satisfatória,

Fortunato de Sousa

P.S. – Para os participantes juniores e seniores que pela 1ª vez estiveram connosco, esperamos que lhes tenha agradado o ambiente que aqui encontraram e vivenciaram.

2 comentários:

DoCeu disse...

O sucesso do costume. Por algum motivo os nossos passam a vida a perguntar quando haverá nova caminhada de avós e netos!
Obrigado avó Quinita, obrigado avô Fortunato e até à próxima

Lurdes Barbosa disse...

Comentário da Bia e Diogo: "Oh vó foi muito fixe"!!!..;)

Muito obrigada aos Avós organizadores!!