terça-feira, 22 de dezembro de 2009

8ª Caminhada Época 2009 / 2010 - Trafaria - 16 de Dezembro



Album do Armando
Data da Encontro: 16/12/2009
Local: Trafaria
Percurso: 10,000 Kms; 02:00 Horas

Caminhantes: Armando Lourenço; A. Henriques; A. Pires; Bernardino; Carlos Sales; Chico Pires; Dores Alves; F. Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; Hugo Pires; João Costa; João Figueiredo; Luís Fernandes; Manuel Pedro; Manuel Reis; Maria do Céu; M. Flôxo; Nela Costa; Teresa Santos; Vitor Gonçalves.
Organizador: Chico Pires
Almoço: Restaurante: António (Tel.) Preço: € 25,00
Próxima Caminhada: 13/01/2010 (Organiza: Vitor Gonçalves)
Fundo de Reserva: € 561,00
Reportagem:
Após uma jornada (Alcochete), em que o número de Caminhadeiros foi relativamente fraco (10 presenças), e com o anúncio ao almoço, da possível ausência na jornada seguinte de 2 dos presentes, a perspectiva de uma ainda mais fraca participação ensombrou a organização desta caminhada. Tanto mais que a época chuvosa e a proximidade da época festiva natalícia, poderiam contribuir para alguma possível (e compreensível) desmobilização. A realidade porém, demonstrou claramente não haver razão para tais conjecturas, e o parque de estacionamento da APPACDM *, préviamente reservado para cerca de 5 viaturas, comportou não sei mais quantas. Sei porém que a saída do parque para o restaurante, mais pareceu a saída de um casamento para o 'Copo de Água'.
21 participantes à partida (não contando com a chuva que também participou, mas não abusou), saíram de Pêra a caminho da Trafaria. O trajecto, embora proporcionando belíssimas paisagens do Tejo e de Lisboa, era no entanto um pouco perigoso, exigindo algum cuidado e atenção, sobretudo pela profusão de camiões a circular, vindo a maioria provavelmente com cargas de cereais dos Silos da Trafaria. Aqui chegados, porto à vista, a pausa e fotos da praxe, após o que retomámos o caminho para aceder à Arriba entre a Trafaria e a Costa da Caparica. Neste trajecto sempre a subir, passámos por antigas instalações militares, pela povoação da 'Quinta da Corvina', e chegámos ao topo da Arriba. A partir daí, foi um regalo observar toda a paisagem, caminhando literalmente à beira do precipício até às ruinas do 'Onda Parque', junto à via rápida da Costa da Caparica, já próximo do ponto de chegada.
De volta a Pêra, saímos para a Charneca da Caparica, onde almoçámos no 'Antónios' do amigo Luís, já velho conhecido da maioria dos presentes. O almoço decorreu com a habitual animação, e mau grado o susto que involuntariamente o Flôxo nos pregou, podemos dizer que correu lindamente, já que tudo está bem quando acaba bem.
Embora estivesse prevista uma visita ao Museu da cidade de Almada, um desvio provocado à última hora pelo nosso amigo Sales, levou-nos até ao 'Complexo de Piscinas e Parque contíguo da Charneca da Caparica'. Como corolário deste desvio, tivemos o prazer de conhecer e para outros rever a esposa do nosso amigo Carlos Sales, que nos acompanhou no inevitável chá, e que poderá vir a ser uma futura 'Caminhadeira'.
E por agora é tudo. Até ao próximo dia 13 que não é Sexta, e se fosse, tudo fariamos para que deixasse de o ser.
Saudações Caminhadeiras,
Chico Pires.
* Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental

5 comentários:

Carlos disse...

Sendo ainda um maçarico, nesta área, gostaria de vos comunicar que posso dizer: Terminámos muito bem o ano !

Por falar em terminar o ano, veio à minha memória que esta altura é uma das muito especiais do ano e assim:
OS MEUS DESEJOS DE UM NATAL DEVERAS FELIZ E QUE O NOVO ANO NÃO VENHA A IMPEDIR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NÓS NOS EVENTOS QUE VENHAM A TER LUGAR
Carlos Sales

vitor disse...

Subscrevo por inteiro os desejos do Sales. Espero com ansiedade a reportagem da bela "Caminhada da Trafaria"
VG

Luis Fernandes disse...

Esperava pela chegada da reportagem, como isso não aconteceu e antes que chegue o novo ano, gostava de dar os parabens ao caminhadeiro Manuel Pedro da sua e muito esperada entrada na galeria dos bastões de bronze.

Aproveito tambem para desejar a todos os Caminhadeiros

UM NOVO ANO CHEIO DE MUITAS E BELAS CAMINHADAS.
LF

非凡 disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^

Fortunato de Sousa disse...

Veio com um ano de atraso, mas valeu a pena. E está desde já desculpado, pois é dos poucos que ainda está no activo.
Muito boa a reportagem por ele efectuada, e que adicionada às imagens recolhidas pelos reporteres fotigráficos contribuiu para que terminassemos o ano em grande plano.
Parabens Chico e até à próxima.