quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Convocatória - 7ª Caminhada da Época 2012 / 2013 - Trilhos do Cassapo (Charneca da Caparica) - Dia 5 de Dezembro

Convocam-se todos os Caminhadeiros para a 7ª caminhada da época, a realizar no próximo dia 5 de Dezembro na  Charneca da Caparica. O nosso amigo Caminhadeiro Manuel Garcia, desta vez o organizador do evento, intitulou o percurso de: 'Trilhos do Cassapo'. 

O local de concentração, será o parque de estacionamento do Restaurante / Churrascaria: 'Sabor Mineiro', situado na Avenida Elias Garcia Nº 992, Palhais - Charneca da Caparica (em frente à igreja da Charneca da Caparica). A hora de encontro está marcada para as 09:30 horas e o início da caminhada para as 10:00 horas.

Como de costume, devem os interessados em participar no programa Caminhadeiro, confirmar a sua presença através dos comentários desta mensagem, até ao final do dia da próxima Segunda-Feira dia 3.

Saudações Caminhadeiras em passada quase natalícia,

Fortunato de Sousa

29 comentários:

manel disse...

Vai a Maria do Céu e vou eu.
abraços

Gil A F Furtado disse...

Também quero ir, se não recair, mas acho que vou fazer os Trilhos do Caçapo.
A esse propósito, consultei o Houaiss e o José Pedro Machado e ambos dizem o esperado - "cria de coelho; láparo" (Hoaiss) e "coelho pequeno e novo; láparo" (JPM) - e ambos acrescentam o sentido figurado "homem atarracado" (Houaiss) e "homem acaçapado, baixo, tacão" (JPM), e este último, grande dicionarista a quem nunca foi atribuído o galardão que merecia, acrescenta "variedade de trigo, de cuja palha se fazem os chamados chapéus-de-florença" | "antiga peça de artilharia" | "designação do magarefe, na antiga Índia Portuguesa".
Julgava eu que em nenhum encontraria "cassapo", mas o velho JPM cortou-me a vaza. Vacilei, mas lida a explicação - "planta trepadeira da Lunda, de cujas fibras se fazem cordas" - continuei na minha: sendo altamente improvável encontrar plantas da Lunda na Charneca da Caparica, ao mesmo tempo que ninguém se surpreenderá se ainda por lá restarem alguns leporídeos da espécie Oryctolagus cuniculus, acho que vou mesmo percorrer os carreiros dos coelhos.
Acontece que já tive oportunidade de falar disto com o mor Fortunato, o qual me disse terem in loco encontrado placas onde o topónimo aparece grafado com ss. Ora bem, dá-se o mesmo com o nome Codeçal, terra de codeços, perto de Mafra, que de há anos também aparece mal grafado, e com tantos outros topónimos espalhados pelo país, dos quais um, frequentíssimo, é Paul, erradamente sobrecarregado com um acento agudo. As dores de alma que estes erros terão provocado no pobre José Pedro Machado!...
Concluindo: ainda que ranhoso e fungão como uma lebre e timorato como um coelho, calcorrearei os trilhos à procura de caçapos e não creio que venha a enlear-me em cassapos!

Em passada de lebréu açodado,
despede-se o caminhadeiro Gil Furtado

Margarida disse...

Olá a todos!

Contem comigo para a caminhada e almoço.
Não poderei ficar para a visita e "chá das cinco" pois preciso de estar em Carcavelos por volta das 17:30.

Abraço,
Margarida

Fortunato de Sousa disse...

