sábado, 23 de março de 2013

14ª Caminhada da Época 2012 / 2013 . Jamor com Netos ***** Dia 20 de Março




Álbuns de Fotografias:
Fortunato de Sousa
Dores Alves
Luis Martins
Carlos Evangelista
Manuel Reis
Miguel Cardoso
Data do Encontro: 20/03/2013
Local: Parque Urbano do Jamor-Jamor com Netos
Percurso: 07, 000 kms - 02: 30 Horas
Caminhantes Seniores: (30) Angelina Martins; António Bernardino; Armando Lourenço; Carlos  Evangelista; Carlos Penedo; Clara Pereira; Dores Alves; Fortunato Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; Greta Statter; Guilherme Statter; João Costa; Júlio Pereira; Lina Fernandes; Lizete Lourenço; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Gonçalves; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Maria do Céu; Manuel Reis; Miguel Cardoso; Nela Costa; Odete Vicente; Patrícia Lourenço; Rogério Matias; Virgílio Vargas; Vitor Gonçalves;
Caminhantes Juniores: (17) António Santos; Daniel Santos; Gonçalo; Gonçalo Barros; Frederico de Sousa; Gonçalo Garcia; Inês Garcia; Joana Barbosa; Joana Fonseca;  Manuel Fernandes; Manuel de Sousa; Mariana Baptista; Sofia Baptista; Sofia Rosa;  Tomás Barros;  Tomás Martins; Vicente Santos;
Só ao Almoço (6): Catarina Santos; Francisca Rosa; Joana de Sousa; Pedro de Sousa; Quinita de Sousa; Sara Morais Pinto;
Organizador: Fortunato de Sousa / Luís Fernandes
Almoço: Restaurante ‘Canoagem’ (Tel: 910399591)
Próxima Caminhada: 05, 06 e 07/ 04 / 2013 – (Fortunato de Sousa / Luís Fernandes / Victor Gonçalves)

Reportagem:
Foi uma caminhada diferente esta no ‘Jamor com Netos’, também com um título muito original escolhido pelo avô Luís Fernandes.
Para além de cumprimos em pleno a promessa que tinhamos feito aos nossos netos 2 anos atrás, pudemos finalmente limpar a  imagem e fortalecer a credibildade diante dos nossos descendentes, se é que ainda tinhamos alguma. Serviu ainda para baixar aí uns bons 20 anos a média de idades dos participantes.
O intervalo de tempo compreendido entre as 09:30 e as 10: 00 horas, foi dos mais interessantes do evento. Ver avós e netos, tios e sobrinhos, Caminhadeiros sem acompanhantes, todos empenhados em criar um espírito de grupo adequado à jornada que tinhamos pela frente, foi deveras gratificante.
Tempo para fotografar os que pela 1ª vez se apresentaram à caminhada foi mais que muito. Só o bom comportamento de todos, mas especialmente dos mais novos, permitiu facilitar a vida aos fotógrafos de serviço.
Umas breves palavras do organizador Fortunato de Sousa para dar a conhecer o percurso e os detalhes do  programa do dia, antecederam a partida. Deu-se então início à caminhada, com o Daniel Santos a demonstrar ao grupo de caminhadeiros, que não é neto do avô Gilberto por acaso. À frente dele ninguém podia ir nem ser ultrapassado. Outros menos ousados ou mais cautelosos, não largavam as mãos dos avós, principalmente os mais novos com apenas 3 e 4 anos de idade. Dizia um dos avós, que com estas iniciativas, o grupo tem a continuidade assegurada por mais uns 50 anos.
Algumas paragens para que os avós pudessem descansar e poder acompanhar a passada vertiginosa dos netos, foi também aproveitada para um melhor entrosamento na relação entre todos os participantes. Na parte final da caminhada, percorridos os  7 quilómetros previamente anunciados, uma grande maioria da pequenada já reclamava com toda a justiça e legitimidade, que o direito ao almoço estava mais que justificado. Foi isto mesmo que aconteceu no 1º andar do restaurante ‘Canoagem’, onde uma ementa variada e bem elaborada repôs as energias perdidas poucos momentos antes.
Seguiu-se o momento mais esperado do dia. Actividades de canoagem e mini golf preencheram o período de tempo entre as 14: 30 e as 17:00 horas, e foram de encontro às expectativas criadas pelos organizadores do evento aos participantes mais jovens. Os menos jovens, mas também a viver o momento com grande entusiasmo, recuaram uns bons anos no tempo e conviveram par a par com  netos e sobrinhos. De tal modo, que um dos participantes mais avançados na idade mas com espírito sempre muito jovem, sentiu necessidade de reviver o seu passado enquanto praticante de remo. Só que, uma falha imperdoável traiu-lhe a exibição premeditada. Esqueceu-se que os remos são para ser usados na água, mas na posição de cima para baixo e não na posição de baixo para cima. Resultado, mergulhou que nem um pato, para regalo de toda a assistência. Dizia ele depois de pôr os pés em terra, que aquela demonstração foi muito didáctica, pois serviu para mostrar à rapaziada, tudo o que não se deve fazer enquanto praticante de canoagem.
O sempre indispensável momento de chá de final do dia, deu por terminada mais uma brilhante jornada caminhadeira, desta vez no’Jamor com Netos’.
Aos meus amigos Clara e Júlio Pereira e à Patrícia Lourenço, uma breve palavra de agradecimento pela sua presença, e que a estreia nestas andanças os tenha contagiado de modo a que em futuras caminhadas os possamos ver de novo por cá.
Para toda a pequenada que participou no evento e contribuiu fortemente para alegrar e rejuvenescer o ambiente caminhadeiro, o nosso muito obrigado pela vossa participação. Também para o meu neto Pedro e para a minha neta Joana, por terem vindo assistir à caminhada onde os irmãos mais velhos e os primos marcaram presença pela 1ª vez.
Saudações Caminhadeiras em passada rejuvenescida,
Fortunato de Sousa

