segunda-feira, 8 de junho de 2015

* * * * * * * * * 19ª Caminhada da Época 2014 / 2015 * * * * * * * * * * * * Pelos Moinhos da Pena - Dia 3 de Junho de 2015 * * * *


Álbuns de Fotos: 
Luis Martins 
Teresa Palma
Dores Alves 
Data do Encontro: 03/06/2015
Local: Arredores de Assentiz
Percurso: 9 Kms em 3 horas
Participantes: 30
Angelina Martins; António Clemente; António Dores Alves; António Palma;Carlos Penedo; Carlos Evangelista; Carmen Firme;Fortunato De Sousa; Gilberto Santos; João Duarte; José Clara ; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Lurdes Clara; Manuel Flôxo; Manuel Garcia; Manuel Reis; Maria Do Céu Esteves; Margarida Graça; Otávio Firme; Pedro Albuquerque; Quinita Sousa; Rogério Matias; Rita Graça; Rui Graça; Teresa Palma; Vítor Gonçalves.
Almoço: Restaurante "O Lagareiro" - Assentiz
Evento Cultural: Visita aos Moinho da Pena
Chá de Final do Dia: Centro Cultural de Casais da Pena e Pena
Reportagem: 
Já ia avançada a manhã e após tirada a foto do grupo (com e sem bigode), quando os 30 caminhadeiros começaram a 'dar corda aos tennis', para pisar desta vez, terras ribatejanas, na freguesia de ASSENTIZ, concelho de Torres Novas.
Iniciava-se uma caminhada ímpar - A Caminhada GPS apoiada, via telemóvel, pelo Sr. Rui Seguro do Superfresco Team.
E lá seguimos por trilhos sinuosos e empedrados,que pediam toda a atenção à colocação do pezinho. Não se livrou porém, de aí tentar uma aterragem, a Teresa Palma, muito bem amparada pelo trem da frente.
A frondosa, verdejante e olorosa vegetação, floreada de quando em vez pelas coloridas habitantes destas paragens, foram um bálsamo refrescante para as nossas almas... e não só, numa altura em que as inesperadas altas temperaturas, teimavam em aquecer-nos o corpinho.
Foi um alívio quando vislumbramos o ponto de partida, depois de alguns 'não é por aqui é por ali' 'volta atrás' .

Durante o bem servido almoço, reinou a sempre habitual sã camaradagem que nos envolve, brindámos ao aniversario do matrimonio da Luísa e Vítor Gonçalves e assistimos à entrega de um presente do António Palma ao João Duarte--um shampô da marca Benfica.
Era já hora de ir conhecer os tão falados Moinhos da Pena e para lá nos dirigimos.
Situados no sopé da Serra D'Aire, são 12 os tradicionais moinhos, que outrora transformavam os cereais e donde pudemos observar uma espectacular paisagem.
Deixados ao abandono durante anos, estão agora em recuperação por vontade da Câmara de Torres Novas. E foi pela experiente sabedoria do moleiro Sr. João, que nos apercebemos de como era o seu funcionamento.
A distância 'alargada' para visitar a Capela do Senhor da Serra, impediu-nos a sua apreciação.
Ora então, borá lá para o Centro Cultural, onde nos esperavam os apetecidos doces e salgados preparados pela D. Mariazinha, acompanhados de cházinhos, um deles bem reconfortante em garrafão de 5 litros.
E ainda, para os meninos brincar, uma mesa de bilhar e outra para os matraquilhos jogar.
E como é pequeno este mundo! Não é que a Luísa Clemente aqui foi D. Maria encontrar?
Tinham estado, há anos, na mesma Instituição a trabalhar.
Terminou assim uma jornada ímpar.
Obrigado a todos pela ajuda e compreensão exemplar.
        João Duarte

5 comentários:

LM disse...

Olá, João. Olá, Teresa. Desta vez fomos os primeiros a fazer o comentário a uma caminhada. E em relação a vocês creio que – é verdade, não é? – foi a vossa primeira vez. E não estejam a magicar sobre o que quero dizer, nem a tentar encontrar segundos sentidos para as minhas palavras. Nem tão pouco a pensar que me refiro à primeira vez que entraram na Catedral. Não. Refiro-me pura e simplesmente à organização de uma caminhada. Organização partilhada? Total? Não interessa porque de parlapié está o mundo cheio. Quero apenas aqui deixar o nosso reconhecimento por mais uma caminhada que nos mostrou belas paisagens, que nos proporcionou momentos de belo convívio e apetitosos sabores. Mas, como sempre tenho dito, o delicioso convívio, despreocupado e confiante, é a maior valia deste nosso grupo. Bem-hajam.

Rogerio disse...

Ola meninos organizadores Teresa e João
Parabéns pela vossa organização estava tudo perfeito.gostei muito e de tudo,não poderia ser melhor.
Obrigado João, ficamos muito bem na foto
Abraços
Roger

Gil A F Furtado disse...

Tanto que eu gosto de andar perdido - geograficamente perdido - por montes e vales, e logo tive que faltar a esta caminhada!...

Quanto ao tratamento capilar, uma simples pergunta: se por dentro da cabeça o homem já é vermelho, a partir de agora também os cabelos vão passar a ser encarnados? Sempre quero ver isso na próxima caminhada. De qualquer modo, cabelos vermelhos ou não - e treinador a mais ou a menos -, muitos parabéns, João. E para o ano que vem desejo-te um gosto igual.

Penitenciando-se pelo comentário atrasado, despede-se o

Gil Furtado

António Dores Alves disse...

Para a Teresa e João o obrigado por nos terem levado para esta caminhada impar. Abraços

Os Caminhadeiros disse...

Gostei muito de mais esta caminhada, esteve muito bem complementada.Força, para mais, e muito obrigada. Gostei mesmo muito da reportagem na totalidade.Grande abraço à Teresoca e João que nos brindaram com um album giro dos caminhos "DOS MOINHOS DA PENA"
Um grande abraço. Kinita