quinta-feira, 6 de novembro de 2008

5ª caminhada 2008 / 2009 - Rota do Senhor dos Mártires - 05 de Novembro


Data da Caminhada: 05/11/2008
Local: Alcácer do Sal (Rota do Senhor dos Mártires)
Percurso: 12,700 Kms / 02:25 Horas
Caminhantes: A. Henriques; A. Bernardino; Fortunato de Sousa; João Figueiredo; António Pires; Chico Pires; Gilberto Santos; Manuel Reis; Manuel Pedro; Céu Pedro; Luís Fernandes; Vítor Gonçalves; Manuel Floxo; Fernando Guerreiro.
Organizador: Chico Pires
Almoço: Restaurante Retiro Sadino (Tel. 265.613.086) Preço: € 20,00
Próxima Caminhada: 19/11/2008 (Organiza o António Pires)
Fundo de Reserva: € 90,00
Reportagem: 14 elementos Caminhantes compareceram em Alcácer do Sal para cumprirem aquela que foi a 5ª caminhada da época. O início do percurso foi um tanto ou quanto atribulado, como que a imitar os pombos correios que depois de levantar vôo dão sempre umas quantas voltas em círculo para se orientarem até encontrar a rota correcta. Depois, descoberto o caminho da ‘Rota do Senhor dos Mártires’, foi apenas necessário pouco mais de duas horas para percorrermos os treze quilómetros do percurso, cujo indice de dificuldade, vale a pena dizer, correspondeu em pleno ao prometido pelo organizador na convocatória.
O almoço no ‘Retiro Sadino’, agora com novas instalações muito bem localizadas frente ao Rio Sado, teve o condão de demorar mais que as duas horas e meia da caminhada. O tempo excessivo que a simpática empregada tardou em servir o repasto, mais o comemorar das 71 risonhas Primavras que o nosso jovem amigo Caminhadeiro Manuel Flôxo ontem mesmo cumpriu foram as razões para tal demora. Mas convém realçar, que caminhar desta maneira e com apetite sempre redobrado não é vulgar para qualquer menino desta idade. Até mesmo à hora do lanche não prescinde ou troca a sua tradicional ‘bejeca’ , por outra qualquer bebida menos nutritiva como chás e outras que tais.
Muito interessante a visita à ‘Cripta Arqueológica’ do Castelo de Alcácer, com um museu muito bem organizado e aberto ao público desde Abril último. A visita ainda gratuita é de aconselhar.
Finalizamos o dia com o famoso chá das cinco, em que mais uma vez surpreendemos e fomos surpreendidos com a falta de sintonia que os empregados de mesa dizem existir entre o perfil dos figurantes e o tipo de pedido que é formulado. ‘Para ser muito sincero, tenho que vos dizer nunca me ter acontecido nada igual’, dizia o dono do estabelecimento deveras impressionado com o que via.

Cumprimentos para todos do Caminhadeiro,

Fortunato de Sousa

3 comentários:

Anónimo disse...

Cá vai o link para mais umas fotos da caminhada de alcacer.
Como de costume não apareço em nenhuma, pelo que apelo aos outros 'maquinistas' para ver se me apanham senão como é que eu provo à mulher que estive lá? É que eu ainda não sei usar o fotoshop para inventar presenças...

abraços

http://picasaweb.google.pt/manuel.alexandre.reis/CaminhadeirosAlcacer05nov08?authkey=U2Qp1TTzYIQ#

Fortunato de Sousa disse...

Peço perdão ao meu amigi Manel Reis, mas a tua presença está justificada e testeminhada em pelo menos 2 fotos na reportagem da caminhada de ontem. As fotos que tirei com a minha nova máquina, por erro ou nabice minha foram limpas do picasa. E tinha lá algumas com relativa qualidade.

Cumprimentos caminhadeiros,

Fortunato de Sousa

Fortunato de Sousa disse...

Afinal ainda consegui recuperar as fotografias de modo a disponibilizar mais um album. Oxalá seja do agrado dos meus amigos e companheiros de jornadas caminhadeiras.

Cumprimentos,

Fortunato de Sousa