quinta-feira, 8 de abril de 2010

15ª Caminhada - Época 2009 / 2010 - Castro Verde . 07 de Abril



Album de Fotografias (Fortunato de Sousa)
Data do Encontro: 07/04/2010
Local: Entradas
Percurso: 13, 100 Kms; 02:10 Horas

Caminhantes: A. Pires; A. Henriques; Bernardino; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carlos Sales; Chico Pires; Dores Alves; F. Sousa; Gil Furtado; Gilberto; Guida Gaspar; Irene Afonso; Isabel Henriques; João Costa; Luís Fernandes; Manuel Flôxo; Manuel Reis; Manuel Pedro; Nela Costa; Octávio Gaspar; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Quinita; Rui Afonso; Teresa Santos; Tina Rita; Vitor Gonçalves.
Guias: Esmeralda Luís; Marisa Gomes.
Presenças não Caminhantes: Lina Fernandes; Luísa Gonçalves.
Organizador: Fortunato de Sousa
Almoço: Restaurante 'A Cavalariça' (Tel. 286.915.491) Preço: € 26,00
Próxima Caminhada: Nisa - 21/04/2010 (Organiza Fortunato de Sousa)
Fundo de Reserva: € 788,50
Reportagem: Os bonitos campos de Castro Verde aliados à curiosidade de poder observar aves em vias de extinção, motivaram nada menos de 30 caminhadeiros a marcar presença na 15ª caminhada da época. A maior parte do grupo chegou à vila no dia anterior, tendo ali ceado e pernoitado. Os outros mini grupos partiram no próprio dia ainda madrugada de Lisboa, Algarve e Praia da Galé, permitindo assim, que ainda antes da hora marcada todos estivessem presentes no local de concentração.
Após a chegada ao 'Centro Ambiental do Vale Gonçalinho', ouvimos das simpáticas guias Esmeralda Luís e Marisa Gomes uma breve apresentação sobre a história e as actividades que a LPN, organização fundada em 1948, vem desempenhando em defesa do ambiente e da conservação do património natural. De salientar que o nosso estimado Caminhadeiro Gil Furtado, num gesto mui nobre que o caracteriza, quis deixar marca da nossa presença, inscrevendo-se como sócio desta 'ONGA', com data de início efectivo nesse mesmo dia.
Já em Entradas, demos início ao percurso pedestre, desta vez com o objectivo principal não de caminhar, mas sim de observar as aves que habitam estas lindíssimas planícies alentejanas, nesta época do ano de uma beleza inigualável. Com o suporte das competentes guias e do equipamento por elas disponibilizado, foi possível recolher imagens e informação adicional referente às abetardas, tartaranhões, cisões, picanços e outras aves que nestas terras do Alentejo, se sentem mais protegidas graças à intervenção da instituição organizadora do percurso pedestre.
Terminámos o trajecto após 4 horas de caminhada em andamento mais lento que o normal, desta vez mais ao gosto do Gil Furtado e menos do Gilberto e do Chico Pires.
Já com algum atraso em relação à hora marcada, teve lugar o almoço no restaurante 'A Cavalariça', onde foi possível repôr as energias dispendidas durante a manhã. Dois pratos típicos da região (Açorda de Fraca e Ensopado de Borrego), foram as iguarias servidas por simpáticas empregadas e bem confecionadas pela cozinheira de serviço.
Na visita cultural, uma interessante apresentação em vídeo intitulada 'Castro Verde - Terra de Futuro', elucidou os que conseguiram resistir à tentação da sesta pós almoço, sobre o dinamismo económico, social e cultural desta vila alentejana. Seguiu-se a visita à Basílica Real de Castro Verde, templo imponente com um interior coberto por riquíssimos paineis de azulejos do século XVIII, retratando a Batalha de Ourique. Outras peças de importante valor complementam o recheio, com a particularidade de algumas estarem armazenadas em lugar seguro e outras parece que também foram guardadas, mas por alguém que se antecipou e se esqueceu ou não quis divulgar o lugar onde as escondeu.
Uma visita ao Moinho no Largo da Feira e ainda a funcionar, terminou a componente cultural, mas não o programa do dia.
São Marcos da Atabueira foi a etapa que se seguiu. Nesta freguesia do concelho de Castro Verde, quis o Caminhadeiro Carlos Evangelista surpreender o grupo com uma visita ao 'Café Regina' onde nos esperavam uns apetitosos petiscos servidos pelo casal propietário do estabelecimento e que ainda são seus familiares. O nosso muito obrigado ao Carlos e à Tina pelo lanche que nos ofereceram.
O imprescindível chá com que tradicionalmente findamos o dia das caminhadas, foi, de acordo com o planeado, tomado em casa da Cristina e do André. Há mais de um ano a viverem nesta bonita aldeia, fizeram gosto em nos receber em sua casa e oferecer o lanche ao grupo com que já tiveram oportunidade de compartilhar algumas aventuras caminhadeiras. Em nome do grupo 'Os Caminhadeiros' o nosso bem hajam pela vossa hospitalidade.
Ao som do cavaquinho e da viola, o António Henriques, o Rui e a Irene Afonso tiveram oportunidade de demonstrar os seus dotes de instrumentistas musicais. Umas improvisadas vozes de duvidosa qualidade mas de muita boa vontade entoaram cantigas populares alentejanas, minhotas e pouco mais.
Para terminar esta já longa reportagem, umas breves palavras de agradecimento aos que pela primeira vez quiseram compartilhar com o grupo 'Os Caminhadeiros' esta maneira diferente de viver a vida.
Para a Isabel Henriques, para a Tina Rita que amavelmente nos ofereceu umas singelas pedrinhas enriquecidas com a mais valia da sua sensibilidade criativa, e para o casal Irene e Rui Afonso que expressamente se deslocaram do Minho, o nosso obrigado pela sua companhia. Se gostaram e não os desiludimos, apareçam mais vezes.
Saudações Caminhadeiras,
Fortunato de Sousa

