domingo, 11 de janeiro de 2015

* * * * * * * * 9ª caminhada da Época 2014 / 2015 * * * * * * * * Cais do Sodré a Algés pela Margem do Tejo . Dia 07 de Janeiro




Álbuns:
Maria do Céu Fialho
Fortunato de Sousa
Maria da Luz Fialho
Gabriela Bentes
Dores Alves
Data do Encontro: 07/01/2015
Local: Lisboa - Docas
Percurso: 10,000 Kms - 02: 30 Horas
Caminhantes: (21)
António Clemente; Carlos Penedo; Céu Fialho; Dores Alves; Fortunato Sousa; Ilda Poças *; João Duarte; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luísa Clemente; Luz Fialho; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Maria do Céu; Manuel Reis; Octávio Firme; Odete Vicente; Quinita Sousa; Rogério Matias; Teresa Palma; Vitor Gonçalves;
* – Só caminhou
Só ao Almoço (5): Gabriela Bentes; Gil Furtado; Luís Martins; Margarida Graça; Zé Clara;
Só na parte Cultural: Teresa Alves
Organizador: Quinita de Sousa / Fortunato de Sousa
Almoço: Restaurante Caravela d' Ouro (Tel: 21.811.4359)
Próxima Caminhada: Dia 21 de Janeiro - Organiza: Céu Fialho / Luz Fialho
 Reportagem:
'O grupo com o frio encolheu'. Foi desta maneira que a Maria do Céu Fialho caracterizou o grupo reduzido de Caminhadeiros que participaram na 1ª caminhada do ano da graça de 2015. Quando a média de participantes nos últimos tempos variou entre as 30 e 40 participações, não haja dúvida que o frio de Janeiro fez encolher o grupo. E quando referimos o frio de Janeiro, estamos a falar das gripes e constipações que atacam todos os cidadãos nesta época do ano, sejam eles ou não Caminhadeiros.
Mesmo assim, com todas estas contrariedades, às nove e meia da manhã com uma temperatura a rondar os 8 graus centígrados no Largo do Cais do Sodré, ainda conseguimos concentrar 21 destemidos Caminhadeiros. Alguns deles ou a maioria já tinham antes ido a Algés estacionar os carros, pois a caminhada era aí que terminava.
Portanto, a estação dos comboios do Cais do Sodré serviu para nos abrigar do frio, e o cafézinho quente ali tomado ajudou a aquecer os motores dos participantes na caminhada.
Primeira surpresa do dia foi a visita inesperada da nossa amiga Graça Sena, que aqui se deslocou propositadamente para nos convidar a tomar uma bebida quente e ser ela a pagar a mesma. A razão para tal, é que tinha algo para celebrar e a impedira de vir à caminhada. Tinha a ver com a data 7 de Janeiro, dia em que o Sr. Sena, seu pai,  celebrava nada menos que o seu 96º aniversário. Os nossos agradecimentos à Graça pela sua presença e os desejos que por mais anos e pelos mesmos motivos a nossa amiga não compareça nos eventos caminhadeiros.
Pouco passava das 10:00 horas quando posámos para a foto de grupo, e demos início ao friorento passeio pedestre ao longo da margem direita do Tejo nesta lindíssima zona da cidade de Lisboa até Algés. Para quem no passado não muito distante conheceu esta zona degrada da cidade, e agora tem oportunidade de comparar, pode concluír que foram tomadas algumas decisões acertadas em benefício da comunidade e da imagem do país. Como dizia o António Clemente quando passámos pelo cais de Alcantara: Eu só aqui vinha para me despedir dos amigos que partiam para a guerra de África.
Havia agora que cumprir a segunda parte do programa, que constava em repôr as energias perdidas e ganhar calorias para enfrentar a tarde friorenta que não tardaria.
Portanto, chegados ao Caravela d' Ouro, agora já sem a presença da Ilda Poças que só caminhou, tivemos a grata companhia de caminhadeiros em convalescença do surto gripal e ainda da nossa amiga Margarida Graça. Também uma curta visita do Guilherme da Fonseca Statter a desejar-nos um bom ano, e nos comunicou que por motivos de saúde não tem podido comparecer.
Após o bem servido e confecionado almoço, fomos cumprir a terceira parte do programa, que constou desta vez de uma visita ao Museu da Presidência da República. Uns mais afoitos deslocaram-se a pé, tendo mesmo exgido ao Luís Fernandes que lhes atribuísse para  efeitos de estastística os quilómetros percorridos.
Quanto à visita guiada ao Museu, foi interessante, com o guia Óscar Casaleiro a mostrar uma boa preparação para a função que desempenha e paciência suficiente para esclarecer as dúvidas aos que lhe as colocaram.
Para terminar a quarta parte do programa do dia, regressámos agora à pastelaria Caravela d' Ouro onde nos esperava um bom chá e uns bolinhos deliciosos.
A temperatura começava de novo descer e a sugerir que era hora de voltar a casa Foi isso que fizemos, com a confirmação de que no próximo dia 21 teremos um novo evento mais a norte, onde o frio decerto também será nosso companheiro de jornada.

