domingo, 11 de maio de 2014

* * * * * * * * 17ª Caminhada da Época 2013 / 2014 * * * * * * * * Rota das Ermidas de Borba Dia 07 de Maio




Albuns de Fotos:
Data do Encontro: 07/05/2014
Local: Borba
Percurso: 9 kms em 2 horas
Organizador: Miguel Cardoso
Caminhantes: (37) Angelina Martins; António Clemente; António Dionísio; António Dores Alves; Belmira Cardoso; Carlos Penedo; Carmen Firme; Fátima Libânio; Fortunato de Sousa; Gabriela Bentes; Gil Furtado; Gilberto Santos; Graça Sena; Guido Lopes; Helena Meleiro; João Duarte; José Clara; Quinita de Sousa; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luisa Clemente; Lurdes Clara; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Maria do Céu; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Cardoso; Rogério Matias; Susana Cardoso; Teresa Palma; Virgílio Vargas; Vítor Gonçalves e o organizador.
Guia:Sr.Luís Paixão
Ao almoço, deram-nos o prazer da sua companhia: a Mariana Dionísio, a Sílvia Dionísio e o Pedro Dionísio
Almoço: Restaurante “Espalha Brasas”-Acaraviça
Chá de final de dia: Pastelaria “A Tiborna”
Próxima caminhada: 21/05/2014 (Organizadores: Lúcio Libânio e Fátima Libânio)
Reportagem: 
Como já vem sendo hábito deste grupo Caminhadeiro, mais uma jornada com o início pautado pela excelente pontualidade.
A concentração teve lugar na Praça da República, frente ao edifício dos Paços do Concelho de Borba, onde fomos amavelmente recebidos pelo Sr. Presidente da Câmara, Sr. António Anselmo e pela Sra. Dra. Sara, responsável pelo departamento da Cultura, os quais nos deram as Boas Vindas e nos prestaram todo o apoio possível, colocando à nossa disposição um guia o Sr. Luís Paixão, para nos acompanhar durante a caminhada.
De salientar o bom acolhimento que encontramos nesta simpática vila, o qual foi evidenciado por um simples episódio, ocorrido com os Caminhadeiros Carlos Penedo e o Manuel Reis aquando da sua chegada.
Tendo os mesmos solicitado ajuda para encontrar o local da concentração, de imediato o interpelado, Sr. Amâncio, habitante local, se prontificou e os transportou na sua viatura ao local pretendido.
Apesar de ter sido um acto simples, não deixou de reflectir o bom acolhimento destas boas gentes.
Após a fotografia de grupo para a posteridade, iniciámos a caminhada à descoberta das “Ermidas de Borba”, locais ermos de culto religioso dos nossos antepassados.
De um modo geral é de lamentar o estado de degradação a que as mesmas chegaram.
Com o tempo bastante ameno (S. Pedro foi mais uma vez nosso amigo) e algumas nuvens no céu, característica ideal para a fotografia, informação que me foi dada pelos nossos exímios repórteres fotográficos, e com a preciosa ajuda do nosso guia Sr. Luís Paixão, que nos pontos estratégicos da caminhada nos deu todo o apoio, cumprimos a 1ª parte da nossa jornada (a caminhada).
Seguiu-se o almoço com os pratos tradicionais da região no restaurante “Espalha Brasas”, localizado no Monte das Naves de Cima, perto da povoação de Alcaraviça.
Durante o almoço, bem como durante o chá de final de dia, todos os presentes brindaram em honra do Caminhadeiro Rui Afonso, desejando ao mesmo uma recuperação pós-operatória célere e eficaz para que brevemente volte às lides caminhadeiras.
Após o repasto e antecedendo o evento cultural, pudemos observar as Caminhadeiras Luisa Clemente e a Quinita de Sousa devidamente instaladas numa esplanada, montada sobre uma árvore no exterior do restaurante, esperando certamente para que lhes fosse ali servido o habitual chá e não pelas razões que levaram a personagem principal do romance “O Barão nas Árvores”, do famoso romancista Italo Calvino que, revoltado com a família se isolou e instalou para o resto da sua vida no cimo das árvores, para observação de tudo o que o rodeava.
Como programado, seguiu-se a parte cultural da nossa jornada com uma visita guiada ao Paço Ducal de Vila Viçosa, sito no magnífico Terreiro do Paço e que serviu de aposentos reais aos últimos representantes da monarquia portuguesa.
À saída do palácio e para espanto de todos, fomos surpreendidos pela mãe natureza, com a observação do nascimento de alguns felinos em plena calçada da rua.
Cumpriu-se a última etapa da nossa jornada com o habitual chá de final de dia, na agradável esplanada da pastelaria “A Tiborna”, onde nos foi servido o chá com os respectivos bolinhos.
Agradeço encarecidamente a todos os participantes nesta jornada caminhadeira, bem como aos que me ajudaram a planear a mesma (Fortunato de Sousa e António Dionísio).
Espero assim ter conseguido com a vossa ajuda, que a “Carta para Garcia” tenha sido entregue ao seu destinatário.
Aproveito também, para dar as boas vindas aos novéis Caminhadeiros Susana Cardoso e Pedro Cardoso, esperando que tenham ficado com a vontade de voltar para futuras caminhadas.
Complectará certamente esta minha simples e resumida reportagem, todas a magníficas imagens captadas pelos nossos exímios repórteres fotográficos de serviço.
Agradecimentos:
Câmara Municipal de Borba nas pessoas de:
Sr. António Anselmo, presidente da edilidade;
Dra. Sara, responsável pelo departamento da cultura, e
ao guia que nos acompanhou, Sr. Luís Paixão.
À Sra. D. Amélia Bilro, responsável administrativa do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança
Restaurante "Espalha Brasas", na pessoa da D. Paula pelo excelente serviço, no almoço. Pastelaria “A Tiborna” na pessoa do Sr. João David pelo excelente serviço, no chá de final de dia.
Saudações Caminhadeiras,