10 comentários:

cristi disse...

Muito obrigada a todos pelo dia bem passado e muitos parabéns ao Gil pelas magnificas fotografias.
São sempre bem-vindos a São Marcos da Atabueira!

Luis Fernandes disse...

Aproveitando uma sugestão do caminhadeiro Gil, alterei a folha dos Kms (Totais) afim de facilitar a sua leitura, já incluindo Castro Verde.
Foram tambem, acrescentados os novos caminhadeiros à galeria
LF

mreis disse...

Parabéns aos Sousa da organização(Fortunato e Cristina) que tão bem se portaram nesta prova nada fácil de 2 dias recheados de eventos gastro/culto/ornito/caminhadómetros. E também aos caminhadeiros, em que me incluo, por este novo record de presenças(acho eu...).
Deixo uma sugestão para que se faça chegar à LPN e à Camara de Castro Verde os nossos agradecimentos pela maneira como fomos recebidos e pela minha parte, nesta 1ª vez que parei em Castro Verde, fiquei com intenção de lá voltar, se não antes, pela feira de Outubro.
E mais uns agradecimentos especiais aos dois (2) fornecedores dos lanches, com um aviso: se continuam assim ainda pomos São Marcos da Ataboeira como caminhada fixa das próximas épocas.
Saudações caminhadeiras
manel reis

PS (salvo seja!)- com a entrada em cena da nikon do Gil e os seus comentários sibilinos (?) só me resta mesmo meter a viola no saco...

Gil A F Furtado disse...

Sim, consegui finalmente tirar o rolo da máquina e publicar o resultado no blogue. Mas foram necessários três dias de trabalho e muita ajuda!
Alegra-me já terem dado por isso e agradeço os comentários elogiosos mas bem percebo que se trata de simpáticos encorajamentos a um neófito.

No que respeita a mais dois memoráveis dias de convívio, subscrevo inteiramente a opinião do Alexandre Reis. E digo que comentários como devem ser são esse que ele aí deixa e os que habitualmente põe nos seus álbuns de reportagens, e que se metesse a viola no saco nem o cavaquinho do Henriques nos compensaria da perda.

