quinta-feira, 17 de outubro de 2019

* * * * * * * * 3.ª Caminhada da época 2019/2020 * * * * * * * * ___“Da Assenta a Cambelas, no Oeste” Dia 16 de Outubro __


Álbum de Fotos: 
Dores Alves
Acilina Couto
Luz Fialho
Data do Encontro: 16/10/2019
Local do Encontro: Clube Naval da Praia da Assenta (Torres Vedras)
Percurso: Da Assenta a Cambelas
Distância: 8.5 Km
Participantes: (35) Acilina, Ana Leão, Angelina Martins, Barbosa, Carlos Evangelista, Carmen Firme, Céu Fialho, Clara Maia, Cristina Umbelino, Dores Alves, Fernando Bernardino, Gilberto Santos, Graça Sena, João Figueiredo, José Clara, José Luís Iglésias, Júlia Costa, Lídia Albuquerque, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Luís Martins, Luísa Clemente, Luísa Gonçalves, Lurdes Clara, Luz Fialho, Manuel Pedro, Manuel Reis, Margarida Lopes, Maria do Céu, Octávio Firme, Pedro Albuquerque, Raúl Almeida, Rogério Matias, Socorro Bernardino, Vítor Gonçalves.
Só ao almoço: António Clemente
Organizadoras: Cristina Umbelino e Margarida Lopes
Próxima Caminhada: 30/10/2019 (Organizam Angelina Martins e Luis Martins)
Reportagem: 
À hora combinada, os caminhadeiros foram chegando ao local do encontro, antes da descida para o Clube Naval da Praia da Assenta, tendo-se iniciado a caminhada pelas 9h30.
O percurso circular, de dificuldade média, foi variado quer no que respeita às paisagens, quer no tipo de terreno.
Assim passámos por zona rural, pelas arribas sobranceiras ao mar, Praia de Cambelas, zona de pinhal e atravessamentos das povoações de Cambelas e Assenta.
Regressados ao ponto de partida, descemos para o restaurante Clube Naval Praia da Assenta,  onde nos esperava um almoço do agrado geral.
A parte cultural consistiu numa visita guiada pela Dr.ª Isabel Luna, do Museu Municipal, ao Castro do Zambujal. 
Descoberto nos anos 30 do século passado pelo arqueólogo Leonel Trindade, O Castro de Zambujal, é um dos principais povoados fortificados da península Ibérica e um dos maiores do Calcolítico, na Europa Ocidental, que terá sido habitado entre o I e III milénio a.C.
Após a visita, dirigimo-nos para o Centro de Educação Ambiental , em Torres Vedras, anexo ao qual se situa o café Wellington, onde nos foi servido o habitual chá acompanhado de bolinhos caseiros.
Foi mais um dia bem passado de agradável convívio, e despedimo-nos já pensando no próximo encontro.

Saudações caminhadeiras 

Cristina Umbelino e Margarida Lopes

5 comentários:

M.Luz disse...

Foi muito bom conhecer outras belezas da zona oeste, em mais uma jornada de alegre convívio.
Agradecimentos devidos às organizadoras e aos Mor que colaboraram

António Dores Alves disse...

Obrigado ás organizadoras por este dia tão bem passado em são convívio.
Bjs.

mreis disse...

Disseram-me que já tínhamos passado pelo Castro do Zambujal, mas com visita guiada é outra coisa. Bonito e impressionante!
Na minha inscrição tinha referido a caldeirada e acertei. Só que fazendo jus à minha placa de 'voz incómoda' ou lá que é, diria que foi do agrado 'quase' geral...
Nada que belisque a óptima organização de mais uma bela caminhada e de um dia muito bem passado a cargo de 2 das meninas de Torres: Margarida e Cristina.
Obrigado e parabéns

LM disse...

Este comentário é destinado aos organizadores das duas últimas caminhadas pois que não tivemos muita disponibilidade, mental e de tempo, para o fazermos.
À Caminhada em Alpiarça pouco temos a dizer pois que, por motivos agendados muito anteriormente, não pudemos ficar para o almoço e para a parte da tarde. Contudo não queremos deixar de fazer alguns comentários ainda que muito curtos: a caminhada propriamente dita foi bem classificada como OF: foi suavezinha, sem as grandes surpresas a que os organizadores já nos vêm habituando e, além disso, o trajecto era muito bonito. Gostámos. Quanto ao resto só temos a dizer que tivemos imensa pena de não estarmos presentes: segundo nos disseram o almoço foi ‘de trás da orelha’ (duma delas) e a parte cultural foi ‘detrás da outra orelha’. Já temos companhia para ir ao restaurante provar as iguarias com que os Caminhadeiros foram brindados. Quanto à parte cultural temos pena que se não possa repetir (ou pode?).
Um abraço e um beijo aos Libânios. E muito obrigado.
Angelina e Luis

Quanto à Caminhada na Assenta o nosso comentário é extremamente positivo. A classificação do percurso não era OF (um tudo nada menos fácil) mas não escandalizaria se assim tivesse sido. No trajecto, sempre acompanhados pelo mar, ficámos a conhecer uma região tão próxima de nós mas que só víramos de dentro do carro. Foi bonito e vimos muito exemplares de arte rural habitacional, um dos quais nem queríamos acreditar no que os nossos olhos viam. Mas também havia coisas de muito bom gosto. Quanto ao almoço temos de realçar a escolha dum Pias – Margaça – muito bom e de sobremesas que não defraudaram dois gulosos encartados. O prato, caldeirada, gostámos bastante, sobretudo a Angelina, mas eu não sou grande apreciador. A visita guiada ao Castro do Zambujal foi uma lição de História: mais uma vez se provou (ainda que não fosse necessário) que existem belíssimos guias que dão vida a algo que já tem 5000 anos mas que nos fazem reviver esses tempos, dentro das limitações a que não podemos fugir. O chá foi muito bem acompanhado pela doçaria e servido num lugar muito agradável e quase desconhecido para todos-
Um muito obrigado, um abraço e um beijo para a Cristina e para a Margarida-
Angelina e Luis

DoCeu disse...

Ora até que enfim consegui visitar o castro do Zambujal, que tinha na mira há décadas! Valeu a pena a espera, para fazê-lo em boa companhia, quer dos "colegas", quer da guia. Obrigado, amigas!
Claro que também apreciei as outras componentes da jornada, mas o que me encheu o olho, definitivamente, foi o castro :-)
Beijinhos e obrigado