Miguel Cardoso

* Escrito de acordo com a antiga ortografia.

7 comentários:

Carlos disse...

Mais uma magnífica caminhada no Alentejo vinhateiro pautada pela excelência em todos os aspectos, fruto de trabalho e dedicação do Miguel que acompanhado de sua simpática família nos proporcionou um dia inesquecível e cheio de momentos altos. Parabéns Miguel e obrigado a todos os que colaboraram para o sucesso desta jornada cinco estrelas.
Grande Abraço
CPenedo

Gabriela Bentes disse...

Que saudades eu tinha do Alentejo.....
E não podia ter corrido melhor esta caminhada.
ADOREI! Inesquecível! Vou voltar!
Muito Obrigada ao Miguel Cardoso
Beijos
Gabriela Bentes

lenocas disse...

Foi um dia inesquecível!
A caminhada nas Rota das Ermidas de Borba mostra nos um Património completamente abandonado, e que lamentavelmente se vai esboroando sem apelo nem agravo...
Obrigada a todos pela amizade acolhimento.
Voltarei
Helena Meleiro (Lenocas para o Google)

FotosCaminhadeiros disse...

Se a convocatória já me tinha merecido um louvor, a calma e pontualidade com que foi cumprido o programa leva-me a dizer mais uma vez: assim é que eu gosto.
Mérito do Miguel que deve ter preparado bem o percurso e não deixou as paragens em todas as ermidas prolongar-se mais do que o necessário.
As fotos espectaculares das ermidas e da paisagem aí estão a mostrar que foi tambem bonita a caminhada (aquele céu das fotos do Luis Martins ainda está melhor que o original).
Falta na reportagem a referencia ao saquinho com pão e queijo alentejanos que nos foi oferecido (por quem?) e que bem me soube. Merecia termos passado pela cooperativa para completar a trilogia mas como fiquei cliente do Espalha Brasas um destes dias a Borba vou voltar. Também os bolos que acompanharam o chá eram muito bons, sobretudo o de laranja (mnham, mnham).
E para vos fazer inveja, ainda o benfica não tinha entrado em campo para ganhar a taça da liga e já eu estava sentado a saborear uma omolete de ervas apanhadas pelo chef Manel Garcia durante a caminhada.
Na lista de agradecimentos da reportagem falta um: ao sr. caminhadeiro Miguel Cardoso por mais um excelente dia bem passado por terras alentejanas.

mreis

Kinita disse...

Pois claro, o Miguelito da minha amiga Belmira fez de tudo para que os amigos "Caminhadeiros" se sentissem "no Céu com os pés bem assentes na Terra". Foi mesmo muito bom passar deste modo e com todos vós este prazentoso dia. Fomos uma vez mais uma grande familia. Subscrevo tudo dos comenentários anteriores e sublinho o agradecimento à familia Cardoso do pãozinho com queijo, alentejanos. Dou os meus parabéns aos fotografos e realço desta feita as fotos do Manel Reis´.
Kinita

Vit.Gonçalves disse...

Obrigado Miguel por nos teres mostrado mais um belo pedaço do teu Alentejo.
Por mim considero que entregaste a "Carta a Garcia".
Ah, o Espalha Brasas...
268891069 para marcar, gostei tanto que não resisti a colocar um link na reportagem onde indica o restaurante, para que quem não foi ficar a pensar no que perdeu.
Abraço e até Alcobaça.
VG

António Dores Alves disse...

Parabéns Miguel pelo empenho com que organizaste esta caminhada.
Foi magnifica em tudo.
Obrigado.
DA