sexta-feira, 29 de outubro de 2010

4ª Caminhada - Época 2010 / 2011 . P. F. Monsanto - Rota da Água . 27 de Outubro



Album de Fotos (Manuel Reis)
Album de Fotos (F. Sousa)
Album de Fotos (G. Furtado)
Data da Encontro: 27/10/2010
Local: Lisboa – Monsanto (Rota da Água)
Percurso:08,000 Kms; 02:00 Horas
Caminhantes: A. Henriques; Armando Lourenço; Bernardino; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carlos Sales; Bina Sales; Dores Alves; F. Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; João Costa; João Duarte; Nela Costa; Manuel Reis; Manuel Pedro; Maria do Céu; Pedro Albuquerque; Rui Santos; Vitor Gonçalves;
Organizador: Odete Vicente /Luís Fernandes
Jantar: Restaurante Típico Coração de Alfama (Tel. 21.886.5491) Preço: € 35,00
Próxima Caminhada: 10/11/2010 (Organiza: Vitor Gonçalves)
Fundo de Reserva: € 285,50
Reportagem:
Dentro de portas da cidade de Lisboa, encontrou o organizador Luís Fernandes um excelente percurso pedestre. Localizado em pleno Parque Florestal de Monsanto e denominado ‘Rota da Água’, é apenas mais um dos vários percursos caminhantes integrados neste maravilhoso pulmão do povo alfacinha. Possui uma floresta densa e variada, onde nesta época do ano e para surpresa da maioria, fomos encontrar uns lindíssimos medronheiros em plena fase de maturação do seu fruto silvestre.
Com a ausência dos organizadores Odete e Luís Fernandes, devidamente justificadas por razões de saúde não preocupantes, compareceram à partida 20 Caminhadeiros. Com um andamento moderadamente acelerado e com o Manuel Pedro desta vez a fazer de ‘lebre’, percorremos os 8 kms em aproximadamente 2 horas. De saudar o regresso da Bina Sales e a estreia neste grupo do Rui Santos, filho do ‘Caminhadeiro Mor’ Gilberto.
Lamentamos que a entidade responsável pela manutenção deste parque tenha descurado a componente mais importante para quem pratica esta aliciante modalidade desportiva. Refiro-me à sinaléctica dos vários percursos que aqui se podem encontrar e que está bastante degradada ou mesmo desaparecida. Confunde quem caminha e não abona nada em favor da entidade responsável. É pena.
Como planeado, pela 1ª vez não houve almoço a seguir à caminhada. E a componente cultural tal como o famoso chá da tarde foram substituídos pelo que a seguir se conta.
Pois também dentro de portas da cidade de Lisboa, encontrou a organizadora Odete Vicente um lindo espaço típico para jantar e ouvir fado. Localizado em pleno coração do bairro de Alfama, ao Restaurante deu o proprietário Manuel Romão o nome do bairro, antecedido pelo nome do orgão principal (?) do corpo humano.
E foi aqui que o grupo caminhadeiro da manhã, agora já acompanhado pelos organizadores e alguns familiares convidados, se deliciou com um maravilhoso jantar com fados à moda da casa. As bonitas vozes do elenco fadista acompanhado à guitarra portuguesa e à viola clássica por 2 excelentes executantes, deixaram os presentes maravilhados pela qualidade das interpretações. O conhecimento prévio da Odete com 2 das intérpretes certamente contribuiram para uma mais valia da noitada fadista. E já que a noite estava quente em termos de qualidade das vozes, ainda tivemos oportunidade de escutar a sempre bonita voz da nossa amiga caminhadeira Nela Costa.
Aos organizadores e em nome do colectivo, formalizo os parabens por mais uma página maravilhosa que se escreveu na já alargada vida do grupo ‘ Os Caminhadeiros’.
Saudações Caminhadeiras,
Fortunato de Sousa

5 comentários:

CEF disse...

O fado "Tocar Nosso Coração" com letra da Odete Vicente, foi a noite aconchegada que nos brindaram, para complemento da caminhada (Luís Fernandes).Com a apresentação, e revelação da artista convidada Lena Costa fomos para casa com o coração radiante, e, felizes por estarmos convosco.
O nosso Fernão Balão, com as suas Crónicas está sempre atento, com narrativa do melhor.

Tina/Carlos

Luis Fernandes disse...

Lamento não ter participado na caminhada, mas para orientar a rota, tive um substitudo à altura, o Caminhadeiro Manuel Reis. Um obrigado tambem ao Caminhadeiro Fortunato por me substituir na reportagem. Acho que ficamos a ganhar.
O "Que Já Caminhamos" está actualizado, com a entrada para a pagina do "Bastão de Bronze" do Caminhadeiro Dores Alves. Os meu parabens.
Mais uma vez o Caminhadeiro Gil Furtado, baldou-se a caminhar... se vai continuar assim, vou passar a descontar em vez de contar (hehe). Bem, espero que seja temporario.

Saudações caminhadeiras em passada de chuva

LF

Nela Costa disse...

Ao Gil agradeço a reportagem fotográfica da minha pessoa!...
Isto é não sendo eu fadista... que faria se o fosse?!...
Obrigada,
Nela Costa

Gil A F Furtado disse...

Querida Caminhadeira Fadista,

Não tem nada que agradecer: o prazer foi meu e em dose tripla, já que tive a oportunidade de ver, ouvir e fotografar.

Agora o que é preciso é que venham mais noites divertidas, com mais estreias memoráveis e a continuação de quem já se estreou.

Muitos parabéns, e os meus agradecimentos por tão bom serão.

Gil Furtado

mreis disse...

Embora com atraso foi um prazer recordar a noite de fados agora através da arte fotográfica do Gil. Vamos lá a ver se o Pai Natal lhe oferece um computador que não avarie tantas vezes...