sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

* * * * * * * * 11ª Caminhada da Época 2022 / 2023 * * * * * * * * _____________ “Pelas Lezírias de Loures” _____________ * * * * * * * * * * * * * Loures, 22 Fevereiro * * * * * * * * * * * * *




Álbuns de Fotos:
Data do encontro: 22/02/2023
Lugar do encontro: Parque da Cidade de Loures
Percurso: Lezírias de Loures
Distância: 13 Km
Caminhantes: (36) Ana Bela Fernandes; Angelina Martins; António Palma; Carmen Firme; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Céu Esteves; Céu Fialho; Cristina Umbelino; Dores Alves; Gilberto Santos;  Graça Sena; Guilherme Sousa; João Duarte; José Clara; José Iglésias; José Maria Alberto; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Lurdes Barbosa; Lurdes Clara; Luz Fialho; Manuel Barbosa; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Lopes; Otávio Firme; Pedro Albuquerque; Raul Almeida; Rogério Matias; Rosário Mendes; Teresa Palma; Teresa Santos; Vítor Gonçalves.
Organização: Luísa e Vítor Gonçalves.
Almoço: (38): Juntaram-se António José Clemente e Luís Martins.
Restaurante: "Rituale"
Próxima Caminhada: 08/03/2023 organiza Dores Alves/Pedro Albuquerque - Bombarral
Reportagem: 
Depois da maior parte dos participantes chegarem pontualmente como de costume, chegaram os organizadores que apresentaram as suas desculpas de mau pagador e fizeram uma apresentação do que seria a caminhada baralhando os Caminhadeiros com as muitas alternativas propostas.
Pelas 9H30M saímos do Parque da Cidade passando pelo Loures Shopping em direção aos caminhos de terra batida da Lezíria, prontos para enfrentar os 13 kms da caminhada. Passados 5 kms chegámos a Santo Antão do Tojal à antiga Casa do Gaiato e foi junto à Fonte Monumental do Palácio dos Arcebispos que depois de confortar os estômagos fizemos a tradicional foto de grupo, desta vez acompanhados pelo Padre Francisco Adão Inocêncio, pároco da paróquia de Loures. 
Voltámos então à lezíria atravessando a vau um pequeno ribeiro, em direção ao Parque da Cidade, passando por Frielas por caminhos que tal como grande parte da lezíria estiveram completamente inundados nas últimas chuvadas de Dez/2022.
Atingido o fim da caminhada, não sem que alguns caminhadeiros tivessem alguns  problemas com a falta de indicação do trilho correto, algo que os organizadores se desculparam com a falta de experiencia, preparámo-nos para o objetivo seguinte: O ALMOÇO.
O repasto que me pareceu ser do agrado de praticamente todos os Caminhadeiros foi ainda o local escolhido para depois do xiripiti, distribuir mochilas e roteiros da freguesia de Loures,  oferta da Junta de Freguesia.
 A tradicional visita cultural aconteceu na Quinta do Conventinho ao Museu Municipal de Loures, onde a Dra. Rita Antunes nos esclareceu sobre os vários temas expostos neste interessante museu.
Sem que se desse por isso chegámos às 17H. HORA DO CHÁ, que decorreu no Conventinho Bar onde a D. Cristina nos presenteou a nós e à D. Cristina Capitão vogal da J.F. de Loures que amavelmente nos acompanhou a degustar uns bolos de fabrico próprio e um chá bem quente que chegou na hora certa.
Antes do regresso a casa seguiram-se as habituais despedidas, com um até breve que esperamos vir a ser no próximo dia 8/3 no Bombarral.

E como se fosse magia
Aconteceu o já esperado
Chegarmos ao fim do dia
Com um DIA BEM PASSADO
 
VG

5 comentários:

M.Luz disse...

E cá vai o agradecimento - que faltou de viva voz - por mais uma bela jornada.
Obrigada Luísa, obrigada Vítor!
Até ao Bombarral

Lurdes Barbosa disse...

Bela caminhada e mais um ótimo dia de convivio,em boa companhia! Obrigada Luísa e Vitor. Beijinhos

Raul Almeida disse...

Gostei muito da caminhada, principalmente pela distância e pelo trilho. Não conhecia aquelas lezírias.
Creio que a benção do padre a meio da caminhada contribuiu para o seu êxito.
Parabéns aos organizadores.

CEF disse...

Os saloios de Montemor, saem sempre Vitor iosos.
Parabéns Luísa e Vitor.
Continuem
Abraços

carlos penedo disse...

Muito obrigado (atrasado, já sei) à Luísa e ao Victor por esta magnifica caminhada, para todos os gostos e distâncias e me permitiu conhecer uma zona do Concelho onde resido e que desconhecia em grande parte.

Também deixo um agradecimento especial ao Mor Gilberto pelo já famoso sentido de orientação, que nunca é demais relembrar e que, mais uma vez me foi imprescindível.

Obrigado a todos e parabéns por esta bela jornada caminhadeira.