terça-feira, 31 de março de 2009

13ª Caminhada 2008/2009 - 4 Freguesias . Cruz Quebrada - 25/03



Album Do Manuel Reis
Data da Caminhada: 25/03/2009
Local: 4 Freguesias Cruz Quebrada (Jamor)
Percurso: 8,900 Kms / 01:40 Horas
Caminhantes: António Bernardino; António Henriques; António Pires; Armando Lourenço; Chico Pires; Fortunato de Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; Luís Fernandes; João Costa; João Figueiredo; Manuel Floxo; Manuel Reis; Vitor Gonçalves.
Organizador: Gilberto Santos
Almoço: A Canoagem (Jamor Tel: 21.414.6030) Preço: € 20,00
Próxima Caminhada: 22/04/2009 (Organiza o Balão de Sousa)
Fundo de Reserva: € 362,00
Reportagem:
A reportagem de qualquer acontecimento tem que ser efectuada em tempo oportuno, ou seja, imediatamente a seguir ao acontecimento em causa. Se assim não for, perde toda a legitimidade e o efeito pretendido, que é a narração imediata dos factos em evidência. Passado tanto tempo, também o reporter de serviço, que neste caso é este vosso humilde servidor, já não tem inspiração nem criatividade suficientes (se é que alguma vez as teve) para produzir uma narrativa de qualidade.
Portanto, meus caros amigos Caminhadeiros, a reportagem desta vez é não haver reportagem. Os Caminhadeiros e especialmente o meu amigo Gilberto que me perdoem por esta imperdoável falha, mas aconteceu e agora tudo o que viesse a ser publicado já não tinha piada.
Ficam as fotos e a promessa de que no dia 15 de Abril será publicada a convocatória para a próxima caminhada a realizar em Nisa no dia 22 do mesmo mês.
Também foi actualizado o valor do Fundo de Reserva.
Cumprimentos Caminhadeiros,

Fortunato de Sousa

2 comentários:

mreis disse...

Isto realmente já lá vai uma data de dias, mas ainda me lembro da boa disposição do Bernardino quando o trajecto incluiu a estação da Cruz Quebrada (partida!, dizia o chefe). E a proposito aqui fica uma canção do zeca afonso, letra de fernando pessoa:
--------------------------------------------------------------------------------

Zeca Afonso : Comboio Descendente
Música: Zeca Afonso
Letra: Fernando Pessoa

--------------------------------------------------------------------------------

No comboio descendente
Vinha tudo à gargalhada.
Uns por verem rir os outros
E outros sem ser por nada
No comboio descendente
De Queluz à Cruz Quebrada...

No comboio descendente
Vinham todos à janela
Uns calados para os outros
E outros a dar-lhes trela
No comboio descendente
De Cruz Quebrada a Palmela...

No comboio descendente
Mas que grande reinação!
Uns dormnindo, outros com sono,
E outros nem sim nem não
No comboio descendente
De Palmela a Portimão
------------------------------
------------------------------
Depois fiquei um bocado para trás com o 'botanico' Gil e lá aprendi mais uns nomes em latim de algumas àrvores e plantas (que já esqueci, claro).

Pelo caminho deu para ouvir um comentário com que estou de acordo sobre as nossas caminhadas. Dizia-se que o pelotão está a ficar esfrangalhado, há um pequeno grupo de 'fugitivos' e depois o resto vai em grupos de 3, 2 e às vezes de 1 caminhadeiro, o que tira um bocado de brilho ao paleio. Vamos tentar fazer só 2 pelotões? Digam de vossa justiça, que a outra está cada vez mais cegueta...

Fortunato de Sousa disse...

Há sempre uma alternativa para as falhas do repórter. Se cada um desse um salpico do que aconteceu na caminhada, fazia-se uma reportagem rendilhada e diferente para melhor.
Pelo perfil da caminhada foi muito oportuna a inserção do poema do Fernando Pessoa (O comboio descendente), musicado e interpretado pelo grande Zeca Afonso. Dois nomes da cultura portuguesa, que pelas obras valorosas se vão da lei da morte libertando. Isto disse o Luíz Vaz, também conhecido por Camões.
Quanto à dificuldade de agrupamento do pessoal durante a caminhada, parece-me não ser fácil conciliar os vários ritmos de andamento dos atletas e o número cada vez maior de aderentes. Não vendo nisso grande inconveniente, é tudo uma questão de se estabelecerem grupos à partida, cujo ritmo de andamento não se diferencie muito um dos outros. Podemos testar esta modalidade já em Nisa.
Fortunato de Sousa