quinta-feira, 20 de março de 2008

6ª Caminhada 2008 - Rota das Praias da Arrábida - 19 de Março



Data da Caminhada: 19/03/2008
Local: Portinho da Arrábida
Percurso: 08,500 Kms 02:00 Horas
Caminhantes: V. Gonçalves; A. Henriques; Pedro Castelo; A. Bernardino; L. Fernandes; Balão de Sousa; João Figueiredo; António Pires; Chico Pires; Fernando Guerreiro.
Organizador: Fernando Guerreiro
Almoço: Portinho da Arrábida (O GALEÃO Tel. 21.218.0533 / 91.966.1435); Preço: € 21,00
Próxima Caminhada: 02/04/2008 (Organiza o Gilberto Santos)
Fundo de Reserva: € 5,00
Registos dignos de nota: Começa a estar mais que comprovado existir uma protecção divina ou secreta aliança entre o grupo ‘Caminhadeiros’ e o super poderoso S. Pedro, entidade responsável pelas condições climatéricas e meteorológicas neste cantinho à beira mar plantado. As piores indicações anunciadas nos boletins meteorológicos através da comunicação social para o local onde iríamos efectuar a nossa caminhada, colocaram em dúvida a realização do percurso. Só que mais uma vez o milagre aconteceu, as nuvens dissiparam-se, o sol raiou, o vento acalmou e a caminhada foi efectuada em pleno dia primaveril como que a antecipar o início da mais bonita estação do ano.
Quanto à caminhada, foi só e apenas o habitual nos eventos desta natureza organizados pelo nosso amigo Fernando Guerreiro. Percurso com índice de dificuldade moderado como já nos tinha avisado, efectuado entre as lindíssimas praias da Arrábida e a encosta da serra com o mesmo nome. Dizia o caminhadeiro João Figueiredo, que depois da caminhada realizada quinze dias antes em Nisa, percursos destes são canja para o grupo.
O almoço previamente acordado entre o organizador do evento e o proprietário do restaurante ‘O Galeano’, edifício muito bem localizado em construção palafita, teve como prato principal a famosa caldeirada à moda da casa, que para além da excelente confecção foi ricamente composta com peixes frescos destas águas locais e devidamente indicados para este tipo de iguaria. Para acompanhar o repasto saboreamos um bom vinho tinto, muito equilibrado tanto em aromas como em sabor, elaborado a partir de castas tradicionais da região de Palmela com predominância para o Castelão Francês, vulgo Periquita(O grupo agradece ao lavrador produtor a gentileza de não ter cobrado tão precioso nectar). Resta apenas adiantar que a matéria prima e adega particular onde este vinho é elaborado estagia e repousa, são obra e propriedade do nosso amigo Guerreiro, o tal dos nove graus de galinha e da açorda de alho que é fácil fazer e dá pouco trabalho. Ainda durante o almoço, o grupo situado mais perto do Pedro Castelo, foi brindado com a descrição muito inspirada de uma aventura por ele vivida e sofrida no Hospital de Santa Maria aquando de uma operação ao apêndice, cujo médico de serviço trocou as fichas clínicas e o queria mandar desta para melhor com a complacência do primo Vítor Gonçalves que o acompanhava naquela hora de infortúnio. Com base neste notável poder de comunicação do Pedro, ainda ficamos a saber muitas mais aventuras por ele vividas nos tempos de adolescente, mas que por motivos óbvios não podem ser relatadas neste espaço de reportagem.
Durante a tarde, seguimos em caravana até ao cimo da serra da Arrábida onde tivemos oportunidade de contemplar paisagens deslumbrantes e revitalizar os pulmões com a saudável aragem deste local. Uma viagem de ida e volta por barco até Tróia para visita ao novo complexo turístico da Sonae foi o prólogo para o lanche tomado na baixa de Setúbal e desta vez composto por polvo frito e uma ‘begeca’, como que a preparar o estômago para o borrego da Páscoa que se avizinha.
Foi constituído nesta data um Fundo de Reserva no valor de 5 Euros, com destino ainda não definido e cujo depositário é o caminhadeiro Balão de Sousa unanimemente eleito.

Uma Boa Páscoa para todos são os votos do Caminhadeiro,

Fortunato de Sousa

2 comentários:

cristi disse...

Peço desde já desculpa por invadir este espaço de convivio tão saudável com outras questões. Mas uma vez que actualmente a internet se mostra como um meio de rapida veiculação de informação, não resisto à oportunidade de fazer o apelo:

Despareceu ontem à noite (dia 24 de Março) da zona de Fontanelas, uma cadela boxer, de 9 meses, castanha clara, de nome Bica e com ship de identificação.

Peço a todos os que se possam cruzar com uma cadela assim que contactem o sguinte número: 918809547

Muito obrigada a todos e desculpem o incomodo

cristina Sousa

cristi disse...

A Bica apareceu! muito obrigada pela ajuda e desculpem a introsão.
Cristina Sousa