sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

* * * * * * * * * 8ª Caminhada da Época 2023 / 2024 * * * * * * * * ________ " Em Terras da Lezíria, Sempre a Planar " _______ * * * * * * * * * * * * * * Valada, 10 de Janeiro * * * * * * * * * * * *

 



Álbuns de Fotos:
Data do encontro: 10 de Janeiro 2024
Local: Quinta do Alqueidão - Valada, Azambuja
Percurso: 8Km
Caminhantes (32): Acilina, António Palma, Ana Bela, Angelina, Carmen Firme, Carlos Evangelista, Carlos Penedo, Céu Esteves, Cristina Umbelino, Dores Alves, Gilberto Santos, Graça Sena, Ilda Poças, José Clara, José Maria, Lidia Albuquerque, Lina Fernandes, Luisa Gonçalves, Luís Fernandes, Lurdes Clara, Manuel Barbosa, Margarida Lopes, Maria do Céu Fialho, Maria da Luz, Octávio Firme, Pedro Albuquerque, Pedro Bernardo, Preciosa Bernardo, Raul Ameida, Rosário Mendes, Teresa Santos, Vitor Gonçalves
Não Caminharam (2): Lurdes Barbosa e Luis Martins
Próxima caminhada: 24 de Janeiro, organiza Raul Almeida
Reportagem:
O dia, em termos de meteorologia, no local do evento ,pouco prometia... 
Céu cinzento, prenunciando alguma chuva,  húmido, frio e ainda com um nevoeiro de "cortar á faca"!
Nada demove este Grupo! Aos poucos, todos os participantes inscritos, foram chegando, recebidos pelo o organizador, que após verificar a sua presença, lhe oferecia, uma "pequena lembrança", que não chegou para todos, pois as inscrições fora acima das expectativas! Ficou a promessa de se entregar a mesma a quem não recebeu, na próxima Caminhada.
Após alguns esclarecimentos e sobretudo recomendações do organizador sobre a Caminhada, foi feita a FOTO DE GRUPO e dado o início á Caminhada.
Tranquila, por estrada asfaltada, lá fomos andando em paço de Caminhada em direção ao primeiro terço da mesma (entroncamento da estrada).
Aí, uma pequena "pausa" para reagrupamento do Grupo. Para trás ficou a "estrada principal", e prosseguimos em direção, também por estrada asfaltada, ao LEZIRÃO (aldeia Avieira), sobranceira ao rio Tejo onde fizemos nova pausa, desta vez para nos "reabastecermos" e apreciar a paisagem durante os minutos de descanso. Estava cumprida metade da Caminhada. Ao de leve, o nevoeiro já se tinha dissipado quase na totalidade, permitindo ver e fazer fotos interessantes da margem do rio.
Após mais ou menos, quinze minutos "levantámos arraiais" para cumprimos a outra metade. Por cima do dique caminhámos junto ao rio no primeiro terço da distância. Depois, tivemos que descer para uma estrada paralela , pela primeira vez em terra batida, durante mais uns quinhentos metros, voltando ao asfalto no último quilómetro até chegarmos ao PONTO DE PARTIDA!
Roupas trocadas, equipamentos guardados nas respectivas viaturas, dirigimo-nos ao RESTAURANTE DA QUINTA DO ALQUEIDÃO, no próprio local, aonde nos foi servido um belíssimo almoço, constituído por umas entradas de salgadinhos, queijo e enchidos seguido de uma sopa de peixe por muito apreciada e elogiada por todos, seguida por um lombo de porco com ananás acompanhado com arroz de passas e sala, tudo bem "regado " com tinto e branco!
Para terminar, uma sobremesa de doce ou salada de frutas e ainda... cafezinho acompanhado um por uma aguardente de medronho ou um licor de mel , gentilmente oferecido pelo nosso colega caminhadeiro PEDRO ALBUQUERQUE. Tudo se passou num ambiente quase "familiar" alegre e com muito boa disposição de todos com os brindes e saúdes da praxe, servido  de forma dedicada e profissional pelo Sr, LUÍS, ESPOSA e as suas COLABORADORAS. 
O NOSSO MUITO OBRIGADO.
Findo o almoço, foi "revelada" a "SURPRESA" que iria preencher o resto da tarde até ao Chá.
UM BATISMO DE VOO EM ULTRALEVE!!...Mas não um ultraleve qualquer,  Umas asas, um motor (muito ruidoso por acaso. deixou-me surdo até ao dia seguinte) duas cadeirinhas. uma rodas e tudo isto "seguro" por uma estrutura tubular que perfaz a fuselagem. Uma maravilha! Chama-se QUICKSILVER e é um ultraleve de primeira geração.
Para minha surpresa as "inscrições" superaram em muito, o que eu esperava!
Assim "estive no ar" quase duas horas seguidas para dar cumprimento aos QUATORZE INSCRITOS! Todos gostaram bastante, não sei quantos gostariam de repetir (ah!ah!) .
Aproveito aqui para agradecer publicamente ao meu amigo e ex-aluno, proprietário do avião PEDRO SIMÕES que quando por mim contactado de pronto, disponibilizou o avião.
Sem ele, a segunda parte do dia, não se teria concretizado.
Em meu nome e em nome do Grupo  "OS CAMINHADEIROS",  MUITO OBRIGADO!
Agradecimentos também ao Sr,. LUÍS, ESPOSA E SUA EQUIPA ,foram excelentes no serviço a este Grupo, ao Sr. MALTÊZ proprietário da quinta, também ele presente e sempre disponível em qualquer coisa necessária. Por último (e não o último) ao nosso companheiro e amigo,  CARLOS EVANGELISTA , que prontamente se disponibilizou para comigo fazer o reconhecimento do trajecto da caminhada.
OBRIGADO A TODOS que participaram nesta Caminhada

