sábado, 6 de junho de 2020

* * * * * * * * 14ª Caminhada da Época 2019 / 2020 * * * * * * * ______________CAMINHADA ANORMAL____________ _______________Carvalhal. 3 de Junho______________


Álbuns de fotografias:
Raul Almeida
Céu Fialho
Luis Martins
Luz Fialho
Data do Encontro: Dia 3 de Junho de 2020
Local: santuário do Senhor Bom Jesus do Carvalhal
Percurso: Percurso do Bom Jesus.
Distância: 9,5 kms
Participantes: (16) Ana Cristina; Ana Leão; António Bernardino; Céu Fialho; Clara Maia; Gilberto Santos; Luís Martins; Luísa Gonçalves; Luz Fialho; Manuel Barbosa; Margarida Lopes; Maria do Céu Esteves; Raúl de Almeida; Socorro Bernardino; Teresa Santos e Vítor Gonçalves.
Organizador: Vítor Gonçalves com a ajuda preciosa de mais 2 Caminhadeiros.
Próxima Caminhada: 24 de Junho
Reportagem:
Pontuais como sempre juntámo-nos à hora marcada, mais coisa menos coisa.
Os sorrisos, amplos - sorrisos de quarta-feira de caminhada -, lá estavam por debaixo da máscara de cada um de nós e os beijos e abraços, bom, esses foram totalmente substituídos por olhares cúmplices e desejos mútuos para que tudo volte a estar bem.
O Gilberto desta vez apresentou-se com a esposa, a Caminhadeira Teresa que está agora mais livre para futuras caminhadas.
O dia estava bastante bonito, talvez um pouco quente mas agradável para o nosso propósito :passar uma jornada divertida.
 À hora aprazada lá partimos, depois da habitual foto de grupo, de forma ordeira e sem qualquer dúvida para um percurso já nosso conhecido mas desta vez feito em sentido contrário o que facilitou na parte final mas durante a caminhada provocou uma situação em que mais parecia sermos 100 e não 16  tal era a distancia entre os primeiros e os últimos, sentindo-se claramente a falta do Luís Fernandes que não deixa ninguém pôr o pé em ramo verde. Com a habitual paragem para retemperar energias, uns aproveitando a sombra das árvores  outros o café da Comissão de Melhoramentos de Barrolobo de Cima e foi a conversa desviando para o aparecimento e esclarecimento rápido de algumas dúvidas do tipo “o que é um Enxião ?, Rua do Enxião” ou ainda “agora vamos para a direita ou esquerda ?” esta ultima com uma resposta mais difícil, mas lá fomos caminhando até ao nosso objetivo: O Parque de Merendas do Santuário do Senhor Bom Jesus do Carvalhal onde chegámos mantendo um distanciamento talvez maior que o esperado.
Ocupadas as mesas com o devido distanciamento social e ainda no inicio do picnic foram feitos brindes com champanhe “Veuve Clicquot” pelo regresso às caminhadas,  ainda que em moldes diferentes dos  habituais, por estarmos todos bem e porque o casal organizador festejava mais um aniversário de casamento.
Durante o repasto, diferente dos já acontecidos neste lugar, sem grelhados e sem aquele corrupio de mesa em mesa à procura das novidades, embora, de uma forma discreta, todas as meninas fizessem questão de dar a provar as seus pitéus como já é habitual.
Depois de degustadas as várias iguarias e saboreadas as sobremesas quem quis fez  um café, gentileza da organização, com água aquecida por um fogão com uma bilha de gás tão ferrugenta que só deve ter trabalhado graças a uma intervenção divina. Desta vez foi o Manuel Barbosa a fornecer um excelente xiripiti uma vez que o Carlitos não estava presente.
Depois de tentarem pôr a conversa em dia, por volta das 16H30M começaram os caminhadeiros a despedir-se e a partir com um até breve e com a certeza que estes encontros são para repetir.

Saudações Caminhadeiras,

Vítor Gonçalves

6 comentários:

Maria do Céu disse...

Foi muito bom o reencontro. Brindámos, rimos e contámos histórias. E eu provei as sobremesas dos outros pois só levava fruta😀. Obrigada.

M.Luz disse...

Como me soube bem este encontro! Atípico, claro, mas real, e não virtual!
Queremos mais, com regras de segurança a funcionar, e com um grupo mais avantajado!
Até lá, agradecimentos aos que estiveram, saudades dos que não se atreveram... :)

Barbosa disse...

Esta caminhada mostrou que o "Caminhadeiros footing club" nunca falta a um jogo, mesmo com a equipa desfalcada e até porque está habituado a jogar sem público nas bancadas. O Treinador Vitor Gonçalves tem razões para estar satisfeito: a caminhada foi um êxito e o champagne com que brindámos aos 50+1 anos de casamento com a Luisa, esteve à altura!....

Raul Almeida disse...

Foi muito bom. Assim como eu já havia gente cansada de esperar por uma caminhada recheada de convívio de gente amiga.
Venham mais, sem medos.
Abrigado ao Vítor pela iniciativa, organização e por comemorar o 51.º aniversário de casamento com o grupo.
Abraços para todos.

DoCeu disse...

Que bom foi rever os amigos e que saudades dos que (ainda) não estavam (cuja decisão, claro, é de respeitar)!
Obrigado, Vítor, pela iniciativa! (Olha lá, devias fazer reportagem mais vezes!!!)

Entretanto, para quem estiver interessado em ir espreitar, deixo aqui dois links sobre o assunto da Ermida de Nossa Senhora do Socorro, que foi falado durante a caminhada, quando lá passámos:

Notícia no Público: https://www.publico.pt/2020/05/22/local/noticia/ermida-aldeia-historica-bombarral-ameacada-construcao-privada-1916994

Petição contra a eventual destruição da ermida : https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT100162

Até breve!

LM disse...

Também quero agradecer ao Vítor ter tomado a iniciativa de arrancar com algo anormal mas tão desejado: uma Caminhada após tempos tão difíceis mas realizável sob um controlo muito apertado e bem aceite. E assim foi. Já tinha saudades do 'pessoal caminhadeiro', das suas 'bocas', das suas histórias, do seu convívio. E de fazer uns 'bonecos'.
Obrigado a todos os presentes. Saudades de todos os ausentes.
Até breve.