sexta-feira, 30 de maio de 2008

11ª Caminhada 2008 - Lavre 28 de Maio



Ver Album de Fotografias

Data da Caminhada: 28/05/2008
Local: Lavre
Percurso: 07,800 Kms / 01:50 Horas
Caminhantes: A. Henriques; Fernando Guerreiro; A. Bernardino; Balão de Sousa; João Figueiredo; António Pires; Chico Pires; Gilberto Santos; Manuel Floxo; Manuel Reis; Manuel Pedro; Pedro Castelo; Luís Fernandes; Vítor Gonçalves.
Organizador: Balão de Sousa / Manuel Floxo
Almoço: Monte do Chico Pires Preço: € 25,00
Próxima Caminhada: 10/09/2008 (Organiza o Balão de Sousa)
Fundo de Reserva: € 45,00
Reportagem: Com a inauguração do novo equipamento do grupo ‘Os Caminhadeiros’, cumpriu-se ontem a última caminhada da época 2007/2008. Agora e até Setembro estamos no defeso.
Como previsto, compareceram à chamada no monte do Chico nada menos que 14 caminhantes aos quais lhes foi distribuído pelo Balão de Sousa já devidamente equipado com o novo uniforme, os pólos e bonés que a partir de agora serão a imagem de marca do grupo. E foi assim equipados, que demos início à caminhada. Dizia alguém da malta, que todos vestidos de igual, mais parecíamos uma equipa desportiva em estágio ou um grupo de seniores (velhos já não se usa) com a farda do lar de 3ª idade. Também desta vez, dado não haver conhecimento prévio do percurso, tivemos de recorrer à nossa intuição e experiência para escolher o caminho que mais nos parecia indicado para a caminhada. Sete quilómetros mais oitocentos metros foi o total do percurso palmilhado em terrenos maioritariamente enlameados e até uma seara de trigo quase em fase de ceifa tivemos que atravessar.
Seguiu-se o almoço composto de sardinhas assadas e muito mais que se seguiu, onde o nosso amigo Floxo equipado à ‘Chefe de Cozinha’ mais uma vez teve oportunidade de brilhar na arte de bem grelhar carne ou peixe. Algumas incompreensões por parte de caminhantes mais esfomeados e descontentes com o tempo de resposta na sardinha para a mesa, não foi suficiente para tirar mérito às superiores qualidades do Chefe Manel.
Para cumprir programa, seguiu-se a apresentação das fotografias recolhidas durante as caminhadas, transformadas numa espécie de filme que deixou alguns caminhadeiros (leia-se Bernardino e Pedro Castelo) deveras excitados com o que viram. Posso adiantar, que algumas imagens recolhidas durante o dia de ontem já contêm matéria-prima suficiente para justificar um novo filme para o ano que vem. Seguiu-se um excelente espectáculo de música popular portuguesa em que sobressaíram para além da voz do João Figueiredo as extraordinárias actuações dos intérpretes António Henriques no Cavaquinho e Fernando Guerreiro no Órgão. Talvez não seja má ideia, começarmos a planear a formação do grupo de cantares, ‘Os Caminhadeiros’. Matéria-prima à altura já vimos que não falta. Ainda houve tempo e disposição para um lanche ajantarado e depois da arrumação geral das instalações, terminamos com o famoso chá não da tarde mas desta vez da noite.
Embora já o tenha feito ontem, quero apenas formalizar o meu obrigado ao grupo pela bonita oferta que me fez e muito sinceramente não esperava. Um renovado abraço para todos.
Ao Gilberto e Manuel Pedro, que no próximo fim de semana partem para uma caminhada de outra dimensão, desejamos uma boa viagem, um óptimo passeio e que recolham informação de modo a enriquecer o nosso ‘blog’ com substância internacional.
Para terminar, quero deixar um reconhecido agradecimento à minha nora Sara e à minha filha Cristina pelo contributo importante que deram na elaboração do logo ‘Os Caminhadeiros’, pólos e bonés, reconfiguração do blog e produção do filme.
A época oficial das caminhadas reiniciar-se-á no próximo dia 10 de Setembro.
Cumprimentos Caminhadeiros, Fortunato de Sousa




7 comentários:

cristi disse...

Estou muito orgulhosa da fantastica actividade, amizade do grupo e claro ... do meu papi!
Boas caminhadas a todos e até à proxima época ;)
Cristina

Anónimo disse...

Aqui vai o link para as fotos de Lavre que foram acrescentadas com mais umas do manel reis e que todos os outros podem acrescentar.

http://picasaweb.google.com/manuel.alexandre.reis/CaminhadeirosEmLavre?authkey=3js3-6gL24E

Anónimo disse...

Corremos o rico de algum empresário mais curioso queira contratar este grupo para a época de verão que se aproxima e que decerto animaria as festas do nosso país. Como podem ver as nossas grandes qualidades residem nas vozes, interpretação musical e acima de tudo aquilo a que se pode chamar 'uma entrega total'. Vão ensaiando durante o defeso para entrarmos em força na época 2008/2009.

Cumprimentos Caminhadeiros,
Fortunato de Sousa

Anónimo disse...

Olá caminhadeiros de gema, apesar de ter feito apenas 3 das 11 caminhadas não quero deixar de mostrar aqui a minha satisfação pela forma como me acolheram já em andamento e, se o joelho deixar, cá estarei na proxima época para passar a veterano.

Para alem do meu agrado com todas as rotas escolhidas, quero deixar tambem o meu obrigado aos varios organizadores pelo trabalho impecavel que nos proporcionou belos momentos de convivio.

Penso no entanto que não levam a mal que eu nomeie em especial o caminhadeiro-mor Fortunato (e a quem o apoiou) pelo empenho na construção e dinamização deste blog e na preparação das caminhadas, culminando com as belas surpresas (equipamento e resumo das caminhadas) que nos reservou para o Lavre.

Boas férias! Até Setembro!

Anónimo disse...

Fiquei muito contente com o resultado do equipamento dos Caminhadeiros ficaram a matar...Parábens a este grupo de amigos, músicos, desportistas e amantes da natureza. Por agora, aguardarei por instruções para a produção do "feet" de Inverno, se assim o quiserem. A nora do Fortunato, Sara.

Anónimo disse...

E boas férias...;-) Sara

jose j.duarte disse...

Bonjour aos Caminhadeiros;
desejo que façam boas caminhadas,porque so fàz é bem à saude,queria enviar ao meu cunhado To-Manel,um abraço de toda a familia do Luxembourgo,e coragem para as caminhadas,estive-mos a ver o vosso album de fotos,bravo pela iniciativa,e muita coragem para continuarem.
jjDuarte.