BEM HAJAM!
A. Palma

9 comentários:

M.Luz disse...

Embora as palavras sejam fracas, e os abraços tenham "dito" muito mais, seria ingratidão não deixar aqui registado o meu MUITO OBRIGADA!

Se repetia o voo? Já amanhã, amigo António Palma! :)

DoCeu disse...

Como eu gostava que os percursos fossem todos assim, rasteirinhos... (Os Mores não podiam já ter considerado investir numa máquina de terraplanagem?!)
Mas não foi essa a única coisa boa do dia - seguiu-se o restaurante, onde, desde a comidinha boa à simpatia e eficiência do pessoal, tudo mereceu elogios.
Mas o (ainda) melhor estava para vir - a parte da tarde foi verdadeiramente épica! Era ver o pessoal a fazer bicha para o baptismo de ultra-leve e, no fim da aterragem, com um sorriso de orelha a orelha. Tão ou mais feliz do que os passageiros devia estar o piloto, tão contente de proporcionar esta experiência aos amigos. (Contente, mas enregelado, depois de andar quase duas horas acima e abaixo,, ao desabrigo dos elementos!)
Resumindo e apropriando-me abusivamente das palavras do Carlos Penedo - "palmas para o Palma"!

Maria do Céu disse...

Obrigada Antonio pelo pin, pelo belo dia que passámos. Fico em lista de espera para voar na "gloriosa máquina voadora".
Quanto à maquina de terraplanagem, estamos mal, pois uma bela montanha faz as delícias de muita gente. 😁
Bjos. Maria do Céu.

Acilina disse...

Adorei o meu baptismo de ultra-leve. Fantástico ver o rio e os campos verdes lá em baixo, tudo em completa liberdade no ar, sem vidros. Sentia-me um pássaro!!! Agradeço infinitamente ao Palma ter-nos proporcionado esta aventura! Claro que tudo o resto também foi muito bom. Um dia especial!

Raul Almeida disse...

Os meus parabéns ao organizador!
Correu tudo muito bem. Logo pela manhã houve café enquanto a Jasmine mostrava como se corria em alta velocidade :-)
A caminhada foi muito boa e tranquila. O almoço muito bom, não só pela sopa como também porque havia vinho na mesa quando nos sentamos, cheios de sede :-) Lembremos que os digestivos iam da melosa, medronho e vínica, graças ao Pedro Albuquerque e Carlos Penedo.
O passeio de ultra-leve foi uma surpresa muito agradável a combinar com o pin. Permitiu uma linda vista e umas belas fotos.
O convívio que nos faz rejuvenescer e o chã no final também estavam à altura.
Obrigado.
Um abraço

Cristina Umbelino disse...

Foi um dia muito especial e diferente,cheio de surpresas.
Andar de ultra leve foi uma sensação fantástica,um piloto de primeira.
Obrigada Palma.
Queremos mais.....

José Clara disse...

Uma caminhada que ficará para sempre registada na minha memória. Com um itinerário fácil de fazer e inserido numa magnifica paisagem verdejante. E depois dum agradável e gostoso almoço, chegou a grande surpresa para uns tantos felizardos poderem ter uma nova experiência de voar num ultraleve. Obrigado Palma por esta inesquecível oportunidade que me deste.
Obrigado amigo.
Um abraço.

Ilda Maria Poças disse...

Fantástico. Agradeço a possibilidade de ter vivido uma nova experiência que ficará para sempre como recordação de uma actividade diferente. Não tive qualquer receio e sentir o vento no rosto e ver a paisagem de cima é, sem dúvida, inesquecível . Obrigada Palma e obrigada ao grupo por tudo.
Todo o programa da caminhada foi 5 estrelas.
Será que podemos voltar a repetir?
Ilda Maria Poças

LM disse...

Muito obrigada, amigo Palma, por esta caminhada mesmo própria para meninos da nossa idade: fácil, sem subidas, com kms q.b. e ‘até o S.Pedro ajudou’. Após o almoço, creio que a contento de todos, surgiu a ‘cereja no topo do bolo’ e que foi sem dúvida a surpresa do dia. Grande Palma, mereces mesmo as palminhas recebidas. Muito obrigada, amigo, que faças mais surpresas destas. Beijinhos e abraços (do co-piloto Luis). Angelina