sexta-feira, 19 de setembro de 2025

* * * * Reportagem 1ª Caminhada da Época 2025/2026 * * * * ___________ “Parque Florestal de Monsanto” __________ * * * * * * * * * * * Lisboa, 17 de Setembro 2025 * * * * * * * * * * *




Álbuns de Fotos:
Raul Almeida
Data do encontro: 17 de Setembro de 2025
Local do encontro: Parque Florestal de Monsanto (CIM)
Distância: 6,5 Km. + 2 Km.
Participantes: (37) Ana Bela Fernandes, Carlos Evangelista, Carmem Firmes, Cristina Umbelino, Dores Alves, Estela Garcia, Fernando Bernardino, Gabriela Bentes, Gilberto Santos, Guilherme de Sousa, Hélia Jorge ,João Figueiredo, José da Clara, José Iglésias, Lídia Albuquerque, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Luísa Gonçalves, Lurdes Clara, Manuel Reis, Margarida Lopes, Margarida Serôdio, Maria da Luz Fialho, Maria do Céu Esteves, Maria do Céu Fialho, Octávio Firme, Odete Vicente, Paula, Pedro Albuquerque, Raúl Almeida, Rita Nicolau, Rogério Matias, Socorro Bernardino, Teresa Santos, Tomaz Pessanha, Virgilio Vargas, Vítor Gonçalves.
Caminhantes: (35).
Não caminharam: Fernando Bernardino e Virgilio Vargas
Almoço: (37) Restaurante Soul Verde (Centro de Interpretação de Monsanto).
Próxima caminhada: 01/10/2025. Virtudes (Azambuja). Organizador: António Palma
Reportagem: 
Os caminhadeiros corresponderam com entusiasmo a esta primeira caminhada da época 2025/ 2026 como se comprova com o elevado número de presenças (37). De salientar a presença da Rita Nicolau respetivamente neta e sobrinha das nossas amigas Maria da Luz e Maria do Céu, o que veio refrescar o nosso grupo com a sua juventude.

O percurso circular iniciado pelas 09H31 a partir do CIM foi percorrido quase sempre em trilhos no meio da floresta aproveitando bem as sombras, pois o dia estava bastante quente para esta época do ano.

Foi uma caminhada do agrado geral cuja dificuldades relatadas foram:1) cuidado a ter, para não tropeçar nas raízes das arvores 2) ritmo demasiado rápido para os “jovens” 3) ritmo muito lento para os “veteranos”!?

O almoço, tipo buffett teve lugar numa zona exterior ao edifício do CIM em mesa corrida com chapéus de sol. Constou de umas boas entradas, sopa de feijão, bacalhau á Braz, peru com batata assada e 3 doces diferentes. Embora estando bom, houve algumas dificuldades no serviço devido a insuficiência de pessoal. que acabaram por ser ultrapassadas com a colaboração de todos.

O Virgilio Vargas apareceu só no início do almoço vindo diretamente de uma intervenção à vista. Bom espirito de camaradagem caminhadeiro! Obrigado, Virgílio.

Cerca das 14H30 como previsto, fomos conduzidos ao espaço biodiversidade pela técnica do centro Sra. Dª. Cristina Brito onde nos foi explicado de forma entusiástica alguns aspetos relacionados com a fauna e flora neste espaço. Alem disso também fez um historial da origens e evolução do Parque de Monsanto, realçando a sua função como despoluidor dos fumos nocivos das fabricas que ao tempo existiam na cidade de Lisboa, A visita acabou, no cimo de uma estrutura de madeira de 3 andares para observação de pássaros, a falarmos das vicissitudes de um infortunado Restaurante Panorâmico de Monsanto.

Foi enviado email para o CIM endereçado à Doutora Cristina Brito expressando o nosso agradecimento por todo o acolhimento,

Por volta das 16H30 teve lugar o chá no interior do CIM que constou de chá de plantas do Centro acompanhado de um delicioso bolo de cenoura e biscoitos de confeção caseira.

Chegámos ao final do programa com a sensação de termos começado bem com esta primeira caminhada da época.

Os nossos agradecimentos pela vossa presença e colaboração

Os organizadores:

Dores Alves e Pedro Albuquerque

4 comentários:

Maria do Céu disse...

Obrigada pela caminhada e companhia. E foi bom rever os amigos. E foi bom bom ter e Estela e o Manuel reis de volta.

Raul Almeida disse...

Parabéns e obrigado aos organizadores.
Foi uma bela caminhada e convívio.
Muito bom rever os restantes caminhadeiros, e foram tantos que não deu para por a conversa em dia com todos. Fica a vontade para a próxima caminhada.
O CEF não poupou nas fotos para a reportagem. Muito Bom.

M.Luz disse...

Bela jornada!
Agradecimentos aos organizadores e aos voluntários que ajudaram a agilizar o serviço durante o almoço.
E como a Céu disse, que bom ter de volta quem já fazia falta, quer pela ausência prolongada, quer pelo reavivar das memórias que guardamos num cantinho do coração.
Já ansiando pela caminhada na Azambuja, até lá!

Anónimo disse...

Obrigado organizadores Albuquerque e Dores Alves pela excelente jornada não poderia ser melhor.Foi bom tornar a ve los. Tive pena de nao ter ficado mais tempo no lanche . Belo convívio mais uma vez o meu obrigado Bem haja rogerio