quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

10ª. caminhada - Época 2009 / 2010 - Parque Florestal do Monsanto - 27 de Janeiro



Data da Encontro: 27/01/2010
Local: Parque Florestal do Monsanto
Percurso: 10,6000 Kms; 02:20 Horas

Caminhantes: Armando Lourenço; António Henriques; A. Pires; Bernardino; Carlos Sales; Dores Alves; F. Sousa; Gil Furtado; Lídia Albuquerque; Luís Fernandes; Manuel Pedro; Manuel Reis; Maria do Céu; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Carlos Evangelista; Victor Gonçalves.
Organizador: António Dores Alves
Almoço: Restaurante: O Jugo do Lavrador (Tel. 217163782) Preço: € 20,00
Próxima Caminhada: 10/02/2010 (Organiza: Bernardino e António Pires).
Fundo de Reserva: € 667,00
Reportagem:
Mais uma caminhada, desta vez no pulmão de Lisboa, num espaço com cerca de 1.000 hectares, 17 caminhadeiros sem receio do vento frio que foi uma constante até ao final do dia, percorrendo algumas áreas cuja vegetação é bastante diversificada.
O caminhadeiro Pedro Albuquerque (a quem desde já se agradece a disponibilidade) como perfeito conhecedor deste emaranhado de percursos pedestres possíveis, foi o nosso guia, levando-nos a alguns pontos onde a visão de aspectos tão diversos como o Rio Tejo e as áreas urbanas de Lisboa, as Serras de Sintra e Montemor e toda a zona saloia envolvente à cidade, inclusive a zona Sul do Tejo.
Na passagem pelo Parque Recreativo da Serafina, alguém ficou preocupado com o Bernardino, receando que o confundissem com as crianças que por lá brincavam. Tudo não passou afinal de bocas da reação.
No miradouro da Luneta dos Quartéis, o Manuel Pedro perante paisagem tão carregada de cimento e betão que dali se avistava, pediu muito solenemente, para retermos aquela visão, pois era cenário que estava em vias de extinção.
Para grande surpresa da maioria dos caminhadeiros, o renovado Gil Furtado manteve-se até final do percurso quase sempre no pelotão da frente. O segredo, ou a fórmula da poção mágica, só ele a poderá revelar, mas as próximas caminhadas serão reveladoras da verdade: regra, ou excepção.
O almoço foi a contento de todos, embora o Bernardino fizesse algumas insinuações depreciativas, que mais tarde foram esclarecidas.
A visita cultural ao palácio dos Marqueses de Fronteira pelas 15h30 onde o nosso guia
Frederico começou por nos informar das regras da visita (nada de ir á casa de banho sozinho) e outras.
O Palácio Fronteira, foi construído em 1640 como pavilhão de caça para D. José de Mascarenhas o primeiro Marquês de Fronteira.
A casa e o jardim têm belos azulejos cujos temas vão desde as batalhas a macacos que tocam trombetas.
Embora o palácio seja ocupado pelo 12º Marquês, algumas salas, a biblioteca e o jardim puderam ser visitados.
Tivemos o famoso chá na Catedral do Glorioso S.L.B. e até não se ouviram reclamações da parte dos verdes. Até deu para ver o ídolo Eusébio ao vivo.
Saudações Caminhadeiras,

António Dores Alves

P.S. Saudamos a primeira presença da Lídia Albuquerque, esposa do Pedro, a quem desejamos não ter desiludido e esperamos vê-la mais vezes nestas caminhadas.

6 comentários:

Fortunato de Sousa disse...

Parabens ao Dores Alves pela excelente caminhada de ontem. Organização impecável com a ajuda do Pedro Albuquerque, que demosnstrou conhecer os caminhos de Monsanto como a palma das suas mãos.
Muito bons o almoço no 'Jugo do Lavrador' e a reportagem elaborada pelo organizador.
Agora que venha a caminhada de Vila Nova da Barquinha e o almoço do arroz de ciclóstomo superiormente confecionado pela nossa já velha conhecida D. Adélia.
Fortunato de Sousa

FRANCISCO PIRES disse...

Como não pude estar presente, como desejaria,acedi ao blog não apenas para ler a clara e explícita reportagem do Dores Alves, mas também para comparar. Comparar com o quê?, perguntarão vocês. Com a reportagem ao vivo e no próprio dia, do mano António:
- Foi porreiro, foi giro.O almoço foi arroz de peixe com marisco. Estava muito bom!Muito bom! Aparentemente, algum picante, introduzido pelo Bernardino, não o estragou.(antes pelo contrário).Que me perdoe o Dores Alves, mas esta reportagem para quem conhece bem o repórter,como eu, é bem mais esclarecedora da qualidade do passeio.

Um abraço.Do Chico.

António Dores Alves disse...

Amigo Francisco Pires. O que mais desejo é que sejamos tôdos felizes, com ou sem comparações.
Um abraço caminhadeiro.
António Dores Alves

mreis disse...

Já lá vai quase uma semana, mas não quero deixar de salientar a boa ideia do António nos levar aqui a este belo espaço verde de Lisboa que eu nunca tinha calcorreado e que fiquei com vontade de frequentar mais vezes. A isto pode chamar-se perfeitamente serviço público. E a grande colaboração do guia Albuquerque sem a qual teríamos perdido alguns dos mais belos cenários de Lisboa.
Almoço, cultura e chá tudo nos trinques!

Abraços caminhadeiros

mreis

mreis disse...

O 'Malaca Casteleiro' do grupo chamou-me a atenção, e bem!, para 2 erros de palmatória nas legendas das minhas fotos, que corrigi. Os que ele não topou continuam lá...

Inté!

Luis Fernandes disse...

Devido à minha ausência no estrangeiro só agora me foi possível incluir o mapa da caminhada.
As minhas desculpas
LF