domingo, 29 de maio de 2016

* * * * * * * 18ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * * * * * __Trilhos do Caniçal . Lagoa de Albufeira . Dia 25 de Maio__




Album de Fotos:
Luis Martins
Luz Fialho
Dores Alves
Data do Encontro: 25/05/2016
Local: Lagoa de Albofeira
Percurso: Trilhos do Caniçal - 10,000 Kms ; 3,00horas
Caminhantes: (52) Acilina Couto; Ana Leão; Ana Cristina Umbelino; Angelina Martins; António Bernardino; António Palma; António Pires; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Céu Fialho; Cidália Marta; Dores Alves; Estela Garcia; Fátima Libânio; Fortunato Sousa; Gilberto Santos; Graça Sena; João Duarte; João Figueiredo; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luís Santos; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Lurdes Clara; Luz Fialho; Manuel Barbosa; Manuel Flôxo; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Graça; Margarida Lopes; Margarida Serôdio; Maria do Céu; Miguel Cardoso; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Quinita Sousa; Rogério Matias; Rosa Silva; Rui Graça; Socorro Bernardino; Teresa Palma; Virgílio Vargas; Vitor Gonçalves; Zé Clara; Zélia Santos.
Organizador: Estela Garcia / Manuel Garcia
Almoço: Restaurante “O Lagoeiro”
Próxima Caminhada: 08/06/2016 (Organiza: Kinita de Sousa e Fortunato de Sousa)
Reportagem:
À convocatória para a 18ª caminhada da época organizada pelo casal Garcia, inscreveram-se nada menos que 51 participantes. “Cinquenta e um”, agora por extenso, para não haver dúvidas que não me enganei a carregar nas teclas numéricas da minha geringonça tecnológica digital.
Só que a festa estava agora a começar. Por entre o aglomerado de caminhadeiros madrugadores que pautam o seu perfil identitário pela rigorosa pontualidade na chegada ao local de concentração, eis que vislumbro duas figuras inesperadas. Quem são aqueles 2 figurões? Ah!!! Olha, não acredito! São o Bernardino e a sua companheira que vieram de bem longe para se juntarem a nós. Portanto, mais 2 presenças, que somadas aos 51 inscritos perfaz 53 (cinquenta e três) participações.
Face aos factos, desde já os meus parabens à Estela e ao Manel Garcia, por terem conseguido mobilizar tanta gente para os Trilhos do Caniçal. Ou seria pela caldeirada no Lagoeiro? Cá para mim, sou de opinião que foi pelas duas coisas, mas também e muito especialmente pelo saudável ambiente e espírito caminhadeiro que se respira quizenalmente no nosso inigualável grupo.
Excluindo a caminhada de avós e netos onde participaram 37 seniores, acompanhados de 30 juvenis onde vai germinando a fórmula que dará continuidade ao colectivo caminhadeiro, esta foi para já a caminhada mais participada da época.
E que dizer da “Banquinha Gourmet”, obra criativa e muito bem composta por especialidades preparadas com esmero pelos organizadores. Dizia a Cidália com ar afirmativo de quem descodificou um mistério: Ah!!! Agora é que estou a perceber, porque é que o malandro do Manel andou a pedir termos ao pessoal nos últimos dias. Eram para o chá e para o café.
E à medida que os carros iam chegando, lá estavam eles a convidar todos os participantes a saborear os pãezinhos com queijo ou fiambre, água, vinho branco fresco para os apreciadores e bebidas quentes para confortar o estômago. Um toldo listado, uma flor multicolor a decorar o cenário e uma cesta de verga forrada com pano amarelo suave sobre mesa atoalhada da mesma cor, davam um ar de charme à tasquinha improvisada. Tudo isto ao preço simbólico de € 0,01, que também podia ser pago através de transferência bancária.
Já passava das nove e meia, quando o pessoal se reuniu para a habitual foto de grupo, finda a qual o organizador transmitiu a todos, em voz alta e bom som, qual iria ser o programa do dia.
Início da caminhada com 52 (cinquenta e dois) participantes, por falta de comparência do Gil Furtado e da sua cada vez mais inseparável companhia “cãominhadeira”, denominada “Ema”.
Uma chuva tipo molha parvos apoquentou de início os participantes, mas depressa se dissipou a camada de nuvens e o céu aberto com Sol a raiar fez o cenário ficar mais brilhante e o percurso mais curto.
O almoço no restaurante “O Lagoeiro”, estrategicamente localizado com vista sobre as águas calmas da Lagoa de Albufeira, foi a famosa caldeirada, sabiamente confeccionada pela D. Fernanda, cozinheira e proprietária deste bonito espaço.
Antes, durante e depois da sobremesa, fomos brindados pela generosidade dos Caminhadeiros que dias antes tinham terminado os seus passeios túristicos por terras de África e do Oriente. Os nossos amigos Gilberto e Rogério ofereceram a cada um dos presentes uns deliciosos biscoitos de Macau, enquanto as manas Céu e Luz Fialho serviam cálices de Xiripiti da ilha de S. Tomé. O Manuel Flôxo por sua vez também nos ia servindo a sua famosa e velha conhecida aguardente de figo enriquecida com alfarroba do seu Algarve.
A componente cultural estava desta vez diminuída na sua versão tradicional. De qualquer modo, podemos ainda assim configurá-la em vários modelos. Uns quantos tiveram a possibilidade de visitar o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, enquanto outros se divertiram ocupando o tempo jogando cartas ou afinando as gargantas e os acordes para o próximo evento caminhadeiro na serra de Montejunto.
O chá com que habitualmente terminamos o programa do dia, foi servido no mesmo local do almoço.
Depois, pouco a pouco, iam os participantes na 18ª caminhada da época despedindo-se uns dos outros, até ao próximo encontro a realizar no dia 8 de Junho.
Saudações Caminhadeiras em passada um pouco cansada de pré final de época,
Fortunato de Sousa

