sexta-feira, 27 de outubro de 2023

* * * * * * * * 4ª Caminhada da Época 2023 / 2024 * * * * * * * * __________________ "Mata de Belas" ______________ * * * * * * * * * * * * * * * Belas, 25 de Outubro * * * * * * * * * * * *




Álbuns de Fotos : 
Luz Fialho
Data do encontro:
25 de outubro de 2023
Local: Mata de Belas
Caminhantes (31): Acilina Caneco, Ana Bela Fernandes, Angelina Martins, António Palma, Carlos Evangelista, Cristina Umbelino, Dores Alves, Gilberto Santos, Guilherma Sousa, Hélia Jorge, Ilda Poças, José Maria, José Luís Iglésias, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Luís Martins, Luísa Gonçalves, Manuel Barbosa, Margarida Lopes, Maria da Luz Fialho, Maria do Céu, Maria do Céu Fialho, Odete Vicente, Pedro Osório, Preciosa Bernardo, Raúl Almeida, Rogério Matias, Rosário Mendes, Samuel Coias, Teresa Santos, Vítor Gonçalves.
Cãominhadeira para todo o percurso e mais além: Jasmine
Almoçantes (4): Helena Meleiro, Manuel Pedro, Tomaz Pessanha, Virgílio Vargas.
Almoço: Taberna DoisQuarenta
Próxima caminhada organiza: Rogério Matias, dia 8 de novembro
Reportagem:
À hora aprazada, demos início à caminhada pela Mata de Belas, sítio por onde, creio eu, nunca tínhamos feito nenhum dos muitos caminhos da mata.
A mata é propriedade do Belas Clube de Campo que gentilmente autorizou a realização da caminhada.
Subimos ao Marco Geodésico de Penedos Pardos, onde bebemos um “Favaios”, como recompensa pela subida e para ganhar estaleca para a próxima subida.
A mata é muito arborizada e bonita e, apesar da chuva intensa que caiu no dia anterior, os caminhos não estavam enlameados e caminhamos os 8 quilómetros previstos.
No final fizemos tudo com uma perna às costas. E eu com receio de ser trucidada pelos caminhantes.

Seguiu-se o almoço do Restaurante “Taberna DoisQuarenta”, estando os bifes a contento dos comensais.

A visita aos jardins da Quinta Nova da Assunção, foi uma agradável surpresa, graças ao enquadramento feito pela sra. D. Catarina Serpa.
Devido à chuvinha que resolveu começar a cair, fomos brindados com um simulacro de visita à casa da Quinta Nova da Assunção, que está em fase de recuperação, mas o que vimos deu para ver como era bonita.

Alguns dos painéis de azulejos feitos por Luís António Ferreira estão a ser recuperados pela Escola de Restauro do Património da CM Sintra.

Depois do chá, tomado no Café do Largo, demos por terminada a nossa jornada caminhadeira.

Os meus agradecimentos à CM Sintra, pela visita guiada, ao Belas Clube de Campo, pela autorização para caminhar e à JF de Belas, pelas informações prestadas.

A todos os caminhadeiros, obrigada pela companhia.

MC

6 comentários:

M.Luz disse...

Obrigada a ti, Céu!
O percurso, o Favaios, o almoço, a parte cultural - enriquecida, graças à chuva e à boa vontade da dra. Cristina Serpa - e até o lanche (beber chá em copos não é para todos!) foram as notas certas para mais uma jornada de alegre convívio!

Raul Almeida disse...

A Céu diz que no final fizemos tudo com uma perna às costas mas creio que foi graças ao Favaios 😃.
Na minha humilde opinião, correu tudo muito bem. Eu gostei do percurso, a Jasmine não se queixou, o tempo ajudou e creio que podemos voltar aos percursos de 10km.
O almoço esteve muito bom, particularmente por estar sentado na mesa dos bons malandros 😃 e ter visto o Manuel Pedro.
A visita foi interessante e o chá não desiludiu. Aproveitei para trazer os fofinhos que a Ana gostou.
Céu podes organizar mais. Parabéns.😘

DoCeu disse...

Sempre a aprender, com estas viagens caminhadeiras! Nunca na vida tinha ouvido falar na Quinta de Nossa Senhora da Assunção e muito menos no Paço de Belas!
Gostei de tudo: passeata (mesmo encurtada), bife, visita e bolos do lanche.
Obrigada!

Acilina disse...

Excelente caminhada! Gostei imenso do trajecto pela mata de Belas. Também deve ser agradável no verão. E a visita à Quinta também foi um achado, sobretudo por nem sequer estar aberta ao público. E valeu bem a visita!

Maria de Passos disse...

Tirando a subida um pouco íngreme e em terreno atribulado, todo o percurso foi relativamente fácil.
Gostei imenso da caminhada pela Mata de Belas, que já tinha alguma curiosidade de conhecer, pois o meu filho mora no condomínio e eu nunca me tinha aventurado com receio de me perder. Vou tentar ganhar coragem para repetir.
Amei o bife, em termos de sabor e por ser bastante tenro. Foi dos melhores, que comi em restaurante, nos últimos tempos.
Tive pena de não ter ido à Quinta de Nº Sra da Assunção, porque gosto de associar à caminhada a visita cultural, que é uma parte interessante deste grupo, mas de repente, fui confrontada com a necessidade de estar às 15h30, noutro local.
Foi agradável ver o Manuel Pedro.
Obrigada Céu pela organização. Pena não organizares para irmos contigo a Kilimanjaro.
Ilda Maria Poças

LM disse...

Mais uma bela Caminhada, num sítio praticamente desconhecido e aqui bem perto de Lisboa.
Os bifes estavam no ponto e a visita foi outra grande surpresa. O S.Pedro esteve amigo durante a manhã mas à tarde resolveu lembrar-nos que já é Outono, o que obrigou os menos afoitos a não ir ao chá.
Parabéns e um muito obrigada à Céu por esta jornada tão ‘mágica’. Também gostámos muito de ver o Manel Pedro.
Beijinhos e abraços.
AM