sexta-feira, 23 de abril de 2010

16ª Caminhada 2009 / 2010 - Nisa . Trilhos do Conhal - 21 de Abril



Data do Encontro: 21/04/2010
Local: Arneiro - Nisa
Percurso: PR4 - Trilhos do Conhal . 10 Kms 03:00 Horas
Caminhantes: A. Henriques; A. Pires; Bernardino; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carlos Sales; Estrela Alves; F. Sousa; Gil Furtado; Gilberto; Manuel Flôxo; Manuel Pedro; Maria do Céu; Manuel Reis.
Organizador: Fortunato de Sousa
Almoço: Restaurante 'O Túlio' (Tel. 245.469.129 / 960.097.947) Preço: € 17,00
Próxima Caminhada: Plasencia - Valle del Jerte (Organiza: Gilberto e Manuel Pedro)
Fundo de Reserva: € 811,50
Reportagem: Efectuar a reportagem de um dia de Caminhada realizada pelo 3º ano consecutivo no mesmo local não vai ser tarefa fácil. Só com algum poder criativo e uma mentirita à mistura me poderei salvar desta. Ainda para mais este ano estou fragilizado, pois fazia parte do grupo que chegou atrasado ao local de concentração. Pelas 10:00 Horas, já todos os elementos que tinham respondido sim à convocatória, tinham estacionado os carros junto ao restaurante 'O Túlio', e o nosso amigo Balão de Sousa mais o grupo que o acompanhava não davam sinais de vida. Foi nessa altura que comecei a sentir as orelhas quentes, decerto causado pelas críticas legítimas e severas que o Bernardino, o Sales e o António Pires me estavam fazendo. Isto já para não falar, mas imaginar todo o restante grupo a dizerem que mais tarde ou mais cedo isto tinha que acontecer. No melhor (ou neste caso o pior) pano caíu a nódoa.
(Agora é que vai a prometida mentirita, e lá terei que atribuir as culpas ao Caminhadeiro Gil Furtado pelo atrazo). Mais de meia hora foi o tempo que perdemos a ir entregar o filho dêle à escola em Benfica. Só que na presença do grupo à chegada ao Arneiro, não ia comprometer o Gil, e muito menos o meu amigo António Henriques, que perdeu para aí outra meia hora a encontrar o caminho certo antes de Vila Velha de Rodão. Coisa de Caminhadeiros, como diria o nosso amigo Chico Pires. Ah, por acaso desta vez o Chico Pires também não veio. Á última hora teve que receber um novo cliente do norte do país, mas teve a amabilidade de me avisar no dia anterior. E o Vitor Gonçalves e o Fernandes também não vieram à caminhada em Nisa, mas estes por uma razão muito mais nobre. Coitados, tiveram que acompanhar as esposas até ao Rio de Janeiro, mas quando regressarem e forem ler a reportagem, vão ter uma agradável supresa. É que foram destronados dos lugares cimeiros para atingir os prémios 'Bastonados'. Nem veio a Odete nem o Dores Alves, nem a Nela e o João Costa. Mas veio pela 1ª vez caminhar connosco o nosso amigo Estrela Alves, que até está na disposição de organizar uma caminhada no próximo ano no Mação.
É pá, com isto tudo parece que ainda não disse nada sobre a caminahda nos 'Trilhos do Conhal'. Talvez já nem valha a pena, pois posso não me lembrar de alguma coisa importante e depois ser criticado por omissão de factos. Olhem meus amigos, se quiserem saber como o dia foi passado, vão ver as reportagens dos anos anteriores em Nisa e ficam a saber tudo o que aconteceu. Talvez só uma pequena diferença para melhor, a mestria do António Henriques no cavaquinho a acompanhar o sempre incomparável Inácio, genro do Sr. Túlio.
Só me resta acrescentar, que o tradicional chá de final do dia foi tomado em Vila Velha de Rodão, numa amável atitude do Caminhadeiro António Pires que nos quis oferecer a última bebida do dia antes do regresso. Só o Gilberto e o Manuel Pedro não estiveram presentes a este programa, dado que se retiraram mais cedo para irem planear a próxima caminhada em 'tierras de nuestros hermanos'.
Saudações caminhadeiras já em passada 'salerosa',
Fortunato de Sousa

2 comentários:

mreis disse...

Parafraseando um filme de 2007, 'esta subida do Arneiro não é para velhos'. Fogo! Parabéns aos que a fizeram pela 1ª vez e ao Gil que a venceu à 2ª. As boas vindas à estreia do Estrela Alves e constatar que caminhadeiros com atestado de cardíaco já são 5!
Na reportagem falta uma referencia a alguns embates de matraquilhos que podem ser considerados como a parte desportiva desta caminhada e que revelou alguns craques com pinta para a arte e outros que diziam que o campo 'estava inclinado' (onde é que já ouvi isto?).
et pluribus unum!

mreis

Fortunato de Sousa disse...

Mais 2 boas reportagens fotográficas e como de costume excelentemente legendadas. O problema com as legendas do nosso amigo Gil, é que não entendo a mior parte dos conteúdos, mas acredito que tudo o que lá está é verdade. (Coisas de caminhadeiro analfabeto).
Já agora, como o Gil é um excelente fotógrafo de aves, pedia-lhe se pode ir filmar a 'Águia Vitória' no próximo jogo ao Estádio da Luz. É que não deve haver uma outra tão boa oportunidade de a fotografar com porte altivo e vitorioso.
Reparem ainda na foto dos matraquilos tirada na tasca do Túlio, e pela cara dos contendores descubram quem ganhou o jogo.
Saudações Caminhadeiras,
Fortunato de Sousa