Eu também vou aos 'Trilhos do Cassapo' na próxima 4ª-Feira.
No entanto, quero desde já, aqui e agora, esclarecer qualquer confusão que possa haver com o vocábulo 'Cassapo'.O nosso amigo Gil Furtado, como é seu timbre, gosta sempre de enfeitar a pílula com carga erudita e científica, mas desta vez, com muita pena minha, os seus argumentos nada têm a vêr com a realidade dos factos. O vocábulo 'Cassapo', teve a sua origem numa história muito engraçada, que nos foi contada por um velhote que andava a caminhar por esses trilhos, quando na passada Terça-Feira fomos fazer o reconhecimento do percurso. Indagado por mim sobre o significado da palavra Cassapo, que estava inscrita numa placa da estrada, respondeu-me de pronto e muito admirado: Ai o senhor não sabe porque é que esta zona tem esse nome? Até parece mentira, porque a lenda é antiga e muita gente a conhece.
- Mas olhe, vou-lhe contar ..... Quando foi inaugurado o monumento ao Cristo Rei, nesse mesmo dia, parece que o Marquês de Pombal, lá do alto do pedestal, ao cimo da Avenida da Liberdade, admirado por vêr do outro lado do rio uma personagem que nunca tinha visto antes, perguntou-lhe de lá: Eh pá? O que é que há aí desse lado?
- Olha, há 'cá sapos'!.. Respondeu o Cristo Rei em ar de gozo.
- 'Cassapos'? Então mas não são coelhos?
- Coelhos? Não. Disso só cá há um, há-de ir um dia a Passos para Lisboa e muito mal vai fazer aos portugueses.
Esta foi a razão pela qual nesses tempos, o presidente da junta de freguesia da Charneca da Caparica, deu o nome de 'Cassapo' a estes trilhos, disse-me o tal velhote com ar de quem estava a falar verdade.
Portanto, amigo Gil Furtado, se nós acreditámos na história dos javalis cinzentos e côr de rosa da serra de S. Miguel em Nisa, não terás agora tu razão nenhuma para duvidar da lenda dos sapos e coelhos da Charneca da Caparica. Até porque como reza a lenda, os malvados 'Passos do Coelho', já começaram a fazer estragos de grande monta pelo país fora. Haja pelo menos um caçador que o extermine.
Saudações Caminhadeiras,
Fortunato de Sousa

Gil A F Furtado disse...

Estou convencido!
Aliás, nunca vi uma explicação científica tão convincente como esta. Basta que se atente nas autoridades em que se apoia - o Velho da Charneca, o Marquês de Pombal e o Cristo-Rei - e no crédito devido ao relator, o mor Fortunato.
E quem havia de dizer que o risonho futuro de Pedro Passos Caçapo estava traçado desde esse tempo...

Mas essa científica explicação está incompleta: não diz quando é que o nosso primeiro-leporídeo foge a bom fugir, medroso como todos os coelhos, perseguido por irada matilha de valentes mastins, lebréus, podengos, perdigueiros, cães-de-fila, pastores-alentejanos, serras-da-estrela, serras-d'aire, o que calhar... Nessas alturas até os rafeiros aparecem.
Entretanto, enquanto isso não acontece, ca sapos ca gente tem que engolir...

Na Charneca nos encontraremos.

Abraços.

Gil Furtado

Gilberto Santos disse...

Eu também vou, e se preciso for e tiver forças para isso, poderei ajudar,com a minha passda e bastão,
na caçada aos tais caçapos ou cassapos, pouco importa o nome, uma vez que sujeito parece estar bem identificado.

CEF disse...

Amigo Manuel Garcia, desta vez não irei fazer companhia e porquê?
Depois de ler a tão completa descrição sobre Trilhos do Cassapo do nosso amigo Grafismo Fluente (GF) não me resta se não ficar à espera das fotos e restantes comentários.
Até breve.
C. Evangelista

Luis Fernandes disse...

Contem comigo e com a Lina no Cassapo
Saudações caminhadeiras em passada trilhada.

LF

mreis disse...

Será que esta do Cassapo é a ultima de 2013? De qualquer modo não vou faltar ao sapo refogado ou ao coelho no espeto.

Armando Lourenço disse...

Eu também vou !
Um abraço
Armando

octavio disse...

Podem contar com mais quatro para a batida ao caçapo. Em vez de bastões levaremoos cajados e, se o apanharmos, com as ganas que estamos, nem queiram saber!!!!
Octávio

Vit.Gonçalves disse...

Caro M. Garcia,
Conta com +2.
Luísa e Vítor
Abraços.

António Dores Alves disse...

Depois desta lição sobre o Caçapo / Cassapo pelo especialista Gil, quero tirar prsencialmente as dúvidas.
Contem com mais um.
Abraços caminhadeiros

Fortunato de Sousa disse...

