segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

* * * * * * * * 10ª Caminhada da Época 2014 / 2015 * * * * * * * * Os Caminhadeiros na Batalha "Percurso PR1 Mata do Cerejal"



Local: Alcanadas
Percurso: 8 Km
Caminhantes: (32) Amilcar Queiroz; Angelina Martins; António Clemente; António Palma; Pedro Pedrosa, digo, Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Céu Fialho; Dores Alves; Fátima Libânio; Fortunato Sousa; Gabriela Bentes; Gilberto Santos; Graça Sena; João Figueiredo; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Lurdes Clara; Luz Fialho; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Maria do Céu; Miguel Cardoso; Octávio Firme; Pedro Albuquerque; Quinita Sousa; Rogério Matias; Vitor Gonçalves; Zé Clara
Só ao almoço: (3) Bernardino; Gil Furtado; Socorro
Organização: Céu Fialho / Luz Lialho
Almoço: Restaurante Dom Duarte
Chá: Pastelaria Arqueiro
Próxima caminhada: dia 4 de Fevereiro | Organiza: Rogério Matias | Dress code: máscara de Carnaval
Reportagem: O dia foi recheado de surpresas. Não a da chuva, claro, que essa ameaçava desde há dias, em vários sites meteorológicos.

Mas, por exemplo, a do novo Caminhadeiro que tinha pedido adesão à confraria dos quilómetros.


Foi com muita alegria que o (re)admitimos.

Nós bem que adiámos o momento da partida, prolongando as fotos em várias poses e indumentárias. Mas, como a chuvinha não despegava, não houve outro remédio senão dar o tiro de partida.

Um dos dois troços mais arborizados apresentou-se logo quase ao princípio, para encanto dos que gostam de musgos, fetos e afins.
Pequenas subidas e descidas, iam suscitando reacções diversas…

Ao fim de uma hora e tal, o sol começou a espreitar e o pessoal animou-se. Tiraram-se abafos, impermeáveis.

É bom ser-se optimista, mas, desta vez, fomo-lo antes de tempo. A passagem pelo ponto mais elevado do percurso, em que a chuva, que já recomeçara, era puxada por um terrível vento gelado, ficará na memória próxima das gentes.

Por esta altura já o pelotão estava completamente fragmentado. As paragens para reabastecimento foram sendo feitas avulsamente, que as circunstâncias não proporcionavam o toque a reunir. E as pedras escorregadias começavam a contabilizar vítimas… Declaradas e documentadas, foram três quedas. Não sabemos se terá havido mais.

No último terço do percurso estava localizada a “Mata do cerejal”, que dá o nome ao trajecto, com direito a placa e tudo. Mas os entendidos não lobrigaram nenhuma cerejeira.

A parte final do passeio, de carácter mais urbano, desenrolava-se já dentro da aldeia de Alcanadas, onde uma fonte se arvorava nem mais nem menos do que o pergaminho de estar situada no local onde a Arca de Noé se imobilizou, depois do dilúvio bíblico!

Depois de nos vermos livres das peças de vestuário mais conspurcadas, lá fomos em cortejo até à Batalha.

A hora do almoço, no restaurante D. Duarte, reservou-nos mais surpresas: o logotipo d’ “Os Caminhadeiros”, em “tamanho natural”, trazido pelo nóvel Caminhadeiro Pedro Pedrosa; e a presença dos amigos Socorro e Bernardino, recém-chegados do Brasil.

Em passada vagarosa, fomos até ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, que ocuparia a parte cultural do dia.
Deparámo-nos com um museu que, não obstante a sua modesta dimensão, entusiasmou os circunstantes – peças de muita qualidade, valorizadas também pela maneira como estão expostas, conteúdos audiovisuais de grande didactismo, e uma grande atenção às questões da acessibilidade ao público com deficiência.
Para o agrado dos visitantes contribuiu em muito o empenho da jovem guia, Emilie Pereira.

Na pastelaria “Arqueiro” adoçámos a boca à hora do chá e fizemos as despedidas até daqui a quinze dias.

Saudações caminhadeiras
Céu Fialho

6 comentários:

Maria do Céu disse...

Passeio muito bonito, pena a chiuva, mas nada que nos atormente. Boa suspresa ao almoço, Bernardino e companheira. E ao novel caminhadeiro Pedro Pedrosa, as boas vindas. mas ele está enganado quanto às vendas. Neste grupo vemdem-se pirilampos mágicos, pins, canecas e afins. Ele que não venha com desculpas pois já está angariada a compra. Bjs. Céu.

Unknown disse...

Apesar da chuva, vento e frio (S. Pedro desta vez esteve ausente), não deixou de ser mais uma jornada em que os Caminhadeiros fizeram o caminho andando.
Agradecimentos às estreantes organizadoras, manas Fialho, por nos terem proporcionado mais um dia bem, passado e com algumas surpresas.

*escrito de acordo com antigo acordo ortográfico

Saudações Caminhadeiras,
Miguel Cardoso

Fortunato de Sousa disse...

Ainda venho a tempo de adicionar o meu comentário à reportagem da amiga Céu Fialho.
Antes de mais as minhas desculpas pelo atraso na publicação da mesma. O que aconteceu, foi que a repórter enviou e muito bem a reportagem para o endereço dos Caminhadeiros e não para o meu como é habitual ser enviado pelos outros repórteres. Portanto, a consequência desta minha falta de atenção foi, que a reportagem esteve 4 dias armazenada na caixa de correio. Se não fosse o Luís Fernandes dar-me o alerta, não sei por quanto mais tempo lá ficaria.
Agora, os meus parabéns a todos os repórteres que através da prosa e das imagens, reflectiram em absoluto o que se passou com os Caminhadeiros presentes na Batalha no 10º evento da época.
Uma menção especial para o nosso amigo Fernando Bernardino que foi um dos sete pioneiros deste grupo criado há quase oito anos e que depois de uma longa ausência nos veio visitar. Faltava-lhe a ele e a todos nós, ainda mais este momento feliz para adicionar e complementar o que ele no passado recente e em momento de grande inspiração definiu como 'Felicidade'.
Outra menção especial para o regresso do nosso amigo Carlos Evangelista, que depois de uma longa ausência reapareceu disfarçado de Pedro Pedrosa. Mais uma partida bem planeada pelo Carlos, que a todos surpreendeu.
Finalmente um abraço Caminhadeiro para as manas Céu e Luz Fialho, que se estrearam na organização de eventos Caminhadeiros com nota muito alta e distinção,
Fortunato de Sousa

M.Luz disse...

Pois ainda falto eu a comentar!
Não se assustem, não me vou alongar, mas quero repor a verdade - a organização do 10º evento esteve exclusivamente a cargo da mana Céu!
Tentei, por várias vezes, anunciar o facto durante a jornada, sempre "reprimida" por ela, mas agora, com cada uma em sua casinha, aqui fica registada a verdadeira autoria.
"O seu a seu dono"!

Até Torres (eu que sou visceralmente anti-entrudo...),
Saudações Caminhadeiras

Maria da Luz

Fortunato de Sousa disse...

A honestidade teve sempre um preço muito caro.
Ora o que eu é que eu quero dizer com isto: Pois se a mana Maria da Luz Fialho não contribui em nada para o evento Caminhadeiro da Batalha, só tem uma coisa a fazer. Que é: Organizar outra caminhada na data mais oportuna e que melhor lhe convier.
Saudações Caminhadeiras em passada desonesta,
Fortunato de Sousa

DoCeu disse...

Oh Fortunato - e eu lá sou conhecedora dessas intimidades (= o teu mail)?! ;-)