sexta-feira, 18 de novembro de 2016

____* * * * 6ª Caminhada da Época 2016 / 2017 * * * *_____ ________De Sesimbra à Praia do Ribeiro do Cavalo________ ____________ Dia 16 de Novembro de 2016 ____________

Album de Fotografias:
Ceu Fialho
Luis Martins
Dores Alves
Teresa Palma
Manuel Reis
Carlos Evangelista
Luz Fialho
Carlos Evangelista (Video)
Caminhantes: (32) Amílcar Queiroz; Ana Cristina Umbelino; Ana Leão; Angelina Martins; António Dores Alves, António Palma; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Céu Esteves; Fátima Libânio; Graça Sena; Hélia Jorge; João Duarte; Júlia Costa; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luís Santos; Lurdes Clara; Manuel Barbosa; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Lopes; Maria da Luz Fialho; Maria do Céu Fialho; Miguel Cardoso; Rogério Matias; Teresa Palma Duarte; Vitor Gonçalves; Zé Clara; Zélia Santos
Só ao Almoço: (4) Carmen Firme; Gil Furtado; Luísa Clemente; Octávio Firme
Organizadora: Céu Fialho
Almoço: Restaurante "Capítulo" - Sesimbra
Visita cultural: Museu Marítimo de Sesimbra
Próxima caminhada: 30/11/2016 - Santarém (Organiza: casal Libânio) 
Reportagem:  Manhã cedo, já os bravos Caminhadeiros cirandavam junto ao ponto de encontro. O restaurante "Capítulo", que nos havia de receber durante o dia, dava-nos música.
Com um quarto de hora de atraso, indispensável para cumprir alguma tradição, deu-se início à caminhada. Seguiu o grupo pela marginal de Sesimbra, até à Fortaleza, onde foi feito um primeiro e rápido reagrupamento.
Após uma brevíssima incursão pelas ruas mais típicas da vila, voltámos por algum tempo à marginal, para depois prosseguirmos pelos seus arredores.
A paragem para reabastecimento foi feita junto ao desvio que  conduz à praia do Ribeiro do Cavalo. Aqui, a Céu Fialho fez um aviso, reforçando o mencionado na convocatória, a saber que o percurso tinha algumas dificuldades, que não intransponíveis, desde que encaradas com cuidado. Mesmo assim, sugeriu que, se alguém se sentisse desconfortável, retrocedesse, indicando o caminho a tomar, para finalizar o percurso.
Afinal houve algumas desistências, mas todos os intrépidos resistentes chegaram à praia sem incidentes. Excepção feita à M. Luz, que, tendo feito o mais difícil sem problema, ao pousar o pé na areia, caiu prá banda.
A subida de regresso foi assim feita em modo "assistência técnica", protagonizado pelo Miguel e pelo Manuel Reis. Já no topo, onde o resto do grupo esperava pacientemente, o Lúcio e o Manel Pedro, também deram uma mãozinha. Vendo as dificuldades de comunicação para activar o carro vassoura, a atleta Céu Esteves lançou-se em correria estradão abaixo, para ir fazê-lo ao vivo. É assim a solidariedade caminhadeira.
Uma com uma perna às costas e os outros mais ou menos sãos e escorreitos, encaminhámo-nos para o restaurante “Capítulo”, onde já nos esperavam a Luísa Clemente e o casal Firme. O Gil Furtado juntou-se também depois à companhia.
A única nota destoante do almoço foi a morosidade do serviço, que nos obrigou a protelar a hora da visita cultural. Esta foi, assim, feita num andamento um pouco mais acelerado do que teria sido conveniente. Terá tido, no entanto, o efeito de espicaçar a curiosidade dos Caminhadeiros presentes para regressar, em futuras visitas. Foi possível apercebermo-nos de que há muito trabalho de investigação por detrás dos espaços expositivos.

O Museu Marítimo de Sesimbra, recentemente inaugurado, está instalado na fortaleza de Santiago, mandada construir por D. João IV sobre os restos de um forte da época de D. João II / D. Manuel I.

Dos vários espaços visitados – dedicados a D. Carlos e à sua ligação com o mar, às artes da pesca praticadas em Sesimbra, à construção naval, entre outros – serão talvez de destacar, pela sua criatividade e interactividade, o aquário digital (instalado na antiga casa do Governador da Fortaleza), com representação de toda a fauna presente no mar sesimbrense e a Sala da Memória. Nesta última é possível pesquisar nomes de pescadores, embarcaçoes e naufrágios, numa base de dados construída a partir do “livro de registo de marítimos”.