Meu caro Manuel Garcia, conta com mais 3 voluntários para a confirmação in loco sobre a origem real e fundamentada do vocábulo cassapo, caçapo, ou simplesmente, que sapo? O velho da Charneca está reunido com o Marquês de Pombal e com o Cristo Rei, para vêr se chegam a um acordo final acerca desta polémica. O veredicto, será oportunamente comunicado ao senador dos Caminhadeiros, a tal enciclopédia ambulante, de seu nome: Gil Furtado.
Quantos aos 3 voluntários, são eles: A Teresa Palma, o seu mais que tudo João Duarte e o meu genro André Correia.
Saudações Caminhadeiras em passada ligeiramente acassapada,
Fortunato de Sousa

António Palma disse...

Com muita pena minha, estive na esperança até á última...mas não poderei participar em "tão polémica nomenclatura" Caminhada.
Mas, como diz o povo: "Ha´mais marés que marinheiros".
Eu digo:"Há mais Caminhadas que Caminhadeiros"
Saudações Caminhadeiras
AP

LM disse...

Olá a todos. Ainda com as vozes marcadas pelo Fado do Aniversário do Blog aqui ficam mais quatro inscrições: Angelina e Lurdes, Zé Clara e Luis Martins
B e A.
LM

CEF disse...

Olá amigo Manuel Garcia.
Depois de muito pouco pensar, resolvi desde o principio mudar de decisão, pois não quero aqui ficar acassapado em terra de rãs (não de sapos), as dúvidas tiram-se em local próprio, portanto EU VOU.
Um abraço
C. Evangelista

Ahenriques disse...

Meus amigos, não posso ir aos coelhos tenho a fisga encravada. Tenham cuidado, não se deve caçar coelhos pequenos e novos, só os mais velhinhos.
Boa caminhada
Ahenriques

movicente disse...

Querido irmão,

Conta sempre comigo....
não faltarei e a amiga Graça também não

Bjo

Fortunato de Sousa disse...

Contem também com o nosso amigo Caminhadeiro Rogério Matias.

F. Sousa

octavio disse...

Rectificação:
Afinal só vou eu à caça.
A Carmen ainda se encontra em restabelecimento e achamos prudente que fique em casa. O casal Clemente acabou de me comunicar que afinal também não pode ir.
Abcs
Octávio

Fortunato de Sousa disse...

O Manuel Flôxo, o António Pires e o Bernardino também vão ao Cassapo. O Chico Pires poderá ir ou não, mas com muitas possibilidades de marcar presença.

Saudações Caminhadeiras,

Fortunato de sousa

Carlos disse...

Olá pessoal caminhadeiro,
Contem comigo para o Trilho e para o caçapo e só vos digo que o Garcia faz um arroz de coelho que é dos melhores pitéus do mundo gastronómico.
Não consegui falar hoje com o meu irmão mas assim que tiver notícias dele já informo se sim ou sopas.
Saudações em passada de caça ao caçapo...
Cpenedo

Pedro Antunes disse...

ola...contem comigo ...desta vez vou.....abraço
PedroAntunes

Margarida Serôdio disse...

Olá a todos. Contem comigo.
Abraço
M. Serôdio

Carlos disse...

Mais dois Penedos para o Cassapo- a Graça e o Luis, também vão à procura dos láparos...
Saudações e abraços até 4ª.
CPenedo

virgili o vargas disse...

já com um atrase de quase 30minutos (obrigado à Odete que me lembrou!) aqui vai a minha confirmação na caça ao coelho.

saudações a todos e até 4a feira
virgili o vargas

Gil A F Furtado disse...

Epítetos, alcunhas, cognomes?
(Só isto já deve dar para outra discussão académica).

"Grafismo Fluente": bem, antes este apodo que Gaita de Foles (roufenha) ou, pior ainda, Grafonola (hum...) Avariada, digamos, ou mesmo pior.

"Enciclopédia Ambulante": É um prosónimo que me lisonjeia, mas não me esqueço que tenho a perna curta, ou seja pouco alcance.
No entanto, tenho gosto em dizer, parafraseando (e adulterando) o grande, gigantesco Aleixo, "Eu não tenho vistas largas, nem grande sabedoria, mas dão-me as horas convosco lições de filosofia".

Para terminar: Angelina e Luís, o Reis está a testar se vocês estarão atentos ao ano.


E havendo lá sapos, pode ser que, beijados pelas nossas gentis caminhadeiras, se transformem em galantes príncipes. E lá se vai o topónimo...

(Vou passar a caminhada toda a coaxar).

As melhores saudações do

Gil Furtado

António Dores Alves disse...

Mais uma inscrição de última hora a do Pedro Albuquerque.

Até amanhã.