quinta-feira, 25 de novembro de 2010

6ª Caminhada 2010/2011 - 24 de Novembro - Centro Desportivo do Jamor



Album de Fotos (M. Reis)
Album de Fotos (F. Sousa)
Data da Encontro: 24/11/2010
Local: Lisboa – Complexo Desportivo do Jamor
Percurso:08,800 Kms; 01:45 Horas

Caminhantes: António Pires; A. Henriques; Armando Lourenço; Bernardino; Carlos Penedo; Carlos Sales; Bina Sales; Chico Pires; Dores Alves; F. Sousa; Flôxo; Gil Furtado; Luís Fernandes; João Duarte; João Figueiredo; Manuel Reis; Odete; Rogério; Vitor Gonçalves.
Organizador: Fortunato de Sousa
Almoço: Restaurante XICO (Tel. 21.443.4786) Preço: € 25,00
Próxima Caminhada: 08/12/2010 (Organiza: António Henriques)
Fundo de Reserva: € 410,50
Reportagem:
Como elemento criador deste grupo de amigos e deste espaço de comunicação, é com muito orgulho e satisfação que posso afirmar estar o Grupo ‘Os Caminhadeiros’ a viver talvez o ponto mais alto da sua existência. A quantidade e qualidade dos eventos realizados no passado recente e dos que o futuro próximo vai trazer assim o demonstra. Não posso deixar de mencionar também a grande qualidade das reportagens elaborada pelos organizadores dos eventos, assim como a participação activa de alguns caminhadeiros através de excelentes comentários acrescentados às mesmas. Os fotógrafos amadores complementam estas reportagens com fotografias de grande qualidade, enquanto o Luís Fernandes por sua vez, para além da dedicação constante que dedica ao grupo em várias vertentes, tem adicionado valor inquestionável na apresentação gráfica do nosso blog.
Com estes contributos fomos muito além do que tinhamos objectivado quando no ano de 2007 iniciámos as actividades caminhantes com apenas meia dúzia de figurantes.
Sobre a caminhada de ontem, só posso dizer que foi mais um sucesso. 19 Caminhadeiros à partida para percorrer quase 9 quilómetros em menos de 2 Horas. As condições meteorológicas de acordo com as previsões, aliado ao baixo indíce de dificuldade do percurso proporcionaram não uma caminhada, mas sim um passeio agradável ao pessoal caminhadeiro. Antes da deslocação a Coimbra, foi às portas de Lisboa que efectuámos a penúltima caminhada do ano de 2010.
O nosso velho amigo Zé Teixeira, caminhadeiro apenas nas lides almoçadeiras esperava-nos no final da caminhada. Daqui seguimos até Paço D’Arcos, onde no ‘Restaurante do XICO’ tivemos oportunidade de repôr as energias perdidas e adicionar mais algumas. Aqui tivemos já a companhia do Carlos Evangelista, que não efectuou o percurso pedestre por razões de saúde ou fruto do desgaste dispendido no passado Domingo em Tomar. Um pronto restabelecimento ao Carlos, que Coimbra vem já a seguir.
O caminhadeiro Armando, que ontem completou a bonita idade de 66 risonhas primaveras, teve oportunidade de brindar e cantar com o grupo ‘Os parabens a você’. Como as vozes estavam afinadas, aproveitou-se a oportunidade para repetir a mesma cantiga, desta vez dedicada à Lina Fernandes, que embora não estando presente pôde escutar o brinde através do telefone móvel do seu dedicado espôso.
Seguiu-se depois uma interessante visita ao ‘Museu da Electricidade’. Localizado na zona ribeirinha da cidade de Lisboa, com uma fachada arquitetónica de rara beleza, neste espaço podemos encontrar toda a informação relacionada com a geração da energia eléctrica. Desde os métodos utilizados no início do século passado na antiga Central Tejo aqui mesmo localizada, até à descrição pormenorisada nos processos actualmente utilzados na geração de energias renováveis. O guia João Grilo, licenciado em engenharia do ambiente, mas muito bem preparado técnicamente para a actual função, teve na curiosidade de vários elementos do grupo visitante uma agradável surpresa. Da informação por ele transmitida ao longo da visita, de realçar as que se prediam com as questões laborais relacionadas com as condições de trabalho duríssimas para os operários de escalão inferior. Sempre a mesma coisa.
Finalizámos o dia com uns deliciosos pasteis de Belém e um reconfortante chá na famosa casa com o mesmo nome dos famosíssimos doces deste bairro alfacinha.
Pela 1ª vez tivemos a presença do Rogério, amigo do caminhadeiro Dores Alves e ex colega professor universitário da esposa do Pedro Albuquerque, que já por mais que uma vez nos acompanharam nas lides caminhadeiras.
Saudações Caminhadeiras em passada côxa de benfiquista traumatizado e enxovalhado,

Fortunato de Sousa

3 comentários:

Gil A F Furtado disse...

Fogo!... Ainda não tive tempo para recuperar a respiração e já há reportagens, uma escrita e outra fotográfica! Estes Caminhadeiros não brincam em serviço!

Da minha parte, lamento muito, mas fotografias desta caminhada não há. Como expliquei, esqueci o equipamento em casa. Imperdoável!

Por outro lado, talvez por estar mais leve, desta vez não fui o último a chegar à meta.

Gostei da organização do princípio ao fim - parabéns ao organizador -, mas o que mais me surpreendeu foram uns condutores eléctricos de cobre, espalmados e conservados em vitrine, que o Balão me mostrou.

E, mais uma vez, parabéns ao aniversariante presente e à aniversariante ausente.

Nota: acabo de enviar ao Sr. Administrador, para publicação, fotografias do serão em Tomar.

Saudações caminhadeiras.

Gil Furtado

CEF disse...

Ó Fortunato o M. Reis é pior q. o frei dos vidros, não deixa escapar uma escorregadela.
É caso para dizer o fotógrafo esta lá.
Abraço fraterno

CE

António Dores Alves disse...

Uma caminhada muito agradável que o nosso amigo Fortunato organizou.
A visita ao Museu da Electricidade foi impecável e dos pastéis de Belém nem se fala. Em resumo, uma perfeita maravilha.
Abraços caminhadeiros,
António Dores Alves