segunda-feira, 29 de junho de 2020

* * * * * * * * Caminhada Final de Época 2019 / 2020 * * * * * * __________"Nos Trilhos do Desconfinamento"__________ * * * * * * * * * Aveiras de Cima . Dia 24 de Junho * * * * * * * * *



Álbuns de Fotografias
Raul Almeida
Luz Fialho
Data do encontro: 24/06/2020
Local do encontro: Aveiras de Cima
Percurso: 10 Km   2h30m
Caminhantes:  António Palma;Luís Fernandes;Lina Fernandes;Ana Bela Fernandes;João Duarte;Teresa Palma;Manuel Pedro;Maria do Céu;Carlos Penedo;Graça Sena;Manuel Reis;Vitor Gonçalves;Luisa Gonçalves;Céu Fialho;Luz Fialho;Ana Umbelino;Cristina Lopes;Júlia Costa;Fernando Bernardino;Socorro Bernardino;Raul Almeida;José Luís Iglesias;Manuel Barbosa;Carmen Firme;Octávio Firme;
Não Caminhantes: Carlos Evangelista;Tina Evangelista
Almoço: Oficina dos Sabores
Reportagem:
Em tempos de pandemia e depois do ensaio com a caminhada/pic-nic do Santuário do Carvalhal, era mais ou menos consensual que se deveria fazer uma caminhada de encerramento da época de 2019/20 que tivesse em conta as restrições impostas pela DGS.
Depois de uma reunião virtual com vários participantes foram estabelecidos três vetores principais aos quais o organizador se teria de submeter:
- A caminhada de encerramento não poderia ser um evento com 2 ou 3 dias numa unidade hoteleira, nem poderia incluir um programa de festa com distribuição de troféus da época.
- Teria que ter uma estrutura semelhante a uma caminhada normal (à quarta-feira) e ser num local perto de Lisboa e com bons acessos, pois se previa um dia de muito calor e a partida deveria ser cedo para se aproveitar o fresco da manhã.
- Por último e não menos importante, o almoço deveria ser num restaurante que tivesse um espaço reservado só para nós e onde as mesas e os comensais pudessem estar separados de modo a cumprir as regras em vigor.
Tendo em conta os vetores acima descritos, depressa chegámos ao local que cumpria todos os requisitos: Aveiras de Cima por estar perto e com autoestrada até à porta e a Oficina dos Sabores já bem nossa conhecida.
Contactado o já nosso amigo Jaime Canteiro e sendo-lhe posto o problema que seguramente seriamos mais de 20, ele de imediato se colocou ao nosso dispor, afirmando que poderiamos ser mais a almoçar, desde que fosse um espaço para nós reservado e que se comprometia a arranjar a disposição das mesas de modo a não haver problemas.
A caminhada seria a repetição duma já anteriormente realizada e só fizemos o reconhecimento para termos a certeza de que os trilhos estavam em condições. Cabe aqui uma palavra de agradecimento ao Vitor e à Luisa Gonçalves que nos acompanharam nestas diligências.
À hora combinada começaram a chegar os participantes e, depois dos cumprimentos (cotoveladas)
começou a ser posta a ‘escrita em dia’ após, para muitos, mais de três meses e meio sem contactos.
Depois de uma breve apresentação do programa, feita polo organizador e que incluiu um remoque ao Bernardino por ser useiro e vezeiro a inscrever-se com atraso ( desta vez inscreveu-se apenas na véspera) – e os atrasos trazem necessariamente alguns problemas com a logística da organização, lá iniciámos a caminhada.
Contrariamente ao que estava previsto , o S. Pedro portou-se muito bem, pois estava uma manhã fresca que facilitou em muito todo o percurso. A pouco mais de metade do percurso e junto à residência do organizador, havia alguns caminhadeiros que após tanto tempo de destreino, se sentiam cansados. Tendo aí terminado o seu percurso. Para os poder levar até ao restaurante, o organizador também terminou ali a caminhada. O restante da caminhada processou-se com alguns equívocos que levaram os caminhadeiros a fazer uma subida já mais dura até ao centro de Vale do Paraíso. Tendo em conta esta dificuldade, a Ana Umbelino comentou que parecia uma caminhada na zona do Oeste! Tenho a dizer que o percurso que estava assinalado no  Wikilok era muito mais suave embora com um pouco de mais extensão, o qual tanto quanto eu sei, apenas foi seguido pelo Raul Almeida.
De regresso ao restaurante, esperavam-nos umas excelentes entradas acompanhadas com o ‘Plexus’ que já se vai tornando o vinho oficial dos caminhadeiros; se assinalar que quem preferiu outras bebidas, as havia com fartura e à descrição. Seguiu-se o almoço composto por uma excelente sopa de peixe e o também já tradicional bacalhau assado com torricado e salada. com uma variedade de sobremesas para todos os gostos seguida do café com xiripiti, trazido pelo Carlos Penedo, terminámos assim a componente prandiante da caminhada.
Continuámos em animada cavaqueira até cerca as 16.30,para regressarmos àsnossas casas após um dia muito agradável.
Recebi um ‘mail’  do Raul Almeida a queixar-se que tinha sido recebido à cotovelada e despedido à francesa; (coisas do COVID19, Raul)
Pese embora o arrazoado já ir longo não quero terminar sem fazer alguns agradecimentos:
- Ao Vitor e à Luisa pela sua disponibilidade e prontidão na ajuda para ultrapassar alguns obstáculos que foram aparecendo.
- Ao Jaime Canteiro e à ucraniana/portuguesa Lena por estarem sempre dispostos a satisfazer os nossos pedidos, velando para que tudo corresse o melhor possível.
- Ao Carlos Penedo e à Graça Sena que fizeram 900 Kms em dois dias para nos poderem acompanhar.
 - Ao Carlos Evangelista e à Tina que estiveram na dúvida até à ultima hora devido aos afazeres profissionais da Tina ( a vida de professor é dura, não é, Tina?)
- A todos os que estiveram presentes e quiseram compartir connosco o prazer dum reencontro.
- Finalmente, uma palavra para os que por um motivo ou outro não nos puderam acompanhar, o desejo que na próxima época possamos retomar com normalidade as nossas caminhadas.

