domingo, 25 de setembro de 2016

* * * *____ 2ª Caminhada da Época 2016 / 2017 ____* * * * _____Entre o Arinto e as Amoras __. Dia 21 de Setembro ____





Albuns de Fotografias:
Luz Fialho
Luis Martins
Data do encontro :  21/ 09/ 2016
Local: Bucelas
Percurso: 10.7 Km em 3h20m
Organizadores: Vítor Gonçalves
Caminhadeiros : (41) Acilina Couto, Amílcar Queiroz, Angelina Martins, Ana Cristina, Ana Leão, António Clemente, António Palma, Carlos Evangelista, Carlos Penedo,  Cidália Marta, Clara Maia, Estela Garcia, Fátima Libânio, Fortunato de Sousa, Gil Furtado, Gilberto Santos, Graça Sena, João Figueiredo, Júlia Costa, Lina Fernandes, Lúcio Libânio,  Luís Fernandes, Luís Martins, Luís Santos, Luísa Clemente, Manuel Garcia, Manuel Pedro, Manuel Reis, Margarida Lopes, Margarida Graça, Margarida Serôdio, Maria da Luz Fialho, Maria do Céu Esteves, Maria do Céu Fialho, Quinita de Sousa, Rogério Matias, Sara Sousa, Vítor Gonçalves,  Zélia Santos. João Feijão e Susana Feijão
Caminhadeiros só almoçadeiros: Odete Vicente, Teresa Palma, Luísa Gonçalves ,Benjamim o nosso neto de 8 meses , Virgilio Vargas e o João Duarte
Almoço: Restaurante “O Barrete Saloio”
Próxima caminhada: 05/10/2016 (organiza " As Meninas de Torres "
Reportagem: Depois de tomado o cafézinho matinal e alguns esclarecimentos feitos pela organização, juntaram-se os Caminhadeiros para a tradicional foto de grupo.
Iniciamos a nossa caminhada pelas 9.40 H com partida do parque de estacionamento do Museu do Vinho em Bucelas.
Depois de vencermos a 1ª subida, esperava-nos um percurso serpenteado por vinhas, vales, ribeiros secos e subidas e descidas normais da zona saloia, que com a nossa habitual boa disposição fomos desfrutando e ultrapassando não sem que alguns (algumas) fossem provando uma uva aqui uma amora ali e em amena cavaqueira apreciando a paisagem que até contou com uma cascata virtual que nos foi apresentada pelos nossos guias Susana e seu pai João Feijão.
Terminada a caminhada dirigimo-nos ao restaurante "Barrete Saloio", onde aos Caminhadeiros caminhadeiros, se juntaram os "Caminhadeiros só almoçadeiros".
O João Duarte solidário com os lesionados do Benfica apresentou-se com uma lesão no joelho que todavia não o impediu de desfrutar dos aperitivos, do arroz de costela com grelos e principalmente o Arinto de Bucelas, terminando com o XIRIPITI que faz parte do equipamento do Carlos Penedo. 
Com as explicações da Helena visitámos o Museu do Vinho, enriquecendo o nosso conhecimento vinícola, sobre as invasões francesas e "Linhas de Torres", tema sempre presente nas partes norte, nordeste e este da zona saloia. Curioso foi ver o que aprendemos sobre o vinho foi de tal forma profícuo, que esgotámos o stock de alguns vinhos no Museu e tivemos que recorrer à vizinha Enoteca.
O chá foi tomado no "Solar de Bucelas", local que serviu para um ultimo convívio e depois com as mão ocupadas com as garrafas das mais variadas castas voltámos para as nossas casas.
Obrigado aos Caminhadeiros que estiveram presentes e até à próxima no Vimeiro.

Vítor Gonçalves  

4 comentários:

mreis disse...

Mais uma terra por mim mal conhecida dos arredores de Lisboa que por via das andanças caminhadeiras passou a fazer parte do roteiro "a revisitar". Caminhada esforçada, belo trajecto e belo almoço (tirando a canela no entrecosto...).
E tudo graças ao Vítor de Caneças!

DoCeu disse...

Parafraseando o nosso senador sonhador, a certa altura da dita cuja: "bela caminhada, muito rústica" (enquanto se baixava para colher mais uma espécie botânica). Gostei!

M.Luz disse...

Como gostos não se discutem, não vou entrar em discussão com o Manel Reis, mas a canela dava um paladar bem especial ao arroz de costela! (e o Arinto completava o petisco da melhor forma :))
Bela caminhada!

Unknown disse...

Foi um prazer acompanhar este grupo de jovens nesta aventura na nossa terra!Esperamos que tenham gostado e fica o convite para voltarem pois em Bucelas há muitos trilhos para os Caminhadeiros explorarem!
Esperamos por vocês para uma visita cultural na Festa do Vinho e das Vindimas de Bucelas no fim de semana de 7 a 9 Outubro e no dia 29 Outubro no Trail\caminhada das Bruxas!