segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

* * * * * * * * 11ª Caminhada da Época 2014 / 2015 * * * * * * * * ___ A Folia do Amor Torres Vedras . Dia 04 de Fevereiro ___




Álbuns de Fotos:
Maria do Céu Fialho
Miguel Cardoso
Dores Alves
Luis Martins
Maria da Luz Fialho
Data do Encontro: 04/02/2015
Local: Torres Vedras– Folia do Amor
Percurso:  - 09, 600 kms - 03: 00 Horas
Caminhantes: (32) Angelina Martins; Carlos Penedo; Céu Fialho; Cidália Marta; Dores Alves; Fortunato Sousa; Gilberto Santos; João Costa; João Duarte; João Figueiredo; Júlia Costa; Kinita de Sousa; Lídia Albuquerque; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Lurdes Clara; Luz Fialho; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Serôdio; Maria do Céu; Miguel Cardoso; Nela Costa; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Rogério Matias; Teresa Palma; Vitor Gonçalves; Zé da Clara.
Não Caminhantes: (2) Gil Furtado; Virgílio Vargas.
Organizador: Rogério Matias
Almoço: Restaurante ‘O Páteo do Faustino’ - (tel. 261.324.346)
Próxima Caminhada: 18/02/2015 – (Miguel Cardoso)
Reportagem:
Caras Amigas e Amigos Caminhadeiros,
Porquê a “Folia do Amor”, como título desta caminhada? Sabem a reposta? Não devem saber, por isso, aqui está ela:
Simplesmente, porque o Carnaval está no ar...
Foi com este espírito de festa e depois do “porto break” oferecido pela pastelaria Flôr, que inciámos mais uma caminhada, apesar de não haver nenhuma Columbina, nem Arlequim nem Pierrot, mas houve outras fantasias muito mais bonitas e interessantes.
Fomos acompanhados durante os 9 kms pelo nosso amigo Luís Sérgio, experiente e conhecedor de muitos percursos pedestres, assim os Caminhadeiros mais “rápidos” não puderam tomar a dianteira.
Não haja dúvida, que S. Pedro, esteve a nosso favor! Esta uma manhã gloriosa, de uma claridade deslumbrante, com um leve toque a Primavera. A luz do dia era dourada e habitava, num céu azul fortíssimo, o ar estava muito limpo e transparente como nunca. Pude sentir, o Sol batendo na minha pele. Tive umaa vontade enorme de gritar em alto e bom som: ....... Mas que dia lindo e maravilhoso que vamos ter nesta caminhada!
A terra, abria-se à nossa frente, em espaços amplos e vastos, para ouvir os nossos passos, cadenciados, ao ritmo da caminhada.
O rio de perto, transmitia-nos a sua paz, numa valsa sinuosa e enérgica. Estava vestido de côr barrenta e dava morada às areias, que se perderam nas esquinas do tempo e da solidão... Palavras para quê? ... Esta perfeição, só poderia ter um nome... NATUREZA!
Chegou a hora do repasto, no restaurante “O Páteo do Faustino” com um bom serviço profissional, acolhedor, confortável, comida bem confecionada, penso que foi do agrado de todos. Não estou habilitado a falar do vinho, mas gostei muito.

Após o almoço, fomos agraciados com a companhia e a sabedoria do nosso já conhecido guia cultural Paulo Ferreira, que nos levou a visitar o Castelo da cidade de Torres Vedras, que mais uma vez nos brilhou com os seus conhecimentos numa explanação claríssima, o que é de louvar. Para os mais interessados, foi mais um momento enriquecedor.


Em seguida visitámos o Monumento ao Carnaval de Torres, Carnaval mais português de Portugal, onde fizemos uma foto de grupo. Devido ao adiantado da hora, não foi possível terminar a visita cultural.
E o chá? Foi bom, não foi? Gostaram? Eu gostei muito, foi o máximo.
A viagem chegou ao seu términus e o fim da tarde afaga os nossos corações, com as lembranças, que já espreitam o cantinho aconchegnte da nossa MEMÓRIA.
Parabéns às “fantasias” premiadas.
Como é reconfortante ter amigos como vocês.
BEM HAJAM
Rogério Matias (Roger)
Estaremos de volta a 18 de Fevereiro
Vive o melhor de ti.
Agradecimentos:
Ao Pedro dono do restaurante “O Páteo do Faustino” pelo excelente serviço e disponibilidade.
Câmara Municipal de Torres Vedras (CMTV) nas pessoas de:
Dra Ana Umbelino vereadora da cultura, pela sua simpatia;
Dra Marta, pelouro da cultura, pelo apoio prestado;
Paulo Ferreira, Guia Turístico da CMTV pelos seus conhecimentos profundos da história da cidade de Torres Vedras, simpatia e disponibilidade;
Luís Sérgio, nosso Guia Pedestre da ATV-Académico de Torres Vedras pela sua disponibilidade, simpatia e dedicação. O ATV está a celebrar o seu vigésimo aniversário. Visita a página e faz-te sócio (associação sem fins lucrativos).
Pastelaria Flôr, na pessoa da D. Leonor, que amavelmente nos presenteou com uma excelente tarte de amêndoa, um miminho que muito nos agradou.

4 comentários:

António Dores Alves disse...

Que sempre haja um (Roger) para nos proporcionar um dia tão bem preenchido.
Obrigado.

Miguel Cardoso disse...

Os meus agradecimentos Rogério (Roger) pelo facto de nos teres proporcionado mais uma bela caminhada (soft), para todos os gostos, a qual foi e será sempre, assim o espero, o motivo principal, para a realização das jornadas quinzenais deste grupo caminhadeiro.
Restantes componentes gastronómica, cultural e respectivas imagens fotográficas (eu já vi parte delas), obtidas pelos repórteres caminhadeiros em serviço, de excelente qualidade.
Uma bela reportagem.
Parabéns Rogério (Roger).

*escrito conforme antigo acordo ortográfico

S.C.
M.C.

LM disse...

Em termos (e não Termas) de fecho desta belíssima caminhada aqui fica algo para se poder recordar melhor o dia que nos foi proporcionado pelo Rogério:
https://www.youtube.com/watch?v=POwmX8gIKLY

Espero que gostem se bem que não seja inédito para muitos de nós, uma vez que estava a ser exibido no Centro de Interpretação do Castelo. Um grande abraço por este dia e cumprimentos ao dono do tempo com quem, de certeza, tiveste uma conversa de pé de orelha muito séria.
Angelina e LM

Vit.Gonçalves disse...

Um muito obrigado pelo excelente dia que a organização " rogermat" nos proporcionou.
Tenho pena não ter desta vez colaborado com o Carnaval, mas felizmente aparece sempre alguém bem mascarada/o.
Os meus parabéns ao Roger.
VG