Saudações Caminhadeiras,

Fortunato de Sousa

5 comentários:

M.Luz disse...

Amigo Fortunato:
Muito obrigada pela detalhada reportagem, e fotos complementares.
Permite-me um pequeno reparo - se quiseres, emenda o apelido do guia que nos acompanhou no Museu, em vez de Fazendeiro, é Casaleiro ;) (uma questão de "downgrading" :P)
Não que tenha grande importância, mas nunca se sabe se ele não vai aceder ao nosso blogue :)
Saudações Caminhadeiras,
Maria da Luz

Fortunato de Sousa disse...

Obrigado Maria do Céu pelo oportuno reparo em relação ao apelido do guia Óscar.
Parece que as coisas para aquelas bandas estão enguiçadas, o que nos leva a cometer erros, felizmente comigo e desta vez de pequena monta.
Com a correcção efectuada me despeço até de novo em passada Caminhadeira,
Fortunato de Sousa

Vit.Gonçalves disse...

Pois é...
A 1ª caminhada de 2015 teve poucos caminhadeiros, parcos nos comentários e pouco expansivos talvez pelo frio, mas o objetivo foi alcançado com um dia bem passado, conversas agradáveis, os chuchus do Manel Garcia e a certeza que em 2015 iremos superar o que fizemos em 2014.
Obrigado ao organizador Fortunato.
Já com saudades de todos vós, até à próxima.
Saudações Caminhadeiras.
V.G.

mreis disse...

pois é, Vitor, estou desde 6ª feira à base de ben-hurons entre os 37,5 e os 39 de febre, que queres que eu comente? Olha que estejam todos bem de saude e se alguem não estiver que diga aqui para eu me sentir um bocadinho acompanhado na desgraça. Claro que o que eu precisava era mesmo de miminhos mas como esta merda se pega nem isso posso esperar...
bjs e abraços de longe

LM disse...

Pois é! Que não te sintas sózinho porque nós dois estamos completamente solidários contigo. No sábado passado estivemos 5 horas nos Lusíadas e saímos de lá com um rol de antibióticos, antiinflamatórios etc e tal. O que é um facto é que ainda não estamos bem. Antigamente problemas destes eram curados com a seguinte receita: abifa-te, avinha-te e abafa-te. Agora os antibióticos limitam a aplicação desta receita, que pelo menos permitia uma certa alegria na doença. Um abraço, Manel.
Quanto à Caminhada apenas posso dizer que, pelas fotos tão sugestivas, estava um gelo de rachar e que todos os recantos eram aproveitados para se protegerem, ainda que se visse a garra com que atacavam o percurso tão frio. Quanto ao resto: gostei muito do almoço, estava impecável;
na visita viram-se coisas bonitas e valiosas e outras lições tirámos por não ver o que lá devia estar.
Mais uma semi-Caminhada para recordar.
Abraços
LM