sexta-feira, 4 de outubro de 2024

* * * * Reportagem 2.ª Caminhada da Época 2024/2025 * * * * _______________Covão dos Musaranhos_____________ * * * * * * * Lagoa de Óbidos, 02 de Outubro de 2024 * * * * * * *

 



Álbuns de Fotos:
Data do encontro: 02 de outubro de 2024
Local: Covão dos Musaranhos – Lagoa de Óbidos
Distância: 10 Km
Caminhantes: (23) – António Palma, Carlos Evangelista, Cármen Firme, Gilberto Santos, João Duarte, João Figueiredo, José Alberto, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Luísa Clemente,  Luísa Gonçalves, Lurdes Barbosa, Margarida Serôdio, Margarida Lopes, Maria da Luz, Maria do Céu, Otávio Firme, Raul Almeida, Rogério Matias, Rosário Mendes, Teresa Palma, Teresa Santos, Vitor Gonçalves.
Não Caminharam: (1) Manuel Barbosa, 
Almoço: Restaurante Covão dos Musaranhos
Organização: Gilberto e Teresa Santos
Próxima caminhada organiza: A Anunciar em breve
Reportagem: 
Como é normalmente habitual, a concentração deu-se dentro da janela horária prevista, o que permitiu iniciar a caminhada à hora marcada, pela pequena rota (PR4),  que nos levou desde o Covão dos Musaranhos até ao lugar do Bom Sucesso e volta, num percurso fácil com uma extensão de cerca de 10 Km, à beira da margem Sul da Lagoa de Óbidos.
Apesar do tempo estar envolto em nevoeiro, não muito denso, e com uma chuva miudinha que se apresentava de vez em quando, foi possível apreciar esta paisagem com um toque místico e com o avistamento de muitas aves o que permitiu que as nossa imaginações voassem para outras paragens típicas do inverno de outras paragens situadas em latitudes superiores à nossa.
Finda a caminhada no parque onde tinha começado, seguiu-se o almoço no Restaurante Covão dos Musaranhos, que nos foi prontamente servido de forma eficiente e que agradou a todos. Os nossos agradecimentos à Dª Catarina e sua equipa pela qualidade do serviço prestado.

A visita cultural foi efetuada às instalações da  Frutóbidos  na Vila das Rainhas, onde fomos recebidos pela Sra  Eng.ª Ângela, responsável pela qualidade da produção, e que de forma tão comunicativa nos levou por todo o processo da produção do licor de ginja, desde a colheita até à obtenção do saboroso e famoso néctar da região de Óbidos.
Encerramos a caminhada com umas bolachas muito saborosas e o respetivo chá (infusão) obtido pelas folhas e pés que acompanham o fruto depois de secas e tratadas.

Com isto encerramos mais uma bela jornada e desejos de continuar com mais momentos idênticos. 

Gilberto Santos

2 comentários:

Maria do Céu disse...

Caminhada muito agradável, fácil, com o dia a prometer chuva, mas sem dramas.
Bom almoço e ótima visita à ginginha. E já sabemos nada de copinho de chocolate para disfarçar a verdadeira ginginha. Obrigada Teresa e Gilberto.

Teresa Santos disse...

Foi um prazer, e se ainda por cima conseguimos agradar, esse é o melhor prémio. Beijinhos