sexta-feira, 24 de março de 2017

* * * * * * * 14ª Caminhada da Época 2016 / 2017 * * * * * * ____Fortes das Linhas - Ponte do Rol . Dia 22 de Março____




Álbuns de Fotografias:
Céu Fialho
Dores Alves
Luis Martins
Carlos Evangelista
Lúcio Libanio (video)
Data do encontro: 22 de março
Local: Torres Vedras - Ponte do Rol
Percurso: 9 kms em 03h00
Caminhantes: (26) Acilina; Ana Cristina Umbelino; Angelina Martins; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Cidália Marta; Clara Maia; Dores Alves; Fortunato de Sousa; Gilberto Santos; Graça Sena; José Clara; Josefa Carrasco; Júlia Costa; Lúcio Libânio; Luis Fernandes; Luis Martins; Manuel Garcia; Manuel Reis; Maria do Céu Esteves; Maria do Céu Fialho; Margarida Lopes; Margarida Serôdio; Rogério Matias; Rosa Maria; Vítor Gonçalves.
Só ao almoço: (24) Ana Leão; António Clemente; António Miranda; António Carvalho; António Pires; Carmen Firme; Estela Garcia; Fernando Couto; Gil Furtado; João Duarte; João Figueiredo; Kinita de Sousa; Lina Fernandes; Lurdes Clara; Luisa Clemente; Manuel Barbosa; Maria de Fátima Libânio; Maria da Luz Fialho; Miguel Cardoso; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Teresa Palma; Virgílio Vargas
Organizadoras: Ana Cristina Umbelino; Clara Maia; Júlia Costa; Margarida Lopes
Almoço: Restaurante "Trás d´Orelha"
Próxima Caminhada: 5 de Abril - Jamor (Avós e Netos) - organiza Fortunato de Sousa e Kinita de Sousa
Reportagem: Não tendo sabido as organizadoras contratualizar com o S. Pedro um belo dia para esta caminhada, ele, desapontado, vai daí oferece-lhe chuva torrencial e vento logo para o início, afugentando, assim, metade dos caminhantes que entenderam não entrar nesta aventura. Nem a fotografia de grupo foi tirada antes da partida como vem sendo habitual, tal o grau de pluviosidade. Os 26 mais corajosos, após os 9kms percorridos pelos terrenos rurais lamacentos, botas e roupa mudadas, lá se juntaram aos restantes, debaixo agora de um sol tímido, rumo a Benfica para se deliciarem com o belo repasto que os donos do restaurante "Trás d´Orelha" tão carinhosamente para nós prepararam e para quem vai um sentido agradecimento.
Durante o almoço animado, com a presença desta vez de 3 convidados, numa sala dedicada exclusivamente ao grupo, cantaram-se os parabéns, em modo alentejano, à Acilina, a quem agradecemos os deliciosos bolos e o champanhe. Todos dali saíram rumo ao Convento do Varatojo com um miminho saloio, a colocar na mochila ou na lapela, para mais tarde recordarem.
No Convento, já recompostos do mau tempo, devidamente saciados e cientes do local de culto, a atenção foi totalmente direcionada para a "aula" que o Frei Hermínio tão afavelmente nos proporcionou.
Apesar das interessantes questões em debate, a hora do lanche aproximava-se e a conversa foi passando para a sala onde nos esperavam os bules, o chá e os bolinhos secos, oriundos das melhores pastelarias da cidade para que os prezados caminhadeiros saíssem de mais uma estadia na Zona do Oeste de estômago e alma reconfortados.
Sem o apoio da funcionária Ângela e do estagiário Gonçalo Raposo, do Turismo, que, mesmo no seu dia de folga, fizeram questão de connosco partilhar o percurso a percorrer, não seria possível esta caminhada. Por isso, para ambos, vai um agradecimento muito especial pela amabilidade, simpatia e profissionalismo;
Um agradecimento também muito especial para o Frei Nickolas que nos recebeu no Convento do Varatojo e que tão bem entendeu o que pretendíamos indicando-nos o Frei Hermínio a quem agradecemos receção tão calorosa.
E por fim um agradecimento a todos os caminhadeiros presentes e em particular às minhas companheiras torrienses que tanto se empenharam para que tudo resultasse em sucesso.
Saudações caminhadeiras
Júlia Costa

7 comentários:

DoCeu disse...

Foi bom. Gostei. Obrigado às meninas!
O S. Pedro, desta vez, passa sem agradecimentos, que aquele quarto de hora inicial foi terrífico... :-/
Um agradecimento muito especial ao amigo Carlos Evangelista que, quando a chéché se apercebeu de que não tinha a máquina fotográfica, de imediato se prontificou para irem à procura dela. E encontrámuza!
Obrigado também pela forma como o grupo recebeu a minha amiga infiltrada durante a tarde.
Fim dos obrigados.
Beijinhos

mreis disse...

