segunda-feira, 21 de abril de 2014

* * * * * * * * 16ª Caminhada da Época 2013 / 2014 * * * * * * * * De Volta ao Jamor com os Netos . Dia 16 de Abril




Álbuns de Fotos:
Luis Martins
Dores Alves
Miguel Cardoso
Data do Encontro: 16/04/2014
Local: Cruz Quebrada – Parque Desportivo do Jamor
Percurso: 06:500 kms – 02:00 Horas
Caminhantes: (28) Angelina Martins; Carmen Firme; Carlos Penedo; Conceição Zagalo; Dores Alves; Fernando Zagalo; Fortunato de Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; Graça Sena; João Costa; João Duarte; Leonor Neto; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Manuel Garcia; Manuel Reis; Miguel Cardoso; Nela Costa; Octávio Firme; Odete Vicente; Quinita; Teresa Palma; Victor Gonçalves; Victor Neto; Virgílio Vargas; Zé Correia.
Netos: (21) Daniel Santos; Diogo Sousa; Francisco Neto: Frederico de Sousa; Gonçalo Garcia; Hugo Furtado; Inês Garcia; João Maria Sena; João Pedro Firme; Joana Sousa; Lourenço Garcia; Manuel Fernandes; Manuel de Sousa; Manuel Zagalo: Maria Firme; Mariana Baptista; Martim Fernandes; Pedro Firme; Sofia Reis; Tomás Martins; Rita Zagalo;
Só ao Almoço: (7) Bia Namora; Carlos Evangelista; Filipe Simões; Gabriela Bentes; José Viras; Teresa Viras; Tina Evangelista.
Organizadores: Fortunato de Sousa; Luís Fernandes; Victor Gonçalves;
Almoço: Restaurante 'A Canoagem' (Tel. 910.399.591)
Próxima Caminhada: 25, 26 e 27/04/2014
Reportagem:
Aproveitando as férias da Páscoa e as condições de excelência que o Parque Desportivo Nacional do Jamor proporciona a quem o visita ou utiliza, repetimos a experiência do ano passado e voltámos ao Jamor com os nossos netos.
Foi uma caminhada bastante participada e com um índice de estreantes nestas andanças como há muito não acontecia. Nada menos que 15 novas presenças (4 avós e 11 netos), que somadas aos restantes 40 participantes, puderam conviver e partilhar entre si experiências diferentes das do habitual dia a dia da nossa vida familiar.
A partir das 09:00 horas começaram a chegar as várias famílias caminhadeiras, apresentações e cumprimentos do costume, requisito imprescindível para dar entrosamento à relação de ascendentes e descendentes. Seguiram-se as fotografias para a galeria do blog, e o testemunho do fotógrafo de serviço, é que não foi nada fácil esta tarefa. Uns simplesmente não queriam ser fotografados, outros baixavam ou levantavam a cabeça em ar de gozo, e outros exigiam mesmo ao fotógrafo que a pose tinha que respeitar a sua vontade. Com alguma paciência e boa vontade lá se conseguiu o objectivo. Os organizadores do evento entregaram a cada neto participante, um pin da autoria do Caminhadeiro António Palma, todo ele desenhado à medida dos destinatários.
Segui-se a foto de grupo e uma curta comunicação aos participantes do que viria a ser o programa do dia.
Depois deu-se início à caminhada, onde a grande diferença de idades dos participantes resultou no fraccionamento total do grupo. De qualquer modo, mais ou menos a meio do percurso ainda se conseguiu um reagrupamento, mas a partir daqui foi mesmo impossível um andamento uniforme. Enquanto uns encurtaram caminho, outros prosseguiram pela rota planeada tendo terminado a caminhada com ar de vitoriosos Caminhadeiros já perto da 13:00 horas.
Seguiu-se o almoço no restaurante A Canoagem, onde algumas das avós presentes deram provas de uma experiência alargada e dedicação extrema aos seu netos. No final da refeição, a generosidade da Tina e do Carlos Evangelista estiveram mais uma vez em destaque, ao entregarem uma bandeira dos Caminhadeiros a alguns dos participantes, simbolizando a dedicação à causa caminhadeira por parte dos premiados.    
Seguiu-se a parte mais apetecível do dia para o escalão etário mais baixo, ou seja, a prática de canoagem e mini golf. Tal como no ano passado, a colaboração dos adultos foi muito importante para o sucesso desta parte do programa.
Finalizámos como de costume com o imprescindível chá de final de dia, acompanhado de bolos de laranja e de chocolate.
Uma palavra final para todos os avós e netos que neste dia se estrearam nestas aventuras caminhadeiras e também para os que só ao almoço se juntaram a nós, mas cuja companhia muito enriqueceu o convívio da caminhada: 'De Volta ao Jamor com os Netos'.
Saudações Caminhadeiras já em passada 'salerosa',

Fortunato de Sousa


4 comentários:

Maria do Céu disse...

Parabéns aos avós e aos netos. os que repetiram a caminhada já estão bem mais crescidos. É bom ver este convívio, e trazer os "miúdos" para o ar livre. Vendo bem há vida para lá das consolas, da tv e dos computadores.
Bjs. Céu.

octavio disse...

Contrariamente às minhas expectativas pessimistas, os meus netos adoraram o convívio e já me estão a perguntar quando será a próxima caminhada.
Penso que da próxima vez vou ter mais que três candidatos o que acarretará um problema de transportes...
Abcs
Octávio

Gil A F Furtado disse...

Foi bom ver e ouvir um bando de passaritos felizes esvoaçando e chilreando à nossa frente.

Muitas felicidades para eles! E que durante muito tempo os vejamos crescer em alegria e saúde!

Abraços.

Gil

mariana disse...

Gostei muito da caminhada e foi muito bom rever a canoa e o mini-golfe. Já tinha vindo à outra Caminhada "No Jamor com os Netos" mas esta ainda foi melhor!!!
A minha irmã Sofia foi outra vez a 1ª a chegar e está muito contente como eu e o avô Manuel.

Espero que haja mais caminhadas como esta e a de "Loures com os Netos".

Era para ficar em casa mas assim que soube da Caminhada larguei tudo para "Embarcar numa nova aventura".

Até à próxima aventura!!!!

Bjs da Neta Mariana :-)