De saída, ainda visitámos um espaço exterior onde se conta a história da Fortaleza.


E regressámos ao “Capítulo”, para o chá.
Estávamos lanchando, era já noite, e ainda se comentava o dia magnífico e luminoso com que S. Pedro nos tinha brindado.

Saudações caminhadeiras
Céu Fialho


7 comentários:

Maria do Céu disse...

Excelente dia e companhia. Rápida recuperação da mana Luz. Bjs. céu

M.Luz disse...

Obrigada, Céu!
Por muito que me apetecesse acreditar que o Lúcio exagerava quando me falou numas possíveis 6 semanas de estaleiro, tive a douta confirmação de um colega (dele, note-se) que me falou em muito tempo, não "ousando" quantificá-lo...
Assim, dia 26 vou directa para a mesa do restaurante, e espero ter companhia! 😉

M.Luz disse...

Ora bem, fui tão apressada a colocar um comentário à 6a Caminhada, que nem me lembrei que teria de esperar pela reportagem...
Cá vai então, em "take 2":
"Dizem que elogio em ambiente familiar não fica bem, mas se a realidade o justifica, não me parece mal, por isso, registo aqui o meu agrado pela forma como se desenrolaram as várias etapas da 6a. Caminhada da época 2016-2017.
E nem a forma acidentada como terminou a chegada à belíssima praia ensombra as 5*... 😐
Felicitações à organizadora! 👏👏👏
Aproveito para agradecer a quem me prestou a sua solidariedade, muitos, dentre os quais tenho que ressaltar o Manuel Reis e o Miguel Cardoso.
Espero recompor-me até Santarém, mas se assim não for, lá terei de me juntar ao subgrupo dos "almoçadeiros" 😉
Até lá, um forte abraço para todos!
Maria da Luz"

mreis disse...

É verdade que a Céu tinha avisado mas nunca pensei que fosse assim tão puxado. Aquela descida é mesmo 'manhosa' e exige muita 'concentração' mas a praia do Ribeiro do Cavalo merece o esforço. Bom teste para os 19 verdadeiramente caminhadeiros que se aventuraram! Foi pena a Luz se ter 'desconcentrado' já na praia mas como é jovem esperemos que se recomponha rapidamente e que tenha aprendido a lição para a velhice.

O almoço também teve a sua parte 'manhosa' e a visita foi feita a mata-cavalos mas o dia esplendoroso que nos mostrou uma Sesimbra deslumbrante valeu bem a pena.

Parabéns e obrigado Céu Fialho!

mreis

Lucio Libanio disse...

Obrigado às duas, pelo esforço, pela boa disposição e cá as esperamos dia 30, para o que quiserem, dentro do nós possamos. Abreijos. Lúcio e Fátima.

António Dores Alves disse...

Bela caminhada num lindo dia e no local certo.
Obrigado ás manas Fialho.
Rápidas melhoras para a Maria da Luz.
Abraços

Fortunato de Sousa disse...

Após a nossa aventura "épico aérea" por terras do oriente, regressámos sãos e salvos ao nosso ocidental cantinho à beira mar plantado. Muito temos para contar e muito temos para ouvir acerca das duas aventuras caminhadeiras que se realizaram durante a nossa ausência.
Graças à capacidade e disponibilidade das tecnologias de comunicação nos dias de hoje, fomos acompanhando à distância e através do blog, toda a actividade que os nossos amigos caminhadeiros foram publicando, tanto em narrativa como em belíssimas imagens dos excelentes fotógrafos caminhadeiros.
Pela teoria da ubiquidade não foi possível estarmos fisicamente presentes durante estas duas caminhadas, mas podem crer que espiritualmente estivemos sempre a acompanhá-los, desde a hora da concentração até ao final da sessão do chá de final do dia.
Agora, com este comentário venho em nome dos oito “galdérios”, comunicar que estamos aptos, disponíveis e ansiosos por reiniciarmos as tão saudáveis aventuras caminhadeiras, de modo a podermos usufruir de novo do convívio inigualável que este grupo nos proporciona a cada duas semanas.
Uma palavra final de apoio moral e desejos de um pronto restabelecimento para a nossa amiga Maria da Luz Fialho, que se lesionou durante a última caminhada.
Saudações Caminhadeiras em passada pré escalabitana,
Fortunato de Sousa