domingo, 2 de junho de 2024

* * * * Reportagem 18.ª Caminhada da Época 2023/2024 * * * * _______________"Entre o Rio e a Lezíria"_____________ * * * * * * * * Benavente / Samora Correia, 29 de Maio * * * * * * *

 




Álbuns de Fotos:
Data do encontro: 29/5/2024
Lugar do encontro: Benavente / Samora Correia
Percurso: Entre o rio e a lezíria
Distância: 9,6 Kms
Caminhantes: (29): Ana Leão, Ana Bela Fernandes, Angelina Martins, António Dores Alves, António Bernardino, António Palma, António Pedro, Carlos Evangelista, Carmen Firme, Céu Esteves, Céu Fialho, Cristina Umbelino, Estela Garcia, Gilberto Santos, Guilherme Sousa, José Luís Iglésias, José Maria Alberto, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Luísa Gonçalves, Manuel Garcia, Margarida Lopes, Maria da Luz Fialho. Octávio Firme, Rogério Matias, Rosário Mendes, Socorro Amaral, Teresa Santos, Vitor Gonçalves.
Só ao almoço: (2): Luís Martins, Manuel Pedro
Organização: Manas Fialho
Almoço: Restaurante “Chico do Porto”, Porto Alto
Lanche: Bar “Cão Raposo”, Samora Correia
Visita cultural: Palácio do Infantado / Igreja Matriz de Nossa Senhora da Oliveira
Próxima caminhada: 12/6/2024 (Organiza: Raul Almeida) 
Reportagem:  
A concentração no Largo do Calvário foi fácil e rápida.  Apenas uma santa alma se tresmalhou, logo prontamente recolhida pelo pastor Vítor.

Tirada a fotografia da praxe, junto ao cruzeiro, pusemo-nos a caminhar.

Era um percurso fácil, de índice OF 0, que permitiu uma passada relativamente rápida.

Depois de ladear algumas zonas húmidas, o trilho assentou definitivamente arraiais ao lado do canal do Sorraia, o que refrescava algum tanto o calor que já se fazia sentir.

A paragem técnica para reabastecimento fez-se junto a uma pequena ponte que atravessa precisamente o referido canal. As condições não eram as melhores, nomeadamente pela ausência de sombras, mas, na ausência de alternativas, teve que ser. E foi mesmo aí no “alto (!) da ponte que se cantaram os parabéns à nossa Angelina Jolie. 😊

Passámos assim ao troço "seco" do percurso, no fim do qual tinha início a parte urbana do trajecto.

Dada a ausência de sombras e os quilómetros já acumulados, vários membros do grupo recorreram, neste sítio, ao incansável carro vassoura.

Quantos aos resistentes, foi fazer das tripas coração, beber muita água e esperar ansiosamente que o Largo do Calvário aparecesse de novo entre o casario branco

O almoço foi no Chico do Porto", animado e bem regado, a contento da generalidade da populaça, tanto quanto pareceu. Ainda por cima enriquecido por uns divinais bombons, oferecidos pela aniversariante.

No final houve um susto com a Carmencita, que se sentiu mal. Afinal, veio a saber-se que foi só uma baixa de tensão. 

O calor continuava a fazer-se sentir com grande intensidade. Terá  sido ele que derreteu os Caminhadeiros que desapareceram?! É que dos 27 inscritos para a parte cultural, só 12 se apresentaram.
 
Mesmo com o quórum reduzido, as técnicas do Departamento de Turismo da Câmara Municipal de Benavente levaram-nos numa visita guiada, primeiro ao Palácio do Infantado - onde se encontra actualmente uma exposição sobre a campanha de restauro da Igreja Matriz - e de seguida à referida  Igreja  Matriz de Nossa Senhora da Oliveira.
No fim, ainda nos ofereceram pequenas lembranças da CMB.

Dali ao "Cão Raposo", onde iria ser servido o chá, eram só meia dúzia de passos.
Instalámo-nos na salinha reservada só para nós, esquecemos as dietas e ali ficámos guloseando e convivendo enquanto houve disponibilidade. 

Dia 12 há mais.


Céu e Luz

2 comentários:

Maria do Céu disse...

Obrigada às manas pela caminhada e companhia. Almoço muito bom e lanhe também. E foi uma surpresa a visita à igreja. Só faltou saber que havia tantos caracóis no caminho, pois tínhamos apanhado uma bela caracolada.

Cristina Umbelino disse...

Obrigada Luz e Céu, muito bem organizado.
Grande almoço,visita e lanche.
Estava um dia muito quente,acontece!