Quanto a voltar a Castro Verde, porquê esperar por Outubro?
De 16 do corrente até 2 de Maio, a XX Quinzena Cultural de Castro Verde - Primavera no Campo Branco - está recheada de eventos aliciantes.
Todo o programa pode ser visto em


mas desde já destaco o do próximo fim-de-semana, 17 e 18 de Abril:
Exposições de fotografia e outras, geminação de castros ibéricos, música popular, música clássica, gala de acordeão, carrinhos de esferas, teatro, animações de rua, feiras do livro, CANTE ALENTEJANO, passeio pedestre guiado e comentado das 9 às 13 de Domingo...

Quem se entusiasma?

Nota final: Daqui a mais dois ou três dias de trabalho, talvez consiga revelar algumas fotografias da caminhada de Sintra. Depois aviso.

Gil A F Furtado disse...

Ops!

Parace que alguém se esqueceu de alguma coisa! Aqui vai:


http://www.cm-castroverde.pt


http://www.cm-castroverde.pt/ad2006/adminsc1/app/castroverde/uploads/agenda%20quinzena%20net.pdf


Abraços.

Fortunato de Sousa disse...

Na parte que me toca, fiz o que me foi possível, e para ser sincero há alguns pontos a corrigir. O futuro, a experência acumulada e vossa opinião sincera decerto ajudarão a evoluir nesse sentido. De qualquer modo, fico lisongeado pelas palavras bonitas e encorajantes do estimado amigo e Caminhadeiro Manuel Reis.
Agora um pedido da minha parte e a ele dirigido, não podemos de modo nenhum prescindir da sua reportagem fotográfica e legendada. Sem ela fica mais empobrecido o blog.
Sobre a Quinzena Cultural de Castro Verde que se inicia a 16 de Abril, a minha agenda já está preenchida, o que me impede de lá ir agora, mas é desafiante por todas as razões já mencionadas.
Fortunato de Sousa

CHICO PIRES disse...

Olá pessoal!
Finalmente,a aparentemente atesada máquina do Gil,confirmou-se
mostrando a sua proficuidade. Belas, coloridas, e detalhadas imagens, confirmam não só as belezas naturais que observámos, como a beleza do são convívio que tivémos, sem esquecer a sensibilidade e olho clínico do fotógrafo.E espero bem, que o Manel Reis,(como os outros repórteres habituais, em que me incluo),não se deixem abater pelo "merlinesco" equipamento do Gil, já que, como em tantas outras coisas,(caminhar é um exemplo), quantos mais melhor.E por assim pensar, daqui vai mais uma saudação especial aos "caminhadeiros novidade" desta jornada, esperando que voltem.
Um abraço
Do Chico

António Dores Alves disse...

Uma excelente organização. Um óptimo convívio. E reiterar os agradecimentos já referidos por outros caminhadeiros ao Fortunato e Cristina, são desde já os meus votos depois desta bela caminhada.

Para o Gil, que se esmerou demais nas fotos, fica também um elogio especial.
Um abraço caminhadeiro,
Antonio Dores Alves

Vit.Gonçalves disse...

Só agora li a reportagem e vi as fotos e de mais uma caminhada, ou seja de mais um agradável convivio que cada vez vai tendo mais adeptos.
Obrigado à Cristina Sousa ao André e ao Fortunato pela organização.Desta vez a "coisa nova" foi a açorda de fraca. Da próxima talvez seja o ensopado de piriquito, a verdade é que aparece sempre qualquer "coisa nova" para que o dia não seja esquecido. As abetardas lá continuam à nossa espera para o ano que vem e o Gil lá estará para as fotos e talvez já demore menos tempo a tirar o rolo...
Um abraço caminhadeiro para todos.

carlos disse...

Acabo de chegar das terras do Alto Minho e fiquei fascinado pela bela e completissima reportagem e respectivas fotos com especial destaque para o mestre Gil. Parabéns a todos os que contribuiram para esta magnifica jornada que a meu ver ultrapassou todos os objectivos. Um agradecimento especial pelo magnifico acolhimento que todos os caminhadeiros dispensaram aos estreantes Afonsos que adoraram este nagnifico convivio. Valeu bem a pena ter feito 1300 Km em tres dias (fora os da caminhada...) para estar presente em Castro Verde.
CPenedo