segunda-feira, 12 de setembro de 2016

1ª Caminhada da Época 2016 / 2017 - Pelos Miradouros do Parque Florestal de Monsanto - Lisboa . Dia 07 de Setembro




Albuns de Fotografias
Dores Alves
Ceu Fialho
Luis Martins
Luz Fialho
Carlos Evangelista
Data do Encontro: 07/09/2016
Local: Lisboa (Parque Florestal de Monsanto)
Percurso: Pelos Miradouros do Parque Florestal de Monsanto - 10,000 Kms ; 03,00 horas
Caminhantes Seniores: (28) Ana Cristina Umbelino; Ana Nicolau; Angelina Martins; Carlos Evangelista; Céu Fialho; Dores Alves; Estela Garcia; Fortunato Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; Graça Sena; João Costa; Hélia Jorge; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luz Fialho; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Lopes; Maria do Céu; Nela Costa; Pedro Albuquerque; Quinita Sousa; Sara Pinto; Vitor Gonçalves; Zé Clara;
Caminhantes Juniores: (22) Gonçalo Garcia e Lourenço Garcia; João, Mariana, Francisco, Sofia e Miguel (netos do Manuel Reis) Hugo Furtado; Daniel, Martim e António (netos do Gilberto); Manuel de Sousa, Frederico de Sousa e Vicente Simões; Manuel Fernandes e Martim Fernandes; Rita, Diogo, Sara e Tiago (Netos da Maria da Luz); Tomás Martins; João Maria Sena.
Organizador: Dores Alves / Pedro Albuquerque
Almoço: Restaurante “Dom Leitão”
Próxima Caminhada: 21/09/2016 (Organiza: Vítor Gonçalves)
Reportagem:
O frondoso “Parque Florestal da Serra de Monsanto”, foi o local escolhido pelos experientes Caminhadeiros Pedro Albuquerque e António Dores Alves, para darmos o passo de partida da nova época. 2016 / 2017 ficará marcada como a 10ª época de actividade caminhadeira, pois foi no dia 27 de Novembro do ano 2007 que começamos a utilizar este blogue para registo histórico das Quartas-Feiras de eventos caminhadeiros deste singular e inigualável grupo.
À convocatória responderam 57 pessoas, mas por razões de ordem vária só compareceram à partida 28 Caminhadeiros seniores e 22 juniores. Tivemos assim na caminhada de início de época a bonita soma de 50 participantes. O Búzio, a Ema, e o Guru que se estreou nestas andanças, também marcaram presença, mas com o estatuto de “cãominhadeiros”.
A concentração às 09:30 teve lugar em frente ao restaurante “Dom Leitão” localizado no interior do estádio do Casa Pia ou Pina Manique. Foi aí que os Caminhadeiros participantes tiveram oportunidade de se reencontrar após 2 meses de interregno. O grupo do pessoal menor também ia dando asas ao seu contentamento e exteriorizando as energias inesgotáveis e tão características deste escalão etário.
Foto de grupo registada e ala que se faz tarde e o calor aperta. Durante o percurso, vários grupos se foram formando como de costume, com o organizador Pedro Albuquerque a liderar e o Carlos Evangelista e o Luís Martins a garantir que atrás deles ninguém podia ficar.
O percurso foi todo ele muito agradável, percorrido desde Pina Manique até Montes Claros, com regresso ao ponto de partida. Pelo caminho fomos visitando os vários miradouros estrategicamente localizados neste pulmão da cidade de Lisboa e observando as paisagens maravilhosas que deles se podem ver. O calor ia aumentando, mas a sombra das árvores era o nosso grande aliado. Bebam água para não desidratar, aconselhavam os mais velhos aos mais novos, enquanto a Ana Nicolau o Gil Furtado e a Sara davam atenção redobrada aos seus cãesminhadeiros.
Cumprido o percurso e chegados ao local do almoço, tínhamos à nossa espera os casais Firme e Clemente. Faltaram à caminhada, mas não queriam perder o almoço nem o convívio com o pessoal na primeira oportunidade da nova época.
Leitão assado para os seniores e bitoque para os juniores em mesas separadas para os 2 escalões etários, mas com o Gonçalo Garcia e o Hugo Furtado inseridos no grupo dos cotas. Bom almoço e também bom serviço prestado pelos empregados e donos do restaurante.
Terminado o repasto, seguiu um grupo para a visita cultural enquanto alguns participantes no evento tiveram por variadas razões, que dar aqui por terminado o seu primeiro dia de aventura caminhadeira.
A visita cultural ao Padrão dos Descobrimentos onde se encontra exposta uma amostra do que foi a Exposição do Mundo Português realizada no ano 1940 foi muito interessante. Aqui estão resgatadas memórias do império português naquela época e testemunhos registados agora e deveras curiosos, por gente que visitou a exposição naquele ano.
Este mesmo grupo regressou ao local de início da caminhada para cumprir na integra o programa habitual das Quartas-Feiras caminhadeiras, ou seja, o tradicional chá desta vez acompanhado por um delicioso bolo com o logo dos Caminhadeiros.
E foi assim que terminou a 1ª aventura caminhadeira da época, onde os organizadores demonstravam no seu semblante toda a emoção e alegria por terem cumprido em pleno tudo o que tinham planeado para este dia. Eu por mim estou convencido, que tanto os seniores como os juniores e os cãesminhadeiros, ficaram mais que satisfeitos com o seu precioso e simpático contributo.
Saudações Caminhadeiras,

Fortunato de Sousa

3 comentários:

Carlos Evangelista disse...

Que diria Fernando Pessoa se tivesse conhecido as "Nossas Crianças ".
Com um Inicio assim como vamos terminar.
Parabéns ao Dores e Albuquerque.
Abraço
eu

DoCeu disse...

Razões logísticas relacionadas com a canalha, obrigaram-nos a fazer gazeta ao programa da parte da tarde, o que lamento. Mas fizemo-lo com o acordo dos organizadores.
Que bom foi rever grande parte do grupo! Espero que, na próxima, venham os restantes.
A caminhada foi super agradável e as temperaturas, felizmente, não abusaram. Realmente, o P.F. Monsanto é inesgotável e o Pedro e o Dores Alves, grandes conhecedores dele, proporcionaram-nos mais um magnífico e diferente percurso. Obrigado!
No regresso, fui bombardeada com perguntas:
também tens um bastão de bronze?
o que é uma temporada?
como é que se organiza uma caminhada?
etc, etc...
Vê-se bem que o testemunho está a ser passado, o bichinho está a morder os júniores!
Céu

Luis Fernandes disse...

Quanto à caminhada nada a dizer a não ser elogiar os organizadores por mais esta bela aventura.
Agora quanto ao blog... mais uma vez a Google fez alterações, não sei ao certo com que objectivo, a única coisa que sei é que não consigo apresentar as fotos em "slideshow".
Até descobrir e não sei se vai ser possível, as minhas desculpas pelo facto.

Saudações caminhadeiras em passada alterada

LF