Carmen e Octávio

7 comentários:

DoCeu disse...

Obrigado a todos os que proporcionaram que nos encontrássemos antes do verão!
Beijinhos a todos e até breve, esperemos que em melhores condições

Tomaz disse...


Este ano, por trabalho, COVID e outras razões acabei por não poder participar como desejaria. Eu é que fiquei a perder.
Espero que no próximo ano a coisa seja diferente.

Boas férias!

Um abraço, Boa Gente!
Tomaz


Vit.Gonçalves disse...

Caras Caminhadeiras e caros Caminhadeiros,

Boas Férias para todos e Bom Regresso em Setembro.

Saudações Caminhadeiras.

Luísa e Vítor

Maria do Céu disse...

Obrigada pela organização da caminhada de encerramento, embora feita em moldes diferentes, mas lá encerrámos a época, melhores dias virão.
Boas férias a todos e que o nosso reencontro já esteja livre desta chatice.
bjs e boas férias.

Acilina disse...

Boas férias para todos!
Que a próxima época nos traga dias melhores!

Clara Maia disse...

De regresso ao Oeste, após uns dias nas terras algarvias, razão pela qual não estive presente na caminhada de encerramento,venho desejar a todos umas ótimas férias. Que o regresso seja em Setembro e nos moldes habituais dos caminhadeiros. Um beijinho de saudades para todos.
Clara

António Palma disse...

Boa noite!...
Só hoje, e por questões de verificação de nomes daqueles que me pediram para ficar com uma "memória física" da Caminhada de Encerramento da Época 2019/2020,aqui vim...
Achei por bem, mantendo a "tradição" de há já algumas Épocas, fazer o Logo da Caminhada de Encerramento.
Não foi a melhor Época, mas foi mais uma para a história deste Grupo!
Ao ler a descrição da Caminhada, fiquei um pouco surpreendido por não haver qualquer referência à apresentação do Logo a todos os presentes,com a respectiva explicação ("memória descritiva").
Acto contínuo, fizeram os Caminhadeiros presentes, as suas "encomendas".
Quanto à Caminhada do início da Época, esperemos por melhores dias, que ao que parece, já estão aí a chegar,em forma de vacinas.
Abrajinhos para todo(a)s Caminhadeiros(as)!
Aguardo, em estado de prevenção aérea, (com máscara) pelo início das Caminhadas desta Época que como todas as outras que a antecederam, PROMETE!!.