Sem surpresa uma organização muito cuidada das 4 de TV, com pontos altos no óptimo almoço e na visita cultural com guia espiritual de alto gabarito. Pareceu que não sabiam muito bem o percurso mas que é que isso interessa? Partimos, caminhámos com chuva e sol por caminhos e lama escorregadia e os 26 mais afoitos chegaram todos bem e satisfeitos por ter dado um bigode aos que ficaram refastelados na sociedade ponterolense.

Fico à espera de mais caminhadas das 4, ou 3, ou 2 ou 1 de TV (enquanto espero também por mais fotos).

Kinita disse...

Foi uma caminhada muito bonita para os caminhadeiros/as de "barba ou cabelo rija/o" com excelente organização do dia inteiro. Dão cartas as nossas meninas, e são de uma simpatia, bom gosto e generosidade máximas, como não podia deixar de ser, não é novidade, já as conhecemos, fazem parte de "Os Caminhadeiros". Só tenho a agradecer por mais um bom dia passado em comunidade caminhadeira, e o miminho do cracha, uau!! Um grande abracinho envolvendo as quatro senhoras de Torres Vedras.

carlos penedo disse...

Muitos parabéns às meninas organizadoras pelo excelente dia de caminhada que nos proporcionaram. O percurso nesta época do ano oferece paisagens deslumbrantes e, como diz o nosso hino, faça sol ou chuva, com mais ou menos dúvidas, com mais ou menos lama, foi uma demonstração excelente do que é ser Caminhadeiro. Nota muita alta para o magnifico almoço que nos foi servido com todo o carinho, assim como a parte cultural e chá em ambiente conventual.
Obrigado às organizadoras pelo empenho, dedicação e simpatia que puseram nesta caminhada.
Como dizia alguém-gostei quero mais.

António Dores Alves disse...

Obrigado ás meninas organizadoras desta caminhada que começou com chuva mas proporcionou a todos um bom dia de bom convívio.
Continuem a organizar mais que nós gostamos.

LM disse...

Não é nosso costume manifestarmo-nos sobre as caminhadas, seja em que aspecto for. Mas desta vez achamos que o devemos fazer. Não é para dizer mal (não houve razão) nem para dizer bem (seria repetir o que já outros disseram). Devemos contudo frisar três pontos altos desta caminhada com que outros poderão não concordar (e assim terá sido certamente). Também já organizámos algumas caminhadas e, portanto, sabemos do que falamos, do quão difícil é fazê-lo. Só quem o fez apreciará as dificuldades e a situação nervosa que se vive nas horas anteriores ao início da Caminhada. Bom! Já chega de conversa fiada e vamos aos ‘finalmente’:
1 – Tempo: houve críticas à acção do S.Pedro que, afinal, não foi assim tão má: choveu um pouco antes de partirmos e depois tudo correu pelo mais seco possível (com um pouco de lama para não haver esquecimentos…); é que tanto o S.Pedro como o S.Francisco nos proporcionaram um belo dia de Caminhada. Dever-se-ia confiar no S.Pedro.
2 – Almoço: não sabemos a opinião de outros mas a nossa foi de que foi um dos melhores almoços que nos foi apresentado, talvez um pouco demorado mas valeu a pena;
3 – Visita Cultural: cinco estrelas (para os que apreciaram, claro). Para nós foi um dos pontos altos das muitas visitas culturais a monumentos ou locais que fazem parte da cultura de um Povo e da gente Caminhadeira. A coroar este ‘bolo’ tivemos uma ‘cereja’ na figura do nosso Guia. No nosso caso já tínhamos ido a Varatojo algumas vezes mas nunca fôramos recebidos como agora.
Foi um belo dia Caminhadeiro. Parabéns Meninas.
Angelina e Luís

Fortunato de Sousa disse...

Tudo o que podia ser dito em benefício das nossas estimadas amigas organizadoras já foi feito e muito bem. No entanto, deixem-me apenas acrescentar o que o nosso amigo Octávio Firme (penso eu que era ele) dizia há uns anos atrás: O nosso nível está mesmo muito elevado!!!!!! Assim não sei onde isto vai parar!!!!!!!
Agora, o que me trás aqui é outro assunto não menos relevante e que é o seguinte:
O Hino dos Caminhadeiros começa com o seguinte verso:
"Faça chuva Sol ou frio pouco interessa".
E a pergunta do autor do hino é: Querem que altere o verso, ou da próxima vez que caiam umas pinguinhas de água vamos todos respeitar a letra?
Saudações Caminhadeiras em passada brincalhona,

Fortunato de Sousa