9 comentários:

DoCeu disse...

Se isto assim continua (=cada caminhada ser mais sofisticada que a anterior), torna-se (ainda mais) difícil organizar qualquer coisa de original!
A caminhada foi óptima, a caldeirada e respectivo panorama também, mas desconfio que a "banquinha gourmet" será o que perdurará mais tempo como recordação! :)
Já agora, acrescentar - para fazer inveja aos preguiçosos que ficaram sentados à mesa... - que os poucos (mas bons!) excursionistas que se deslocaram ao Centro Interpretativo fizeram um lindo passeio extra e ainda viram bastante passarada!

Maria do Céu disse...

A caminhada , o almoço e a companhia foram excelentes. Peço descuçlpa mas ainda não fiz a transferência bancária. Bjs. Céu.

Unknown disse...


Mais uma jornada Caminhadeira que primou pela excelente organização, desta vez a cargo do casal Garcia (Estela+Manuel).
Uma surpreendente recepção matinal de Boas Vindas a todos os participantes.Parabéns.
Agradecimentos a todos os que nos presentearam com os miminhos, do Oriente (Gilberto+Rogério); de África (Marias do Céu e da Luz); do Algarve (Floxo), não esquecendo também o respectivo Xiripiti (Carlos Penedo).

Estão de parabéns todos os participantes que contribuíram para a formação deste magnífico grupo, bem como todos os restantes que ao longo destes anos (aproximadamente 8), têm contribuído não só para crescimento do mesmo, mas sobretudo para levar a cabo, a realização quinzenal de todas as actividades inerentes.
Um orgulho pertencer a este grupo. Bem Hajam!

Saudações Caminhadeiras,
Miguel Cardoso

*escrito de acordo com antiga ortografia.

António Dores Alves disse...

Concordo completamente com as amáveis palavras do amigo Miguel e reforço os agradecimentos aos organizadores Estela e Manuel.

M.Luz disse...

E isso mesmo - agradecimentos efusivos ao casal organizador, e, para nós que não somos oriundas do "núcleo duro", um tremendo privilégio termos sido aceites neste Grupo!

Bem hajam!

Maria da Luz

Kinita disse...

Ora bom dia. Aqui estou eu no sitio indicado para avaliar a caminhada à "Lagoa de Albufeira".
É sempre bom para quem tem a missão de organizar ou ajudar a tal, receber opiniões, principalmente de colegas e amigos, sobre o que se realizou, seja para assim continuar ou tentar sempre rectificar algo ou melhorar, é pois uma grande ajuda.
E a minha opinião é de indubitável satisfação em relação a tudo. Foi, um dia de surpresas, calor humano, amigo, descansado,bem caminhado,mimado e muito bem alimentado. Foi um grande dia à "Caminhadeiro". Bjs e agradecimentos aos organizadores.

Kinita disse...

Também quero agradecer a todos quantos nos distribuiram mimos. Bem hajam.

Anónimo disse...

Caros Amigos,
Gostava de contactar com o Inácio Pires que não vejo há mais de 40 anos, altura em que eramos companheiros nas atividades gímnicas.

O Inácio poder-me-á contactar para o e-mail
virgilio.ferreiradias@gmail.com

Obrigado e cumprimentos

Virgílio Dias


mreis disse...

Estive longe uns tempos e sem net para ver a reportagem, como sempre magnífica, do grande Balão. Mas não podia deixar de vir aqui, embora com bastante atraso, entregar esta 'carta aos Garcia' e dizer que foi mais uma belíssima caminhada, que me deliciei com uma bela caldeirada e que gostei imenso da visita ao Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena de tal modo que fiquei com vontade de voltar.

Com organizações Garcia, temos qualidade com garantia.