domingo, 25 de novembro de 2018

* * * * * * * * 5ª Caminhada da Época 2018 / 2019 * * * * * * * * ____ À Volta de Aveiras . Aveiras . Dia 21 de Novembro ____




Álbuns de Fotografias:
Dores Alves
Luis Martins
Luz Fialho
Data do encontro: 21/11/2018
Local do encontro: Aveiras de Cima
Percurso: 10 Km 2h30m
Caminhantes: António Clemente; Luisa Clemente; António Palma; Dores Alves; Fortunato de Sousa; Luis Fernandes; Lina Fernandes; Luis Martins; Angelina Martins; João Duarte;Teresa Palma; Manuel Garcia; Estela Garcia; Odete Vicente; Fernanda Silva; Cidália Marta; Manuel Pedro; Maria do Céu; Manuel Reis; Vitor Gonçalves; Luisa Gonçalves; Rogério Matias; Céu Fialho; Luz Fialho; Pedro Albuquerque; Ana Umbelino; Margarida Lopes; Amilcar Queiroz; Zé Clara; Lurdes Clara; Hélia Jorge; Isabelina Jorge; Ilda Poças; Samuel Coias; Filipe Ribeiro; Manuel Barbosa; João Figueiredo; Margarida Serôdio; Carmen Firme; Octávio Firme;
Não Caminhantes: Alda Lavrador; Helena Meleiro; Virgilio Vargas; Gilberto Santos; Gil Furtado;
Almoço: Oficina dos Sabores
Próxima Caminhada: 05/12/2018 (Organizam: Josefa Carrasco, Dores Alves e Rogério Matias)
Reportagem:
Antes de começar a reportagem propriamente dita, uma menção para as ausentes de última hora, a Lídia Albuquerque e a Clara Maia, uma, a Lídia ,motivada pelos deveres de avó; a Clara devido a uma inoportuna constipação, fruto da época que atravessamos. Para a Clara os votos de rápidas melhoras e esperamos vê-las nas próximas caminhadas.
Uma palavra especial para o nosso senador ‘transfuga’ Gil Furtado; foi um enorme prazer vê-lo regressar às lides caminhadeiras. Esperamos que seja para continuar….. . Uma saudação ainda para a Alda e o Filipe – um regresso após vários anos de ausência. Ainda uma saudação muito especial às aventureiras manas Fialho no seu regresso de terras da África Oriental e do Oceano Índico; a avaliar por algumas fotografias, foram mesmo umas aventuras radicais...
Esta caminhada foi uma substituição de emergência devido às más condições em que se encontravam os terrenos onde o Rogério planeava efectuar a caminhada. Assim sendo e dado que os terrenos nesta zona são essencialmente de natureza argilosa, resolvemos que a caminhada fosse sempre por estradas secundárias e com pouco trânsito, mas asfaltadas. A negociação com o S. Pedro resultou visto que apesar das previsões de chuva a partir das 10 horas, o tempo manteve-se seco durante toda a caminhada.
Às nove horas começaram a chegar os mais madrugadores encabeçados pelo Rogério e Dores Alves. Depois do cafezinho, da fotografia da praxe e das boas vindas e algumas recomendações do organizador, lá partimos.
Não obstante os receios do organizador, a caminhada resultou agradável. Ao longo do percurso tivemos oportunidade de observar os diversos matizes das vinhas nesta época outonal em contraste com o verde dos campos após as primeiras chuvas.
De regresso, esperava-nos o bem merecido almoço na Oficina dos Sabores com a qualidade a que já estamos habituados. Mais uma vez os nossos parabéns ao Jaime Canteiro e à sua equipa por tão bem saberem interpretar o espírito dos caminhadeiros.
Com alguma apreensão por parte do organizador seguimos para a visita à Adega Cooperativa do Cartaxo, pois este grupo já tem no seu currículo bastantes visitas deste tipo; nada mais errado. Fomos recebidos pelo Eng José Manuel Barroso, sobrinho da Luísa e do A. José que, interrompendo uma reunião da Direcção, nos fez uma apresentação do caminho percorrido pela Adega desde a sua fundação, em 1953, até aos nossos dias. Seguiu-se uma visita guiada às instalações onde pudemos contar com os esclarecimentos da D. Inês Alves e da D. Gisela e pudemos então ver os avanços tecnológicos duma unidade deste tipo. O melhor estava guardado para o fim. Numa sala destinada para o efeito, assistimos a uma aula, seguida de degustação dos produtos da Adega. O Enólogo, Sr Pedro Gil, durante mais de uma hora,falou e encantou toda a plateia com os seus conhecimentos e a maneira como actualmente se fabricam vinhos de qualidade. Não fora a hora tardia e o chá que nos esperava, teriamos continuado por muito mais tempo. O nosso bem haja a toda a equipa, muito esecialmente ao José Barroso e ao Pedro Gil. Terminámos com as compras do precioso néctar e o chá, de novo na Oficina dos Sabores, e, assim demos por encerrada mais esta Jornada Caminhadeira.
Os agradecimentos pela vossa presença,

Carmen e Octávio

7 comentários:

DoCeu disse...

Que bom foi rever os amigos! Soube a pouco.
Um firme obrigado à organização, pela excelente jornada

Clara Maia disse...

Obrigada e espero em breve poder estar com os meus amigos. Saudações Caminhadeiras.

CEF disse...

Bom dia
Aproveito este cantinho para enviar os Parabéns ao Grupo Os Caminhadeiros e agradecer ao Grupo de carolas que tão bela iniciativa teve e tem vindo a apoiar.
Parabéns por este dia, Parabéns.
eu

Fortunato de Sousa disse...

É verdade Carlos, faz hoje prcisamente 11 risonhas Primaveras, que o bog "Os aminhadeiros" foi criado.
De lá até aqui, milhares de quilómetros temos percorrido, pouco interessando se faça chuva frio ou Sol. A caminhar trilhando caminho temos comido do melhor que há em restaurantes de referência e visitando museus adegas, terminando o dia sempre com o tradicional chá.
Ensinou-nos a tua Tina que até nas pedras do caminho podemos encontrar apontamentos de arte, que os nossos fotógrafos vão perpetuando através dos milhares de fotografias recolhidas ao longo destes 11 anos de actividade caminhadeira. A guitarra portuguesa e o cavaquinho passaram por cá com tons e acordes que nunca esqueceremos.O fado e a poesia, esses estão sempre presentes em todas as camonhadas...
Bastões de bronze, ouro e prata também cá estão e assim de etapa em etapa vamos imaginando que temos virtualmente o mundo na mão.
Saudações caminhadeiras em passada aniversariante,
Fortunato de Sousa

Fortunato de Sousa disse...

Como se fazia antigamente na escola primária, para corrigir os erros dos ditados,
venho emendar ou ressalvar os erros.
Ressalvo os erros cometidos nas seguintes palavras:
precisamente, caminhadeiros, blog,museus e adegas e caminhadas.
Saudações caminhadeiras em passada corrigida,
Fortunato de Sousa

António Dores Alves disse...

Correu tudo muito bem nesta caminhada que o Firme e a Carmen organizaram.
Só resta agradecer a estes amigos organizadores. Obrigado !
Abraços

mreis disse...

Parafraseando o silêncio dos que não comentam as reportagens, já está tudo dito e eu concordo.
Mas já que vim aqui ver as fotos da Luz Fialho, aproveito para dizer que já tinha saudades das fotos dela mas muito em especial das suas breves, irónicas, divertidas, esclarecedoras legendas.
Para os Firme e a Luz só tenho um adjectivo: gostei!
mreis