13 comentários:

Fortunato de Sousa disse...

Aqui fica o comentário do meu neto Manuel de Sousa:

Olá caminhadeiros, gostei muito da caminhada, principalmente da CANOAGEM .Gostei menos do mini golf, mas também foi muito giro.O almoço foi um sonho,e aquela gente toda, fiquei maluco.
Pronto,no entanto foi muito giro.
Adeus caminhadeiros.

Manuel Sousa

António Dores Alves disse...

E o comentário da neta Sofia Rosa de 7 anos foi: Eu gostei de ver as alfazemas, de ver o mar, de caminhar e tambem de conhecer novas pessoas, tanmbém porque me diverti muito. Gostei de ver as paisagens e de tirar fotografias com o meu avô.

Abraços caminhadeiros em passada de netos e avós.

Luis Fernandes disse...

Gostei muito do passeio. Gostei de jogar mini golf e de andar de canoa! O que gostei mais? O ovo dos Gormiti!

Manuel Fernandes Figueiredo
(7 anos)

Anónimo disse...

O Manel, o Frederico, o Vicente e 0 António gostaram mesmo muito, querem repetir. Também gostei muito de conhecer este grupo de amigos!

Primeira vez, apenas no almoço, mas fica prometido, se me deixarem, de participar numa caminhada! :)

A Catarina (sobrinha), a Joana e o Pedro (o prometido caminhadeiro mais pequenino) tb deixam abracinhos e beijinhos.

Parabéns pela foto-reportagem.

Sara (Nora do Fortunato)

Gilberto Santos disse...

O meu neto Daniel disse: - foi muito divertido, especialmente o passeio pela "floresta" , a canoagem e a brincadeira no parque das cordas.

LM disse...

Pela nossa parte agradecemos o dia tão bem passado junto dos avós (ou não) e dos netos. Foram uma grande surpresa, ainda que esperada: das crianças pequenas nunca sabemos o que vai sair mas, normalmente, são coisas agradáveis. O nosso neto gostou muito mas o que lhe ficou 'atravessado' foi o mini-golf.
Abraços e beijos.
Angelina e LM

Unknown disse...


Boa tarde Caminhadeiros,

os breves mas sucintos comentários, já feitos por alguns jovems futuros Caminhadeiros, expressam de facto um grande entusiasmo da parte dos mesmos, em participar em novos encontros com características iguais ou semelhantes ao havido no Jamor.
Estão de parabéns os respectivos organizadores, bem como todas as Avós/Avôs e restantes participantes.
Parabéns também pela presença do
recém-nascido, quiçá futuro Caminhadeiro Pedro.

*escrito de acordo com a antiga ortografia

Saudações Caminhadeiras,
Miguel Cardoso

manuel reis disse...

