sábado, 24 de março de 2018

* * * * * * * * 12ª Caminhada da Época 2017 / 2018 * * * * * * * * _____________Caminhada da Primavera_____________ _Trilho da Lagoa de Óbidos na Foz do Arelho . Dia 21 de Março_

Álbuns de Fotografias
Raul Almeida
Céu Fialho
Acilina Couto
Dores Alves
Luz Fialho
Luis Martins
Luis Martins II
Data do Evento: 21 de Março
Local: Foz do Arelho
Percurso: “Trilho da Lagoa de Óbidos na Foz do Arelho”
Distância: 10 kms
Caminhantes: (43) Acilina Caneco; Ana Bela Fernandes; Ana Cristina Umbelino; António Clemente; António Palma; Arménia Agostinho; Carlos Penedo; Carmen Firme; Carlos Evangelista; Cidália Marta; Clara Maia; Dores Alves; Estela Garcia; Fortunato Sousa; Gabriela Bentes; Gilberto Santos; Graça Sena; Hélia Jorge, José Marques; Josefa Carrasco; Isabelina Jorge; João Duarte; Júlia Costa; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Lurdes Clara; Manuel Barbosa; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Graça; Maria do Céu; Maria do Céu Fialho; Maria da Luz Fialho; Octávio Firme; Pedro Albuquerque; Raúl Almeida; Rogério Matias; Rui Graça; Teresa Palma; Vítor Gonçalves; Zé Clara.
Só ao Almoço: (4) Angelina Martins; David Sebastião; Lina Fernandes; Kinita de Sousa
Organizadores: Cidália Marta / Rogério Matias
Local do Almoço: Restaurante “Nascer do Sol (Salir do Porto)”
Próxima Caminhada: Avós e Netos - 04/04/2018 (Organiza: Kinita de Sousa e Fortunato de Sousa)

Reportagem:
Mais uma caminhada por terras do Oeste. Valeu a meditação da organizadora, para que o São Pedro desse tréguas à chuva, e embora com frio, presenteou-nos com um dia lindo de Primavera, cheio de Sol.
À hora marcada, foram aparecendo os caminhadeiros, desta vez com a presença de dois convidados: A Arménia Agostinho e o David Sebastião, primos da organizadora. Como o Sebastião não ia caminhar, não deixou, no entanto, de dar um valioso contributo ao grupo. Dado que havia 3 caminhadeiras que por razões diversas não podiam caminhar, a organizadora encarregou-se de lhe atribuir a tarefa de acompanhar as lesionadas durante o tempo que durou o percurso. O ar alegre com que os encontramos no final da caminhada, foi a melhor prova de que a companhia do guia David foi agradável.
A caminhada de 10 km, denominada Trilho da Lagoa de Óbidos, teve início nos Passadiços da Foz do Arelho, com regresso ao mesmo local. 
O passeio foi muito bonito e sempre à beira mar, que estava um espelho.
Seguiu-se o almoço, bem comidinho e regadinho com alguns excessos, que caracterizam em perfeição os hábitos das gentes do Oeste.
A nossa amiga Acilina, caiu na asneira de fazer anos numa Quarta-Feira de caminhada no local onde a tradição tem hábitos malandrecos. Como tal, a organização do evento não podia deixar de a presentear, com um objecto alusivo ao artesanato local. O entusiasmo da aniversariante e dos presentes, foram a prova real de que os organizadores escolheram o presente certo.
Como reconhecimento da generosidade da organização, respondeu a Acilina com um excelente bolo de aniversário acompanhado de espumante. Os parabéns a você foram cantados em uníssono com os copos bem erguidos.
Terminado o almoço, segui-se a parte cultural, que desta vez constou de uma visita ao museu José Malhoa. Obras do artista e de outros naturistas seus contemporâneos do século XIX e inícios do século XX, prenderam a atenção dos visitantes.  O museu vale mesmo a pena a visita. Destaca-se a coleção de escultura de Malhoa representando a Paixão de Cristo com as várias cenas da Via Sacra, magistralmente representadas.
Como é hábito, terminámos o dia de caminhada com o tradicional chá acompanhado da respectiva cavaca, doce regional da terra. Tudo isto aconteceu no Café Rosa, que é nada mais nada menos, que o estabelecimento do género mais antigo das Caldas da Rainha.
Pouco a pouco, foram regressando a casa todos os participantes e os organizadores muito felizes por terem proporcionado ao grupo mais um dia excelente.

Saudações Caminhadeiras em passada dupla de cumplicidade oestina,

Cidália Marta e Rogério Matias

4 comentários:

DoCeu disse...

'Tava tudo nos trinques, gostei bué!
Bem haja a dupla organizadora

António Dores Alves disse...

Parabéns aos organizadores. Foi tudo bom...
Abraços

mreis disse...

Mais um sucesso da dupla do Oeste que juntamente com as meninas de Torres estão a competir com alentejanos e saloios para ver quem organiza melhor. Claro que os minhotos não lhe ficam atrás e os outros também não.

Para além desta conversa de chacha, o que justifica este meu comentário é salientar que a bela fotografia do meio da reportagem (em que parecemos camelos a atravessar um deserto) é da autoria da Lina Fernandes que com o seu iphone faz fotos de alto gabarito mas que não publica. Bravo!

Gabriela Bentes disse...

Um local que gosto imenso foi o escohido pelos amigos Roger e Cidália.
Obrigada por este dia estupendamente bem passado. O almoço estava divinal.
Tirando aquela malvada subida no final que ia dando cabo de mim, estava tudo irrepreensível! Parabéns!