domingo, 20 de janeiro de 2008

Marcas dos percursos


No decorrer das caminhadas, encontramos por vezes uma sinalética (ver CAMINHADA - O QUE É UMA CAMINHADA publicada em 4 de Dezembro de 2007) que tem suscitado algumas duvidas.
Assim:
Os Percursos Pedestres podem ser de " Pequena Rota" (PR) quando não excedem os 30 km de extensão ou menos de uma jornada a percorrer, sinalizados a amarelo e vermelho ; ou de "Grande Rota" (GR), com mais de 30 km de extensão ou mais de uma jornada a percorrer, sinalizados a branco e vermelho. Em 2006 foram criados os "Percursos Pedestres Locais" (PL), cuja totalidade, ou mais de metade do trajecto decorrem em percurso urbano, sinalizados a verde e branco.
A marcação dos Percursos obedece a um conjunto de normas, que em Portugal foram elaboradas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Com o intuito de regular a implementação de Percursos Pedestres em Portugal foi criado por esta Federação o "Registo Nacional de Percursos Pedestres" que tem por finalidades:

- Registar os percursos pedestres de todas as entidades que a ela recorram
- Atribuir-lhes numeração
- Fazer a sua homologação, de acordo com os pré-requisitos estabelecidos
- Fazer a sua divulgação a nível nacional e internacional

1 comentário:

Fortunato de Sousa disse...

Extraordinária esta informação adicional que o Luis Fernandes veio acrescentar ao 'Blog'. Na 1ª caminhada do ano no Cabo Espichel, já ele nos tinha dito, que encontrara durante o percurso informação com a codificação das cores e tipos de rotas, mas deste modo está resolvido o mistério.

Obrigado ao Caminhadeiro L. Fernandes.

Fortunato de Sousa