Obrigada avô foi uma verdadeira aventura!!!!!! Gostei muito e as fotografias estão muito giras.
Diverti-me muito com os teus amigos e com os primos,e netos dos outros !!!!!
A próxima vez que isto acontecer ja sabes eu quero IR!!!!!!
Muitos beijinhos.
JOANA

mreis disse...

Como já viram por um mail da Joana, as minhas netas adoraram e ficaram clientes.
Eu tambem gostei mas devo devo confidenciar-vos que fiquei mais empenado com os 7kms do que com os 10 ou 12 que costumamos fazer. Porque será?
Um obrigado aos fotógrafos pelas belas fotografias e fica aqui o pedido a todos os que tenham fotos não publicadas das minhas netas para fazer o favor de mas mandarem para o meu email.

abraços caminhadeiros
manel reis

Fortunato de Sousa disse...

Passada uma semana da caminhada 'Jamor com Netos', onde o leque do escalão etário entre Caminhadeiros nunca foi tão alargado, permitam-me agora, depois de publicadas as reportagens fotográficas e os comentários dos vários intervenientes mais jovens e menos jovens, dizer-vos com toda a sinceridade, que este foi mais um grande sucesso da nossa já longa actividade caminhadeira.
As palavras simples mas com grande significado proferidas pelos nossos mais jovens Caminhadeiros, deixam-nos a mensagem de que o nosso grupo tem características muito específicas das quais nos podemos e nos devemos orgulhar. Adicionadas às imagens recolhidas e publicadas, são o testemunho inconfundível do ambiente divertido e entusiasmante vivido por todos os participantes no passado evento caminhadeiro. Se os mais novos aprenderam alguma coisa com a companhia dos mais velhos, certo é que também nós nos sentimos mais jovens e recolhemos aprendizagem pelo comportamento exemplar da rapaziada pequena. Foi esta simbiose que nos sensibilizou e nos encorajou a repetir esta experiência num futuro próximo.
Pelos comentários deles, fica a ideia que a prática de canoagem e mini golf foi o que mais lhes agradou do programa do dia. Face a esta motivação, pode ser que num futuro próximo viremos a conhecer alguns praticantes famosos ou mesmo campeões destas modalidades, que iniciaram a sua prática neste dia 20 de Março de 2013.
Assim sendo, pela minha parte, prometo colaborar na realização de uma próxima caminhada onde estes e outros jovens possam de novo estar presentes, de modo a transmitir e receber aprendizagem, mas acima de tudo para consolidar e fortalecer o espírito Caminhadeiro e ir ao encontro das expectativas dos nossos netos, sobrinhos ou outros familiares de escalão etário tão distante do nosso.
Saudações Caminhadeiras em passada juvenil,
Fortunato de Sousa

Fortunato de Sousa disse...

Os irmão Vicente Santos e António Santos (primos dos meus netos), 2 pequenos grandes Caminhadeiros, ainda vêm a tempo de deixar os seus comentários registados no blog.
Foi assim que eles descreveram a aventura:

Vicente:

A parte que gostei mais do dia foi a canoagem porque sempre gostei desse desporto. A parte da manhã também gostei, mas acho que este dia foi muito interessante ao ponto do desporto e diversão.

António:

Eu gostei muito do minigolfe porque nunca tinha experimentado e foi uma experiencia agradável. Eu achei que o dia foi muito divertido e se não fosse este dia eu não teria experimentado o minigolfe.

Anónimo disse...

Fico muito feliz por ver que os caminhadeiros continuam frescos e cheios de energia.
eu fiquei cheia de inveja e vou querer participar com o Diogo na proxima oportunidade.
Já tenho saudades.
Um beijinho grande a todos e obrigada por ajudarem o meu caminhadeiro mor a ser tão saudável :D
Cristina Sousa

Mariana disse...

Esta caminhada foi uma grande aventura!!! Nunca tinha andado 7km.
A minha irmã Sofia ficou super contente por ter sido a 1ª a chegar.
Fiz grandes amizades e conheci muitos amigos do meu avô...
No final fiz uma pequena avaliação da caminhada e apercebi-me que o que eu tinha mais gostado era da canoagem apesar de também ter adorado a caminhada.
Cheguei a casa toda molhada por causa da canoagem mas estava com tanto calor que nem me apercebi
do quanto estava molhada...
Tal como os meus primos João e Francisco (antigos caminhadeiros) adorei!!!!!!!
Da próxima vez que houver uma caminhada eu gostava de ir!!!
Obrigada por tudo!!!!!!!!!!!!
bjs. da Mariana Baptista