sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

8ª Caminhada da Época 2012 / 2013 - Rota das Docas - (Cais do Sodré-Algés) - Dia 19 de Dezembro





Álbuns de Fotos:
Data do Encontro: 19/12/2012
Local: Cais do Sodré – Passeio das Docas
Percurso: 9, 500 kms - 02: 20 Horas
Caminhantes: (28)  Angelina Martins; António Bernardino; António Palma; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Francisco Reis; Gilberto Santos; João Reis; José Clara; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Manuel Fernandes; Gonçalo Garcia; Inês Garcia; Luke Beranek; Luís Martins; Luísa Gonçalves; Lurdes Clara; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Maria do Céu; Manuel Reis; Margarida Graça; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Virgílio Vargas; Vítor Gonçalves.
Organizadores:  Luís Fernandes e Vítor Gonçalves
Almoço: Restaurante ‘Caravela d’Ouro’ (Tel: 214.118.350)
Próxima Caminhada: 9/ Jan / 2013
Reportagem: Antes da hora aprazada, já os caminhadeiros com 4 caras novas estavam no Cais do Sodré (Cais Sodré segundo o Bernardino) para iniciar a caminhada até Algés.
Como de costume as “lebres” tomaram a dianteira e os outros lá os foram seguindo, gozando todos a paisagem proporcionada quer pelas margens, aves e barcos do Tejo quer  pelas docas de Santo Amaro, Alcântara, Belém e Bom Sucesso, quer pela bem tratada relva, a Rosa dos Ventos com o seu mapa mundo indicando onde e quando os portugueses chegaram com as suas naus, Monumento aos Descobrimentos, Torre de Belém e Monumento aos Mortos nas Colónias erigido no Forte do Bom Sucesso. 
Desta vez os caminhadeiros Manuel Fernandes e Francisco Reis deram um caminhar diferente uma vez que mais correram e brincaram que caminharam enquanto tanto  o João Reis como o Gonçalo Garcia fizeram a caminhada como adultos.
O almoço, a distribuição da prenda da Céu para as senhoras presentes e a troca de prendas entre os caminhadeiros  correu de forma animada, com promessas da Carmen e da Luísa que receberam como prenda, boletins de euromilhões,  que no caso de ganhar o 1º prémio ofereceriam um cruzeiro para “Os Caminhadeiros”.
A visita ao antigo mas sempre actual Aquário Vasco da Gama foi para a maior parte dos caminhadeiros o recordar os tempos de criança, desta vez superiormente guiados pela bióloga  Dra. Manuela Marreiros que foi tirando quase todas as dúvidas por nós colocadas, tendo ficado para uma 2ª visita a confirmação ou não, se teria havido outra lula gigante em exposição.
Para o Chá voltámos à Caravela D’Ouro onde a D. Sónia foi com a sua simpatia e eficiência a continuação do que tinha sido o almoço com o serviço do Sr. Jorge Lopes.
Depois de apreciado o por do sol no Tejo, e quando já passava das 18H   despediram-se os caminhadeiros, com votos de FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO até ao dia 9/1/2013.

Saudações Caminhadeiras em passada Natalícia,


Vítor Gonçalves

3 comentários:

virgili o vargas disse...

Faltou apenas referir que a visita cultural foi ao Aquário Vasco da Gama. Um projecto cujo desenvolvimento teve o apoio do Rei Carlos I de Portugal, pioneiro da Oceanografia no país.

Foi inaugurado em 20 de Maio de 1898, na presença do Rei e tinha expostas, além das espécies que passaria a exibir normalmente, as coleções zoológicas reunidas durante as campanhas oceanográficas que o monarca empreendera a bordo do iate real "D. Amélia".

JRitaT disse...

De partida para Lisboa via Istambul Votos de Feliz Natal e de muitas e boas caminhadas em 2013.

Abraços
Álvaro, Carmo e Zé

mreis disse...

Para completar a reportagem só mais uma informação: os netos Reis adoraram! Para repetir nas férias, que eles não têm a vossa vida.