quinta-feira, 2 de junho de 2011

15ª Caminhada da época de 2010-2011 – “Circuito do Orégão” - 01 de Junho



Album de Fotos (Armando)
Album de Fotos (F. Sousa)
Album de Fotos (L. Martins)
Album de Fotos (M. Reis)
Album de Fotos (G. Furtado)
Album de Fotos (C. Evangelista)
Album de Fotos (C. Sales)
Data da Encontro: 01/06/2011
Local: Leceia
Percurso: 10,500 Kms; 02:00 Horas
Caminhantes: A. Pires; Armando; Bernardino; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carlos Sales; Bina Sales; Dores Alves; F. Sousa; Guilherme da Fonseca; Octávio Firme; Carmem Firme; Gil Furtado; Gilberto; Henriques; João Figueiredo; João Martins; Manuel Reis; Luís Fernandes; Luís Martins; Angelina Martins; João Duarte; Teresa Palma; Joaquim Monteiro; Manuel Flôxo; Maria do Céu; Manuel Pedro; Vitor Gonçalves; Luísa Gonçalves;
Organizadores: Maria do Céu e Manuel Pedro
Almoço: Em casa dos Organizadores
Próxima Caminhada: 10,11, 12 e 13/06/2011 (Organizam Gilberto e Manuel Pedro)
Fundo de Reserva: € 523,04
Reportagem:Foi uma caminhada porreira pá! E tudo o que complementou o evento caminhadeiro ainda foi melhor pá! Este poderia ser um início de conversa perfeitamente normal entre 2 ou mais dos intervenientes que marcaram presença ontem em Leceia, para qualificar tudo o que se passou em terras dos organizadores e nossos amigos Caminhadeiros Maria do Céu e Manuel Pedro.
‘Circuito do Oregão’ foi a popular denominação atribuída à jornada caminhante, que motivou a presença de 29 Caminhadeiros. À última hora o casal Clemente e o Rogério não poderam comparecer por razões de saúde, que se espera sejam passageiras. Também o Dores Alves com um problema num ‘calcante’, não se atreveu a correr o risco de agravar a lesão, tendo optado por colaborar nos preparativos do almoço acompanhando o Zé Teixeira, que nesta arte de caminhar não alinha.
A 1ª parte do percurso mais fazia lembrar uma floresta tropical, repleta de mato verdejante e muito compacto, onde a nossa presença só era descortinada pelo som dos comentários ou pela visibilidade camuflada das nossas cabeças. Só um excelente trabalho de desmatação por parte da equipa organizadora, tornou possível a passagem pedonal nesta área de terreno. Um cartaz muito criativo com a indicação: ‘Torres Gémeas de Leceia’, chamava a atenção para este sui generis monumento arquitectónico local, ao mesmo tempo que assinalava o final deste tipo de terreno mais acidentado. Um miradouro com vista panorâmica privilegiada e a recolha por parte de alguns caminhadeiros da famosa erva aromática local, complementaram o ‘Circuito do Orégão.
Depois apostou forte o casal anfitrião no modo como nos brindou com o almoço. 29 Caminhadeiros exaustos pelo 11 kms percorridos e pelo calor, eram uma ameaça forte à capacidade e generosidade de bem acolher do Manuel Pedro e da Maria do Céu. Se a regra diz que quantidade e qualidade são difíceis de coabitar em simultâneo, pois aqui ficou desmistificada. O difícil era qualificar qual a melhor iguaria, tantos em termos de confecção como de apresentação. Tudo muito bem regado com liquídos de qualidade, onde um tal ‘Plexus’ branco geladinho teve lugar de destaque.
Seguiu-se uma interessante visita ao ‘Povoado pré-histórico de Leceia’ e à exposição monográfica com o mesmo nome na Fábrica da Pólvora de Barcarena. Também aqui, o relacionamento privilegiado dos organizadores com o Centro de Estudos Arqueológicos da C.M. de Oeiras foi importante. À Dra. Conceição André que aqui representou a instituição, o nosso obrigado pela disponibilidade e amabilidade com que nos recebeu e nos permitiu obter conhecimentos detalhados acerca deste importante povoado pré-histórico.

