quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

8ª Caminhada Época 2010 / 2011 - Vila Fresca de Azeitão - 26 de Janeiro


Album de Fotos (Dores Alves)
Album de Fotos (Armando)
Album de Fotos (C. Evangelista)
LOCAL: VILA FRESCA DE AZEITÃO - 8.1 kms - 1H 20M

CAMINHANTES: António Pires, Armando Lourenço, Balão de Sousa, Bernardino, Bina e Carlos Sales, Carlos Evangelista, Chico Pires, Dores Alves, Octávio Firme e Carmen, Flôxo, Gil Furtado, Ilda Marques, Luísa e Víctor Gonçalves, Manuel Pedro, Manuel Reis, Teresa Palma e João Duarte, Luís Fernandes, Martinho e Rogério.
ORGANIZADOR: Chico Pires
ALMOÇO: Restaurante "Ó Manel" em Vila Fresca de Azeitão (Tel. 212.190.336) - Preço: 25€.
PRÓXIMA CAMINHADA: A realizar pelo Flôxo, em 09 Fev de 2011.
FUNDO DE RESERVA: 585,50€
REPORTAGEM: Ignorando se se valeram de novas ou velhas tecnologias, a verdade é que 23 caminhadeiros chegaram com aparente facilidade, ao local de partida, e à hora aprazada. Era intenção da organização fazer um percurso predominante rural, tirando partido da saudável ambiência e beleza da Serra da Arrábida. Porém, a ausência de percursos sinalizados, levaram à conveniência de intruduzir uma passeata urbana no trajecto. Assim, partimos de Vila Fresca, em direcção a Vila Nogueira, (sempre de Azeitão), e percorremos a sua artéria principal, até ao limite urbano da Vila, onde derivámos para a Rua do Fisco, longa como o braço do dito, entre muros altos e escuros, aparentemente a esconder, ou simplesmente a proteger, agradáveis lugares de remanso. Finda esta, entrámos na componente rural do percurso, seguindo pela estrada da Califórnia em direcção ao caminho dos Moinhos do Cuco. Estes moinhos apesar de abandonados, e em estado de grande degradação, permitiram-nos pela sua localização, e em jeito de compensação, a observação de belas paisagens da serra da Arrábida.
De volta ao local de partida, coincidente com o local do almoço, tivémos o prazer de reencontrar o João Duarte, que por lesão não caminhou, ou antes, caminhou menos, já que tanto quanto julgo saber, se deslocou a Vila Nogueira para papar uma tortazinha. Igualmente tivemos á nossa espera o Martinho, que salvo erro, já não tinhamos o prazer de ver, desde a saudosa jornada de Unhais da Serra.
E sem mais delongas, atirámo-nos ao almoço, que, mais paella menos paella, mais JP menos JP, - que para animar a malta se revelou tão eficaz como qualquer Bacalhoa mais sofisticado - mais pregão menos pregão, (do nosso amigo Balão), decorreu e terminou, com a habitual boa disposição.
De seguida, tal como previsto, seguimos para o Palácio da Bacalhoa, em visita muito agradável, mas merecedora de um ritmo, mais adequado aos múltiplos motivos de interesse disponíveis, e à
satisfação das curiosidades despertadas.
Para finalizar, a visita à Adega da Bacalhoa, esta mais pausada e mais profissional, que terminou com a prova de vinhos, em que o Moscatel foi o grande vencedor, tal como os que o beberam.
Para finalizar quero dizer que não lastimo a extensão e duração do percurso, que eventualmente desapontariam o Gilberto e a Maria do Céu, já que acabo compensado, pela contida satisfação de
alguns caminhadeiros menos andantes.
UM ABRAÇO.
DO CHICO.

2 comentários:

Gil A F Furtado disse...

Em primeiro lugar, felicito o organizador pela bela jornada que nos proporcionou: bom percurso, boas visitas, boas provas e bom convívio. E a distância percorrida foi perfeita. Um certo trecho custou-me quase como um calvário. Percebo agora porquê: era o Fisco!

Em segundo lugar, permitam-me que destaque, sem desprimor para os outros, o fotógrafo Dores Alves: aquelas fotografias de paisagens foram vistas por olhos treinados de artista.

Por último, despeço-me, com amizade, até ao próximo encontro, que, organizado por quem é, também promete.

(Nota: posso ser o último caminhadeiro a chegar, mas gosto muito de ser o primeiro a comentar.)

Abraços.

Gil

mreis disse...

Caros Pires & Pires, parabéns por mais uma bela jornada na bela região de Azeitão.
E só para que não passe em branco, acrescentar que depois da adega houve um grupo razoável de caminhadeiros que foram tomar o devido chá com as famosas tortas de Azeitão, só para manter a nossa tradição.
Para além disso acho que é de salientar que devemos ter tido o maior número de presenças femininas à quarta-feira, mais um record a ser batido.

Abraços e até 4ª feira!