O habitual chá de final de tarde que também constava no programa voltou a ter lugar no mesmo local do almoço para desgraça dos anfitriões. Desta vez o chá ficou para 2º plano, tal a alargada variedade de escolha de outras bebidas mais sugestivas, mas talvez menos aconselhadas.
Por unanimidade, quis o grupo presente compensar a atitude altruista da família que tão bem nos recebeu, contribuindo com o valor médio do pagamento dos almoços para a organização ‘Save the Children’. O Caminhadeiro Gil Furtado, dotado de relevantes dotes oratórios, foi o porta voz do grupo em mais uma eloquente e emocionante mensagem dirigida à família anfitriã.
Numa atitude parcial, mas bem aceite por todos, quis a Maria do Céu pôr à prova a nossa capacidade de conhecimentos, com um questionário de nomes ciêntificos da flora local. Claro que só o Gil estava preparado para responder, mas o Bernardino não lhe perdôa tamanha cilada.
Para terminar, quero em nome do colectivo, agradecer à Maria do Céu e ao Manuel Pedro o excelente modo como fomos recebidos e dizer que desta maneira também será difícil não repetirmos o ‘Circuito do Orégão’. Orégão com que cada um de nós regressou a casa acompanhado por um molho, oferecido pelos donos da casa.
Fortunato de Sousa

P.S. – Tivemos ontem a triste notícia de que o Estrela Alves, que algumas vezes nos acompanhou nas lides caminhadeiras, faleceu após doença prolongada. Em nome do grupo ‘Os Caminhadeiros’, PAZ À SUA ALMA.

5 comentários:

Carlos Sales disse...

Amigos Caminhadeiros, creio bem que este grupo está a atingir um nível que não deixa espaço para um possível destaque, senão vejamos:
Nível da Recepção/Repasto MT ALTO
Nível de Cultura (Gil) MT ALTO
Nível de Narração (FS) MT ALTO
Nível de Confraternização MTMT ALTO
Não vamos parar, pois sempre que a actual é excelente, logo aparece uma nova que a suplanta.
Este grupo não é como diz o outro: SEMPRE A ABRIR
Este grupo é: SEMPRE A SUBIR.
PARABÉNS A TODOS CAMINHADEIROS
Beijoa e Abraços, cada um agarra o que lhe calha em sorte.
Carlos Sales

mreis disse...

Isto do valor acrescentado (IVA) sempre a subir é o que está a dar.
E esta caminhada para além de ser puxadinha, como convém para final de época, teve uma série de valores acrescentados. Belo trajecto às portas de Lisboa, por terras de muitos desconhecidas (Manel Pedro: se listasses aqui os nomes era mais um valor acrescentado). Vegetação variada e luxuriante, com realce para os prometidos oregãos, que já cá cantam. Parte cultural de alto gabarito (eu não conhecia o castro de Leceia).
Mas acima de tudo uma recepção de luxo, que se não fosse ser mal empregada, até merecia vir na 'caras'. Desde que caminhamos juntos que fiquei a conhecer a sensibilidade e camaradagem do Manel e da Céu, mas agora acrescentaram-lhe uma tal hospitalidade que até parece que teem uma costela minhota (não desfazendo)...
Para além do que já disse o Sousa na reportagem, o meu obrigado também por me darem oportunidade de contribuir para a obra meritória do vosso Ricardo.

Teresa disse...

Com tão eloquente «correr de pena»de tão ilustre caminhadêro ,não nos resta ,senão,enviar também o nosso MUITO OBRIGADO aos queridos anfitriões. E dizermos da nossa GRANDE inveja por não podermos ter compartilhado até ao fim a companhia deste maravilhoso grupo de caminhadeiros
Forte abraço
Teresa e João

carlos disse...

Caros amigos; Muito obrigado à Céu e ao Manuel pela magnifica jornada caminhadeira dos oregãos que nos proporcinaram. Foi um dia memorável por tudo o que vivemos e sobretudo pelo magnifico ambiente que os nossos afitriões nos ofereceram. Um autêntico renovar do corpo e da alma.Só tenho pena que por razões familiares não possa ir convosco aos Picos. Espero poder aproveitar próximas oportunidades.Só mais uma palavra para prestar homenagem a um grande amigo que já partiu mas estará sempre connosco pelo seu exemplo de coerência, integridade e companheirismo. Até sempre Estrelinha.

António Dores Alves disse...

Um belo dia em que a confraternização caminhadeira atingiu um ponto muito alto.
Os parabéns e agradecimento à Céu e ao Manuel Pedro.
Abraços,